REFLITA E... TOME POSSE 40

Quem de nós encontra-se imunizado contra as intempéries e os ventos contrários que a vida nos apresenta? Muitas são as ventanias da inquietude; inúmeros são os furacões da ansiedade; quantos tornados de angústia; e quantas vezes os tsunamis da desesperança e dos medos invadem o nosso coração. Essas reações traduzem a fragilidade e a impotência do ser humano diante da trajetória da vida.

Essa instabilidade que pesa sobre nós é fruto de escolhas mal sucedidas e visão egocêntrica da caminhada.

Era já noite quando Jesus despediu os discípulos e subiu ao monte. A escuridão intensa dificultaria a ação daqueles homens na condução do barco pelo mar da Galiléia até a cidade de Cafarnaum. Por qual motivo não esperaram a luz da manhã a fim de empreenderem a travessia? Por certo estavam cônscios dos perigos que poderiam enfrentar. Eram comuns naquela época do ano as tempestades. De certa forma tinham a intenção de chegar ao outro lado da margem o mais depressa possível. Por isso, não tinham tempo a perder.

O barco balançava de um lado para o outro. As ondas agitavam-se continuamente. O trabalho era redobrado e incontido, mas não tinham forças para conter a força da natureza. O medo apoderara-se dos seus corações. Suas almas inquietavam-se. De onde viria o socorro em meio à escuridão que os rodeava? Cansados e exaustos, pouco a pouco, entregavam-se à fúria do mar. Vencidos pela força da natureza, nada mais restava fazer.

De repente, sem que esperassem, a esperança renasce e a fé ressurge em seus corações, trazendo um ânimo novo e uma nova vontade de lutar e vencer. Em meio àquela tempestade que os tragava, Jesus se aproxima lentamente andando sobre as águas. O medo se apodera novamente de cada um deles, até que ouvem uma voz: “Sou eu. Não tenhais medo.” Naquele instante o barco chegou à outra margem.

Há uma lição maravilhosa para nós hoje. Quando tudo parecer insolucionável; quando a desesperança aninhar-se em sua alma; quando a confiança der lugar à descrença, e a luta parecer sem sentido; quando tudo estiver perdido pra você, mesmo assim não se desespere. Há um Alguém que se aproxima lentamente, põe-se ao seu lado, e fala ao seu coração: “Não tenhais medo. Sou eu.” O furacão amainará; a tempestade cessará; o tornado se extinguirá; e o tsunami desaparecerá. É o tempo da calmaria. É o tempo de Jesus. TOME POSSE!

ALMacêdo

21/04/2012

Antonio Luiz Macêdo
Enviado por Antonio Luiz Macêdo em 21/04/2012
Código do texto: T3624722
Classificação de conteúdo: seguro