TOME POSSE 72

Certa vez li esta frase em um caminhão: “Quem não vive pra servir, não serve pra viver.” Frase sábia! Num mundo em que as pessoas pensam mais em si do que nos outros, esse ensinamento veio a calhar.

Prestando atenção ao verbo SERVIR, descobrimos que ele é constituído de dois outros verbos: SER e VIR. Daí, deduzimos: QUEM É MAS NÃO VEM, NÃO SERTVE; QUEM VEM MAS NÃO É, TAMBÉM NÃO SERVE. Tem que ser e vir.

Antigamente a solidariedade era muito mais frequente e sem restrições. Hoje a SO-LITARIEDADE afogou o sentimento de partilha e ajuda a tal ponto, que quase se tornou a regra geral, e não a exceção.

Esquecemos facilmente que é dividindo que se multiplica. Jesus provou esta teoria na multiplicação dos pães. Não que eu esteja dizendo que não houve um milagre, mas que nós podemos realizar esse milagre partilhando o pouco que temos. Não somente o material, mas o que trazemos e carregamos em nosso coração.

Maria não esperou que a sua parenta pedisse ajuda. Ela que estava no sexto mês de gestação e tinha idade avançada. Bastou receber a notícia através de Gabriel, “dirigiu-se às pressas a uma cidade da Judéia”, simplesmente com a finalidade de levar a sua ajuda a quem necessitava. E quando saímos de nós e vamos em busca do outro, tudo se transforma, tudo é alegria, tudo é exultação. É nesse instante que o Espírito Santo se derrama sobre nós e nos impulsiona para que louvemos e glorifiquemos ao Senhor, que nos fez sair de nós mesmos para SER e VIR.

No encontro entre Isabel, a mãe do precursor e Maria, a mãe do Salvador, o cântico de louvor e agradecimento explode nos lábios da Virgem Maria: “A minha alma engrandece o Senhor, exulta o meu espírito em Deus meu salvador, porque pôs os olhos na humildade de sua serva, e doravante todas as gerações me proclamarão bem-aventurada, porque fez em mim maravilhas aquele que é poderoso e cujo nome é santo.”

Maria é a mestra do silêncio, da disponibilidade e do serviço. Que possamos aprender com ela esses valores passados a Jesus de maneira tão significativa para que se tornasse Mestre e Senhor de nossas vidas. E a cada dia possamos repetir com a Mãe: “O Senhor faz em mim maravilhas.” TOME POSSE!

ALMacêdo

31/05/2012

Antonio Luiz Macêdo
Enviado por Antonio Luiz Macêdo em 31/05/2012
Código do texto: T3697296
Classificação de conteúdo: seguro