A mais antiga das profissões

Republicação de mensagem escrita em 2008, no auge do assunto mencionado.

Repercutiu internacionalmente a renúncia de Eliot Spitzer, governador do estado de Nova Iorque, depois do comprovado envolvimento com a prostituição. Tanto que no Emperor’s Club, (uma casa de prostituição) ele era conhecido como o cliente n° 9.

O que salta à vista, é que era um homem austero, combatente eficaz de toda sorte de corrupção. Uma vez flagrado, tentou divorciar as ações de um homem, de suas idéias. Ora, isso só é possível, se a meta for explicar o que é hipocrisia!

Cabe considerar também o dito de setores da mídia, segundo os quais, ele foi traído pela “mais antiga das profissões”, referindo-se à prostituição.

Segundo a revelação bíblica, Abel e Caim foram, respectivamente, pastor de ovelhas e agricultor; de Adão, veremos depois. O prisma evolucionista, nem quero apreciar, pois, se tudo acontece mercê do acaso, e muitos desaparecem por mera seleção natural, já não há valores morais a considerar, e nem mesmo a renúncia do governador se justificaria…

Quanto a ser a prostituição uma profissão, há controvérsias também. Uma vez que profissão atenta para um ofício professo, aceito por todos, por ter sua parcela de contribuição social.

E a prostituição, em muitos casos, se oculta sob eufemismos, como acompanhantes, garotas de programa, etc. pra não professar abertamente algo imoral. Antes, tem a ver com vício, que é a repetição contumaz de atos deletérios, física, psíquica, ou espiritualmente; não mais.

O fato de muitos se envolverem com a “profissão” não a legitima; antes, desqualifica aos envolvidos. O governador Eliot, que o diga! Acaso, ladrões e traficantes são profissionais, porque muitos se envolvem com eles? Não os chamamos marginais, por viverem à margem dos valores sociais?

Perante Deus, ao menos, não existem coisas boas pra se fazer em oculto e condenar em público; senão, Ele não teria prometido: “Conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará” (Jo 8; 32) E até no caminho espiritual, e possível se prostituir; basta trocar o Deus vivo por uma imagem ou outra fé qualquer; é só ver, sobretudo o livro de Oséias.

Na verdade, a mais antiga profissão da terra é a de governador, porque que para ela, Adão foi “eleito” com sua primeira-dama. “Enchei a terra, sujeitai-a; e dominai…” (Gen 1; 28) Só que também ele foi flagrado freqüentando o “Snake’s Club”, na verdade, o cliente n° 2, uma vez que Eva o precedera na prostituição espiritual.

Mas Adão não renunciou, porque não havia uma multidão vendo, “apenas” UM. Esse, porém, o depôs imediatamente.

No caso de Nova Iorque, um homem cego assumiu, era o vice. Quanto à Adão, perdeu seu posto pra um usurpador cego, imoral e profano. O tal reinou até o pleito da Cruz, onde levou uma “lavada nas urnas”, da justiça de Deus.

Desde então, só governa sobre a ignorância dos que não sabem de sua derrota, ou optam não participar da vitória de Cristo. Por isso o “governador” deposto labora tanto: escandalizar, ridicularizar sua própria derrota. “Mas, se ainda o evangelho está encoberto, para os que se perdem, está encoberto. Nos quais o deus deste século cegou o entendimento dos incrédulos, para que não lhes resplandeça a luz do evangelho da glória de Cristo, que é a imagem de Deus.” (II Cor 4; 3 e 4)

Então, fora toda sorte de hipocrisia, e “profissões” que se nutrem de vícios! Embora aos errados de espírito, sempre faculte-se o arrependimento.

Viva a vitória de Cristo, o Senhor! Seja proclamado entre as nações que Ele, é o Governante Supremo do universo! “É me dado todo o poder nos céus e na terra. Portanto ide, ensinai todas as nações batizando-as em nome do Pai do Filho e do Espírito Santo.” (Mat 28 18 e 19)

E esse governador não sucumbe tampouco dissocia seu caráter de sua palavra, antes, avisa: “As palavras que vos falei são espírito e vida” (Jo 6; 63 )

Leonel Santos
Enviado por Leonel Santos em 23/09/2011
Código do texto: T3236194
Copyright © 2011. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.