FALANDO SOBRE O SALMO Nº 19

FALANDO SOBRE O SALMO 19

As Obras Admiráveis Do Criador

É nos altos céus, que o homem pode admirar essa obra grandiosa e perfeita, do Criador. Deus não criou um ser para andar de cabeça baixa e curvada, olhando os pés que o deslocam. Deus quer que o homem contemple os céus, que são parte do Universo, obra e criação de Deus, pois é ali que irão morar aqueles que aceitarem a Salvação gratuita, que Deus oferece a todos os humanos, desde que estes reconheçam que são pecadores e se arrependam de seus pecados, aceitando a Jesus Cristo como seu único e suficiente Salvador. Jesus o Filho de Deus, está presente com o Pai desde a formação do mundo.

Então como diz o salmista neste Salmo 19, um dia nos é anunciado pelo nascer do Sol, que pouco a pouco vai atingindo o seu máximo esplendor, descrevendo um arco nos céus desde uma extremidade até outra extremidade, onde parece mergulhar nas águas do mar. Se este astro ou luminar, que dizem os entendidos ser uma estrela de sexta grandeza, não existisse, nada nem ninguém poderia viver neste planeta. Esta estrela que Deus nos concedeu ao formar u mundo, Quando Deus disse apareça a luz, então ela apareceu e gravita no sítio certo, nem mais próximo, porque se assim fosse, morreríamos de calor, nem mais afastado, porque o frio nos congelaria os corpos mortais, é por excelência a nossa luz natural, fonte de calor normalizado que fecunda a terra e dá vida a todos, desde os vegetais, aos animais, desencadeando uma série de fenómenos

Para que possa existir vida neste planeta chamado Terra. Mas há outros luminares aparentemente mais pequenos mas por vezes muito maiores e um deles que preside à noite a chamada Lua, embora mais pequeno, que tanto inspira poetas e trovadores, tendo sido visitada já pelo homem, e milhões de Estrelas, que nos servem de orientação, embora hoje o homem mercê de inteligência, tenha descoberto aparelhos, para se orientar nas rotas de navegação nos mares e nos ares.

O autor do Salmo diz; que ninguém ouve as suas vozes nem suas falas, mas falam bem alto, e mostram a pequenez do homem simples mortal. As suas vozes são ouvidas até ao infinito, simbolicamente, o Criador pôs uma tenda para o Sol, mas ele não dorme, nem descansa, pois se assim fosse, passados minutos todos estriamos transformados em pedras de gelo. O Sol faz o seu percurso não é o Sol que faz mas sim a Terra é que vai descrevendo a sua orbita em torno do astro Rei. O salmista diz, que faz o seu percurso, sai da sua tenda correndo pela abóbada celeste, comparado a um noivo, que sai do seu leito conjugal, glorioso derramando luz, calor e alegria a todos os seres viventes, ninguém se pode furtar ao seu efeito benéfico. Isto acontece quer os homens queiram e acreditem ou não, são leis que Deus nos deu, e Suas leis são perfeitas, se algum homem discordar, então que se apresente e faça mais perfeito.

O testemunho do Senhor é fiel, é verdadeiro, e dá sabedoria aos simples e não aos que se julgam sábios. As regras do Senhor, são perfeitas, justas, dando alegria a quem as cumpre. Alegram o coração, porque os seus mandamentos são íntegros, dando luz para conduta do ser humano.

O Criador é benévolo, e permanece para a eternidade

Os juízos do Senhor, tanto são verdadeiros e justos, sendo mais importantes que o ouro, mais desejáveis que o ouro mais puro, tendo mais doçura que o mel extraído dos favos.

Também pelas ordenações de Deus, o teu servo é aperfeiçoado e terá grande recompensa, se os observar e guardar. Mas quem pode entender os erros que comete, durante a sua vida, sim quem os reconhece! Por isso, limpa-me Senhor, dos que estão esquecidos. Do orgulho e da altivez guarda o teu servo, para que ela não tome conta da minha personalidade. Então ficarei isento da transgressão. Que sejam suaves as minhas palavras que eu fale e a meditação que eu faça perante a tua face Senhor, Porque és a minha Rocha e o meu Libertador

Estudo feito sobre o Salmo Nº 19

Que Deus Abençoe ricamente quem o ler e nele meditar

José Manuel Rodrigues 28/11/2011

Galeano
Enviado por Galeano em 29/11/2011
Código do texto: T3363677
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2011. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.