TOME POSSE 54

Vivemos sobressaltados durante as vinte e quatro horas do dia. É a marca dramática do terceiro milênio. Marca essa traduzida pela exacerbação da violência que explode nos quatro cantos da terra, deixando rastros de insegurança, medo, transtornos psicológicos, e o que é pior: deixando-nos acorrentados aos nossos sentimentos e emoções. Violência que se alastra como fogo em palha dizimando vidas, apregoando o terror e exterminando dos corações a quietude e a paz.

Basta acompanhar os meios de comunicação social. Entre 98 e 99% das notícias veiculadas, relacionam-se com mortes trágicas, assaltos, estupros, roubos, latrocínios, pedofilia, e tantas e tantas outras. A insegurança tornou-se “a marca registrada” dos nossos tempos. Nem dentro de nossas próprias casas estamos inteiramente seguros. É deprimente, é triste, é humilhante para nós – cidadãos de bem – estamos prisioneiros, enquanto os marginais encontram-se livres e soltos pelas ruas.

Parece-nos pelo contexto, que o tempo de Jesus deve ter sido marcado por esse tipo de coisa, já que o domínio romano sustentava-se a qualquer custo na opressão do povo judeu. Pelas palavras de Jesus entendemos também a insegurança e o medo que tomavam conta daqueles corações feridos e marcados por uma hegemonia estranha, de um povo estranho, que os governava com mão de ferro. a manifestação desse estado de coisas revela-se nas palavras do Senhor: “Deixo-vos a paz, a minha paz vos dou.” Deduzimos a insegurança e a inquietude pela qual passava aquele povo! Ele necessitava de paz para poder reequilibrar a vida, os sentimentos, as emoções. Uma paz que lhe oferecesse a quietude necessária e querida e sonhada há tanto tempo. Porém essa paz que Jesus deixava para eles estava carente de uma complementação. Porque a paz não é ausência de conflitos, guerras, provações. Ela se mostra mesmo nessas situações através das nossas atitudes. E por isso Jesus trata logo de complementar suas palavras: “Deixo-vos a paz, a minha paz vos dou; mas não a dou como o mundo. Não se perturbe nem se intimide o vosso coração.”

A paz que Jesus traz para cada um de nós hoje é uma paz diferente. Uma paz que mesmo em meio às atrocidades do mundo é capaz de intimidar o nosso coração. Aqui está mais uma vez o exercício da fé e da esperança. São palavras de Jesus, não são minhas. A sua fidelidade é para sempre. Aprendamos no entanto, um segredo bem simples e fácil de entender: Jesus nos deixa a paz, mas não nos deixa em paz. TOME POSSE!

ALMacêdo

08/05/2012

Antonio Luiz Macêdo
Enviado por Antonio Luiz Macêdo em 08/05/2012
Código do texto: T3655842
Classificação de conteúdo: seguro