TOME POSSE 67
Uniformidade e unidade. Duas palavras que parecem ter o mesmo significado. Por isso o seu emprego, algumas vezes se confunde.
Através desse exemplo concreto compreenderemos melhor a uniformidade. Em um colégio os estudantes têm como obrigatoriedade usar o fardamento que idêntica o estabelecimento de ensino.
A unidade tem o significado de união, de congraçamento. Nela não existe a uniformidade por ser constituída de seres únicos.
Jesus não pede ao Pai pela nossa uniformidade, não pede para que sejamos iguais, porém suplica pela unidade que deve haver entre nós. “Pai santo, eu rogo para que todos sejam um como tu Pai, estás em mim e eu em ti, e para que eles estejam em nós, a fim de que o mundo creia que tu me enviaste.” Que sejamos um é o sonho manifesto de Jesus.
E ainda nesse relacionamento profundo com o Pai Jesus lembra aqueles que não creem, e roga por eles também. Enquanto muitas vezes desprezamos essas pessoas que não participam da mesma fé, e nem sequer pedimos a Deus pelas suas conversões, Ele intercede por elas: “Pai Santo, 0eu não te rogo somente por eles, mas também por aqueles que vão crer em mim pela sua palavra.” E aqui há um ensinamento maravilhoso. Nós somos apenas instrumentos, a palavra de Deus é quem realiza. Por isso devemos conhecer essa Palavra transformadora e restauradora de vidas. Conhecimento experiencial, vivencial, através da leitura, meditação, oração e contemplação do texto bíblico, principalmente o Evangelho.
Essa unidade somente será realizada quando nas nossas diferenças aprendamos a olhar na mesma direção; porquanto a unidade não nos faz uniformes, porém nos faz verdadeiros irmãos de Jesus e, por conseguinte, filhos do mesmo Pai que está no céu. TOME POSSE!
ALMacêdo
24/05/2012