REFLITA E... TOME POSSE 20

REFLITA E...

Os seres humanos – criados à imagem e semelhança de Deus – ainda conseguem viver o maior de todos os contrastes espirituais. Mesmo amados, escolhidos e eleitos pelo Criador desde antes de todas as coisas existirem, são portadores de agentes contraditórios causadores da morte e da vida da alma.

O primeiro deles é a VAIDADE. O desejo de aparecer, de mostrar-se, de demonstrar ser o melhor perante as outras pessoas. O vaidoso sempre faz questão de dizer quem é, o que é, e o que tem. Sua alma alimenta-se de elogios constantes; e se assim não sucede, entra num processo de inanição profundo. A vaidade vai corroendo o seu coração como o cupim destrói a madeira, chegando ao ponto dele enxergar apenas a si mesmo. “Vaidade das vaidades... Tudo é vaidade.” – diz-nos o escritor do livro bíblico de Eclesiastes.

O segundo agente é a HUMILDADE – antagônico do primeiro. Esta palavra vem de “húmus.” Quando queremos que a roseira que cultivamos desenvolva e desabroche de maneira rápida, adubamos a terra do jarro. Se também desejamos crescer espiritualmente, trazendo vida à nossa alma, não existe outro adubo substitutivo. A humildade nos dá o reconhecimento de que somo tudo, e temos nada. Somos tudo porquanto somos filhos de Deus; temos nada porque tudo é do Pai.

Do “modus operandi” desses dois agentes contraditórios, e comparando-os com duas escadas, chegamos a duas conclusões: a escada da vaidade você sobe, subindo. Enquanto que a escada da humildade você sobe, descendo. TOME POSSE!

ALMacêdo

Antonio Luiz Macêdo
Enviado por Antonio Luiz Macêdo em 17/03/2012
Código do texto: T3559145
Classificação de conteúdo: seguro