LITURGIA DA PALAVRA (Missa do dia 28 agosto 2011
LEITURAS QUE SERÃO PROFERIDAS NO MUNDO TODO NAS CELEBRAÇÕES DAS SANTAS MISSAS NO PRÓXIMO DIA 28/08/2011 FONTE: www.arquidiocesedesaopaulo.org.br
22º DOMINGO DO TEMPO COMUM
Vocação para os
Ministérios e Serviços na Comunidade
Dia Nacional do Catequista
Neste Domingo, a liturgia nos apresenta a Cruz como método de vida e compromisso de fé. Hoje, que é também o Dia Nacional do Catequista, destacamos a vocação para os Ministérios e Serviços na comunidade. Sendo a cruz parte integrante do Mistério pascal, o caminho do cristão é permeado das lutas contra a morte. Mas é, atravessando pela morte que se chega à ressurreição. Por meio da catequese e dos outros ministérios comunitários, a Igreja cumpre o seu papel de ser formadora de discípulos missionários de Jesus Cristo.
LITURGIA DA PALAVRA
Abramos os nossos corações para acolher a mensagem que as leituras de hoje nos trazem, a fim de que possamos ser mais comprometidos com o Mistério Pascal de Jesus.
PRIMEIRA LEITURA (Jr 20,7-9)
Leitura do Livro do Profeta Jeremias
7 Seduziste-me, Senhor, e deixei-me seduzir; foste mais
forte, tiveste mais poder. Tornei-me alvo de irrisão o dia
inteiro, todos zombam de mim.
8 Todas as vezes que falo, levanto a voz, clamando contra
a maldade e invocando calamidades; a palavra do Senhor
tornou-se para mim fonte de vergonha e de chacota o dia
inteiro.
9 Disse comigo: “Não quero mais lembrar-me disso nem
falar mais em nome dele”. Senti, então, dentro de mim
um fogo ardente a penetrar-me o corpo todo: desfaleci,
sem forças para suportar.
- Palavra do Senhor.
T. Graças a Deus.
SALMO RESPONSORIAL 62(63)
(HL3, p. 143-144 - Fx3)
A minha alma tem sede de vós como a terra sedenta, ó meu Deus!
1. Sois vós, ó Senhor, o meu Deus! Desde a aurora ansioso vos busco! A minh’alma tem sede de vós, como a terra sedenta e sem água! Venho, assim, contemplar-vos no templo, para ver vossa glória e poder.
2. Vosso amor vale mais do que a vida: e por isso meus lábios vos louvam. Quero, assim, vos louvar pela vida e elevar para vós minhas mãos! A minh’alma será saciada como em grande banquete de festa.
3. Cantará a alegria em meus lábios, ao cantar para vós meu louvor! Para mim fostes sempre um socorro; de vossas asas à sombra eu exulto! Minha alma se agarra em vós; com poder vossa mão me sustenta.
SEGUNDA LEITURA (Rm 12,1-2)
Leitura da Carta de São Paulo aos Romanos
1 Pela misericórdia de Deus, eu vos exorto, irmãos, a vos
oferecerdes em sacrifício vivo, santo e agradável a Deus:
este é o vosso culto espiritual.
2 Não vos conformeis com o mundo, mas transformai-vos,
renovando vossa maneira de pensar e de julgar,
para que possais distinguir o que é da vontade de
Deus, isto é, o que é bom, o que lhe agrada,
o que é perfeito.
-Palavra do Senhor.
T. Graças a Deus.
ACLAMAÇÃO AO EVANGELHO (Fx 6)
Aleluia, aleluia, aleluia, aleluia. (bis)
Que o Pai do Senhor Jesus Cristo nos dê do saber o espírito, conheçamos, assim, a esperança à qual nos chamou, como herança!
EVANGELHO (Mt 16,21-27)
P. O Senhor esteja convosco.
T. Ele está no meio de nós.
P. Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Mateus.
T. Glória a vós, Senhor.
Naquele tempo,
21 Jesus começou a mostrar a seus discípulos que devia ir
a Jerusalém e sofrer muito da parte dos anciãos, dos
sumos sacerdotes e dos mestres da lei, e que devia ser
morto e ressuscitar no terceiro dia.
