TOME POSSE 68
O amor necessita ser manifestado tanto em palavras quanto em gestos. Os cinco órgãos dos sentidos que nos foram dados como presentes de Deus são as vias de acesso para que se realize também esse tipo de comunicação. Enfatizarei apenas dois.
Um olhar de ternura transforma momentos de tensões em momentos de paz. Aliás, o poder que o olhar exerce (em todos os aspectos) é indescritível. Ele é capaz de penetrar a alma do outro e vislumbrar os seus sentimentos.
Parar para ouvir as dificuldades de quem está sofrendo é manifestação de amor. As palavras de um desabafo quando são ouvidas com atenção e respeito aliviam o peso da carga do coração. Ouvir sem censura, mas revestido de misericórdia.
Quando se perde a capacidade de dizer “eu te amo” ou mesmo “você é muito importante para mim”, é um sinal terrível da mesmice de todo dia. Vai-se perdendo o ânimo, o entusiasmo, até que...
Pedro havia negado Jesus três vezes. O sentimento de culpa e a falta de perdão a si mesmo ainda esmagavam o coração do primeiro papa. Após a Ressurreição e durante uma refeição à luz de uma pequena fogueira (lembrando a fogueira da casa do sumo sacerdote), Jesus pergunta por três vezes a Pedro: “Simão, filho de João, tu me amas?” as três negações somente poderiam ser curadas com três afirmações, sendo que a última foi determinante: “Senhor, tu sabes tudo; tu sabes que eu te amo.”
Jesus sabia das fraquezas de Pedro. Temperamento difícil, reações inesperadas, fé vacilante... Mas o amor precisa ouvir que é amado, precisa ouvir “eu te amo.” E não somente uma vez, porém várias vezes ao dia. Essa simples declaração repetida quase que a cada instante durante os primeiros anos do casamento, no decorrer do tempo vai diminuindo, diminuindo, diminuindo... Até que os dois se calam. Esqueceram o amor, esqueceram de como se conjuga o verbo amar. Palavras simples, pequenos gestos.
Jesus fez questão de ouvir da boca de Pedro essa declaração. Você que há muito tempo não diz para sua mulher, nem você para o seu marido, aproveitem esse momento de graça, olhem-se nos olhos e digam um para o outro: “eu te amo.” E o amor renascerá. TOME POSSE!
ALMacêdo
25/05/2012