TOME POSSE 64
Em nossas dificuldades diárias, duas perguntas afloram constantemente aos nossos lábios: “Por quê?” e “Para quê?” Indagações que são feitas e que se quer uma solução a qualquer custo.
Você conhece alguém que não passa por provações na vida? Não existe. Algumas atravessam vales escuros de maiores extensões, outras de menores extensões, mas no final, todas possuem os seus vales escuros. O o que devemos crer é que nessa travessia nunca estamos sozinhos. É essa confiança do salmista no Senhor contida no Salmo 22: “Ainda que eu atravesse o vale escuro estás comigo.”
Essa é a atitude que dever ser tomada por cada um de nós que nos dizemos cristãos; e não, ficar remoendo na cabeça e no coração as duas indagações do início. O “por quê” traduz uma causalidade; enquanto o “para quê” confere uma consequência àquele fato. A verdade é que temos apenas o conhecimento do fato, e nada mais. As respostas estão com o Onisciente.
Jesus hoje traz dois consolos para aliviar os corações desesperançados. No primeiro deles após anunciar aos apóstolos que seria abandonado por eles, ele diz: “Mas eu não estou só; o Pai está comigo.” Jesus não nos deixa sós. É durante as dificuldades da vida que ele permanece mais próximo de nós. “Eis que estou convosco todos os dias, até o fim dos tempos.”
O segundo consolo vem acompanhado de uma certeza da qual não conseguiremos fugir: “No mundo, tereis tribulações. Mas, tende coragem! Eu venci o mundo! '” Porém, a promessa que ele deixa para nós está revestida da vitória. Seremos vencedores. Não sairemos dessa tribulação pela qual estamos passando de cabeça baixa, derrotados, apáticos, sem a energia da esperança. Atravessamos o vale escuro e saímos vencedores porque o Senhor estava, está, e estará sempre conosco. Embora todos nos abandonem ao nosso próprio destino, Jesus sempre cuida de nós.
Pergunto então: “Por que saber o ‘para quê’ ou para que saber o ‘por quê?’ O qu nos deve interessar intensamente nesses momentos em que o mundo parece ruir são as palavras que o Pai proferiu a Josué: “Sê firme e corajoso. Tem ânimo. Não te afastes da lei que Moisés, meu servo, te prescreveu. Não te afastes dela nem para a direita nem para a esquerda, para que sejas feliz em todas as tuas empresas. Isto é uma ordem: sê firme e corajoso. Não te atemorizes, não tenhas medo, porque o Senhor está contigo em qualquer parte para onde fores.” TOME POSSE!
ALMacêdo
21/05/2012