22 Então Pedro tomou Jesus à parte e começou a
repreendê-lo, dizendo: “Deus não permita tal coisa,
Senhor! Que isto nunca te aconteça!”
23 Jesus, porém, voltou-se para Pedro e disse: “Vai
para longe, satanás! Tu és para mim uma pedra de
tropeço, porque não pensas as coisas de Deus,
mas sim as coisas dos homens!”
24 Então Jesus disse aos discípulos: “Se alguém quer
me seguir, renuncie a si mesmo, tome a sua cruz
e me siga.
25 Pois quem quiser salvar a sua vida vai perdê-la;
e quem perder a sua vida por causa de mim,
vai encontrá-la.
26 De fato, que adianta ao homem ganhar o mundo
inteiro, mas perder a sua vida? O que poderá alguém
dar em troca de sua vida?
27 Porque o Filho do homem virá na glória do seu Pai,
com os seus anjos, e então retribuirá a cada um de
acordo com a sua conduta”.
- Palavra da Salvação.
T. Glória a vós, Senhor.
COMENTÁRIO
Pedro tem uma presença marcante neste Evangelho. Pedro quer mostrar seu grande amor por Jesus ao tentar livrá-lo do sofrimento. Pedro não quer o sofrimento para si, nem para o Mestre. Assim como todo povo, Pedro também esperava encontrar no Messias um rei poderoso, vencedor e dominador.
O messias de Pedro e do povo, é exatamente o oposto daquele que estava nos Planos de Deus. Jesus estava disposto a cumprir o Plano de Seu Pai, um plano que incluía sofrimento, dor e, até mesmo a sua morte.
No evangelho de hoje Mateus nos fala do sofrimento, fala também que não existe vida eterna sem sacrifício, sem renúncia e sem cruz. São essas as moedas utilizadas para adquirirmos o passaporte para uma eternidade feliz.
Certamente Pedro ama Jesus e, por amor, quer preservá-lo de qualquer sofrimento. Não só quer preservar Jesus, como também, não quer sofrer. Esse comportamento de Pedro, o seu modo de pensar é condenado por Jesus.
“Vai para longe, satanás! Você é uma pedra de tropeço para mim!” Aquele que há poucos dias fora chamado de pedra angular, agora se situava como uma “pedra de tropeço”. Esses altos e baixos eram muito comuns em Pedro, homem simples, sincero e extremamente humano.
É muito difícil para Pedro e para todas aquelas pessoas, entender e aceitar que Jesus não é um Messias glorioso e destruidor. Como aceitar um Rei sem um exército arrasador, sem armas e sem desejo de domínio? Realmente, não é fácil de entender.
Jesus é um Rei diferente. É o Messias pobre, servo e sofredor, que veio para salvar e não para destruir. Quer salvar a todos. Veio para fazer cumprir a vontade do Pai que espera ter todos os seus filhos ao seu lado.
Jesus nos ensina o caminho para chegar ao Paraíso. Mais uma vez deixa claro que é fácil chegar lá... basta segui-lo! Aquele que é a Verdade e a Vida, também é o Caminho. “Renuncie a si mesmo, tome a sua cruz e me siga” – disse.
Estas palavras de Jesus se traduzem como séria advertência para aqueles que pretendem trilhar seus caminhos. Renunciar, tomar a cruz e seguir. Estes três pontos são importantíssimos na vida do seguidor de Cristo.
Renunciar: significa deixar de lado tudo aquilo que impede a nossa aproximação com os pobres, os afastados e marginalizados. Renunciar a si mesmo é doar-se totalmente em favor daqueles que, além de alimentos, necessitam também de uma palavra amiga e de amor.
Tomar a cruz: significa encarar de frente os problemas do dia-a-dia, entregar a Deus as doenças, lutas e sacrifícios. Significa transformar esses momentos difíceis em orações pela santificação das nossas almas.
E, finalizando, seguir Jesus é acreditar e aceitar sua proposta de vida. É viver o evangelho. É praticar a justiça, a fraternidade e o perdão. Seguir Jesus significa viver o amor.
jorgelorente@ig.com.br - 28/agosto/2011