REFLITA E... TOME POSSE 43

Na dinamicidade da vida as ordens adquirem um lugar preponderante. Fazem parte inerente ao ser humano. Dar ordens e recebê-las constitui-se “no toma lá dá cá” da existência.

Parece uma cadeia sem fim. Pais dão ordens aos filhos; chefes dão ordens aos seus empregados; maridos dão ordens; esposas ordenam... E assim vai. As ordens nada mais são do que a manifestação de um desejo a ser realizado; desejo esse revestido de prudência, ou tomados das vestes da insensatez. A certeza de que a nossa ordem será cumprida traz-nos grande satisfação e realização como pessoa.

Na sua humanidade, Jesus também deixou-se envolver pela dinâmica das ordens. A grande diferença entre aquelas proferidas por um simples ser humano, e as proferidas pelo Homem Deus, reside no fato de que suas ordens eram utilizadas no modo imperativo: “Ide; vinde; faça-se; tomai; comei...” Ordens inequívocas que apontavam para uma obediência irrestrita e imediata.

Somos cristãos. Quando Jesus diz “ide”, é a fim de que esse desejo que brota do seu coração seja cumprido, obedecido à risca. “Ide pelo mundo...” Não significa dizer que agora nós deixaremos nossa casa, nossa família, o trabalho, os amigos, e partiremos mundo afora. “Ide pelo mundo e anunciai o Evangelho a toda criatura.” Cumprir essa ordem ao pé da letra é ter Jesus como um demente, um tolo, que não sabe o que está ordenando. Por conseguinte, se ele ordena, suas palavras devem e podem ser cumpridas. O seu MUNDO é o seu lar; o seu trabalho; suas relações de amizade. É aí que você deve anunciar a Boa Nova. Existe um mundo maior e mais querido por Deus do que a sua família? Pai, mãe e filhos constituem um mundo maravilhoso. Edificando a sua casa sobre a Rocha da Palavra de Deus, você está testemunhando ao mundo – não somente com palavras, mas, sobretudo, com gestos e atitudes – o Evangelho ensinado por Jesus de Nazaré.

É hora de começar! O tempo urge e o mundo necessita da evangelização. Sendo cristãos não poderemos jamais fugir do apelo de Jesus; não poderemos fechar os ouvidos à sua voz. A sua ordem é uma ordem. E ordem imperativa: “Ide.” Descruzemos os braços. Deixemo-nos evangelizar pela Palavra de Deus, pelos Documentos da Igreja e pelo seu Magistério, para que nos tornemos os evangelizadores que Deus quer. TOME POSSE!

ALMacêdo

25/04/2012

Antonio Luiz Macêdo
Enviado por Antonio Luiz Macêdo em 25/04/2012
Código do texto: T3631883
Classificação de conteúdo: seguro