TOME POSSE 66
Existem pessoas que carregam pela vida afora a falsa alegria que o mundo oferece: o TER, o PODER e o PRAZER. Palavras “mágicas” e transformadoras! Geralmente transformam para o mal, despertando o egoísmo e a ganância sem fim
O dinheiro, os bens materiais conseguidos são bênçãos que Deus concede através do esforço, do trabalho, da honestidade daqueles que descruzaram os braços e partiram para a luta, sem temor e sem tremor (não me refiro aos que vivem à custa da corrupção, dos roubos e falcatruas). O seu TER foi concedido para ser partilhado com aqueles que não têm.
PODER não se traduz como arrogância, prepotência, autossuficiência, mas como capacidade de realização da justiça: servindo sem buscar ser servido.
O PRAZER se caracteriza pela satisfação exagerada e incontrolável do que o ter e o poder oferece. Denuncia – de certa forma – as extravagâncias desnecessárias que conduzem à ostentação e às frivolidades.
São palavras que Jesus tão bem definiu como “a alegria deste mundo”. Mundo que passa e pelo qual também passamos.
Dando continuidade à sua oração de intercessão ao Pai por você e por mim, Jesus faz uma petição simples e reveladora: “Agora, eu vou para junto de ti, e digo estas coisas, estando ainda no mundo,
para que eles tenham em si a minha alegria plenamente realizada.” Um pequeno e extraordinário segredo: a plenitude da alegria já pode ser vivenciada nesse mundo quando se tem JESUS. Por quê? A sua presença sugere a alegria que nunca passa e é fruto do Espírito Santo. Ele direciona para uma ação renovadora das “alegrias efêmeras” desse mundo, por maio da sua Criatividade infinita. E o TER deixa a alegria da partilha; o PODER deixa a alegria de servir; e o PRAZER deixa a alegria de evangelizar. É a alegria plena que se experimenta aqui na terra. TER para PARTILHAR. PODER para SERVIR. PRAZER para EVANGELIZAR. “Há mais alegria em dar do que em receber” – diz Jesus. Traduzo em outras palavras: há mais alegria em sair de si do que alicerçar-se no egocentrismo. TOME POSSE!
ALMacêdo
23/05/2012