A luta contra Ai

"Então disse o Senhor a Josué: Não temas, e não te espantes; toma contigo toda a gente de guerra , e levanta-te sobe a Ai. Olha que te tenho dado na tua mão o rei de Ai, e o seu povo, e a sua cidade, e a sua terra" (JS 8:1).

Irmãos, particularmente, essa é uma das passagens bíblicas que eu acho mais linda.

Josué era um servo de Deus, um homem reto de coração. Ele e o povo de guerra sempre ganhavam as batalhas. Porém, perderam uma batalha contra o povo da cidade de Ai. E o motivo dessa derrota foi a desobediência a Deus. Acã, um dos homens de Josué, levou de Ai uma capa babilônica, duzentos ciclos de prata, uma cunha de ouro do peso de cincoenta ciclos (cap 7 v.21) e escondeu em sua tenda.

Josué orou e o Senhor revelou o motivo da derrota, ordenando que o exército fosse santificado e voltasse para lutar novamente com Ai e, no versículo que abre esta mensagem, diz que Josué não precisa ter medo, por que Deus já entregou o rei em suas mãos.

Irmãos, vale aqui duas reflexões. A primeira é: estamos servindo ao Senhor? Estamos sendo fieis? Estamos sendo obedientes?

Nós, como seres humanos, infelizmente, cometemos erros. Porém, em Daniel, é dito: "Não temas, Daniel, por que desde o primeiro dia, em que aplicaste o teu coração a compreender e a humilhar-te perante o teu Deus, são ouvidas as tuas palavras, e eu vim por causa de tuas palavras" (DN 10:12). Mesmo errando, nos arrependemos e LUTAMOS verdadeiramente para mudar? Se a resposta é sim, Deus nos ouve, nos perdoa e não temos motivo para medo. O exército estava em pecado. Porém, o Senhor repreendeu, o exército tirou a mancha e eles saíram vitoriosos da nova batalha. Quando aplicamos nosso coração em servir ao Senhor e a "colocar nossa casa em ordem", ou seja, mudar efetivamente, a bênção começa a chegar.

Outro ponto: quantas vezes nos apavoramos, nos preocupamos frente a uma situação onde o Senhor já nos deu vitória?

Irmãos, muitas vezes sofremos por antecipação, ficamos aflito, etc. Porém, a Palavra diz que em tudo somos mais que vencedores (RM 8:37). Para que nosso desespero se Deus já nos deu a vitória? Muitas vezes passamos por uma ituação de maneira tão penosa por pura ansiedade, pois não sabemos o dia de amanhã e pode ser que justo o amanhã seja o dia da nossa vitória!

Procuremos nos santificar e crer com o coração sincero, calmo e confiante.

Paz a todos.

Caahzita
Enviado por Caahzita em 27/05/2012
Código do texto: T3690153