REFLITA E... TOME POSSE 33
A nossa humanidade clama pelos valores do mundo. Mesmo estando num processo de conversão que nos surpreende e causa admiração a todos quantos fazem parte de nossa vida - quando Jesus é o Referencial do caminho – palpita em nosso coração o desejo de voltar à vida velha do consumismo, da arrogância, do desamor, do orgulho, da vaidade... E de repente o Referencial passa a ser simplesmente um referencial escondido em algum lugar escuro da memória.
Assim acontece com cada um de nós hoje, assim aconteceu com os apóstolos. Três anos de convivência diária com o Mestre parecem não ter sido suficientes para que a fé fosse fortalecida e inabalável, através dos milagres presenciados e dos prodígios realizados pelo Senhor. E mesmo após a ressurreição, os apelos do mundo foram mais fortes. A vida velha latejava no coração do velho Pedro: “Eu vou pescar.” Os que estavam com ele o seguiram. Em vez de ‘pescadores de homens’, voltavam a ser pescadores de peixes. Essa atitude os satisfazia, mas não preenchia o vazio dos seus corações.
É nesse momento que surge Jesus na vida deles e na sua vida também. Passaram a noite inteira trabalhando, e não haviam pescado nenhum peixe. Tristes, frustrados e abatidos pelo cansaço de uma noite desprovida de frutos, preparam-se para sair do mar. “Lançai a rede à direita da barca!” - gritou Jesus. E as redes quase se rompiam com a enorme quantidade de peixes.
Não deixe que o exemplo dos apóstolos impulsione a sua alma. A vida velha passou por você, mas não pode nem deve permanecer no seu coração. Sua conversão é muito mais importante porquanto produz frutos amadurecidos de santidade. Agora é a Vida Nova o seu referencial. Vida Nova que dever ser cuidada, regada, adubada com a oração, a confissão e a Eucaristia. É daí que emana toda a força necessária para perseverarmos na caminhada que nos leva até Jesus, cujas palavras nos servem de lenitivo, e nos incentivam a seguir em frente, sem olhar para trás. “No mundo havereis de ter aflições. Mas coragem! Eu venci o mundo.” TOME POSSE
ALMacêdo
13/04/2012