TOME POSSE 69
Os apegos são a bússola que norteia a vida das pessoas em nossos dias. Apega-se a tudo. Uma xícara, um copo, um talher, um prato, uma casa, um carro, um emprego, um animal, uma pessoa, são alguns dos apegos mais frequentes, sem falar no maior de todos que é o dinheiro.
Na maioria das vezes sem que saibamos ou mesmo tenhamos consciência disso, os apegos têm o poder, a capacidade de nos tornar seres egoístas e egocêntricos, cujo direcionamento do olhar é somente para nós mesmos. Sabe por quê? Eles nos cegam em relação às necessidades do próximo, e nos tornam surdos aos apelos dos irmãos que clamam por ajuda.
Certa vez Jesus disse: “Se alguém quer vir após mim, renuncie-se a si mesmo, tome a sua cruz e siga-me.” E esta ordem das ações colocada por Ele tem uma razão de ser. É muito mais fácil tomar a cruz de cada dia do que renunciarmos a nós mesmos e à nossa vontade.
Os apegos constituem-se no tormento de almas e corações que chegaram a tal ponto de se sentirem derrotados diante desse mal que não sabem o que fazer.
Foi dessa forma que um jovem aproximou-se de Jesus indagando o que deveria fazer para possuir a vida eterna. E aqui ele usou o verbo possuir porque era tão rico que pensava poder comprar a Salvação. Jesus o olhou com muito amor e compaixão e deu o recado. Recado duro e direto para quem era muito rico. “Só uma coisa te falta: vai, vende tudo o que tens e dá aos pobres, e terás um tesouro no céu.
Depois vem e segue-me!” Era demais para ele. Os seus apegos chegaram a tal nível que não poderia suportar as palavras do Mestre. “E ele foi embora muito triste porque era possuidor de muitos bens.”
Quais são os seus apegos? De que ou de quem você não consegue desvencilhar-se? Para seguir Jesus é necessário “amar a Deus sobre todas as coisas”. Se você ama mais as coisas do que a Deus, de que maneira pensa em seguir Jesus e ganhar a Salvação? Desapegue-se primeiro de você! É o mais difícil. Diria até: é quase impossível. Mas o nosso Deus é o Deus do impossível. Se os desapegos são impossíveis de deixar, deixe-os dentro do Coração de Jesus. É ali que reside a fonte de todos os desapegos dos quais, você e nós, necessitamos de libertação. É uma luta sem medidas. Mas é somente perdendo que se ganha a vida eterna. TOME POSSE!
ALMacêdo
28/05/2012