Incoerencia

“Então se chegou Jacó a Isaque seu pai, que o apalpou, e disse: A voz é a voz de Jacó, porém as mãos são as mãos de Esaú.” Gen 27; 22 O velho Isaque, cujas vistas já lhe sonegavam informar o que estava à sua volta, recebeu o “Esaú” que viera buscar sua bênção. Seus sentidos ativos, tentaram avisar do embuste, mas, desconfiança não é discernimento, e mesmo desconfiado, abençoou seu “primogênito”. Incoerência, aliás, é um traço do príncipe desse mundo. “E vi subir da terra outra besta, e tinha dois chifres semelhantes aos de um cordeiro; e falava como o dragão.” Apoc 13; 11 Mesmo sendo possível parecer cristão, o que está no coração do falsário, mais hora, menos hora, vem à tona. Mas, quantos são como Isaque, cegos, e quiçá, nem desconfiados como ele, de modo que os Jacós modernos deitam e rolam. Não é estranho falar dos tesouros no céu, buscando cegamente os bens da terra? Não é estranho se dizer usado pelo Espírito Santo, e contradizer ensinos categóricos que o mesmo legou? Não é estranho anunciar a verdade rumando a Canaã, e faltar com ela, olhando pra Brasília? O Senhor foi taxativo contra a incoerência de seus opositores; eles disseram: “Somos descendência de Abraão,” Jo 8; 33 O Salvador replicou: “Se fósseis filhos de Abraão, faríeis as obras de Abraão.” Vs 39 Eles insistiram; “Nós não somos nascidos de prostituição; temos um Pai, que é Deus.”41 e Cristo afirmou: “...Se Deus fosse o vosso Pai, certamente me amaríeis, pois que eu saí, e vim de Deus; não vim de mim mesmo, mas ele me enviou.” 42 Por fim, o Senhor concluiu seu discurso com a necessária coerência entre filiação e obras: “Vós tendes por pai ao diabo, e quereis satisfazer os desejos de vosso pai. Ele foi homicida desde o princípio, e não se firmou na verdade, porque não há verdade nele. Quando ele profere mentira, fala do que lhe é próprio, porque é mentiroso, e pai da mentira.” 44 Isso lembra uma antiga resposta ao hipócrita: “o que voce é, fala tão alto, que nem consigo ouvir o que dizes.”

Mas, no caso de Jacó, não havia uma promessa que ele herdaria a bênção maior? Havia. Não estariam ele e sua mãe cumprindo assim a vontade de Deus? Não. Deus não edifica sua casa com material do diabo! Vimos acima, que a mentira é dele. Jacó, em sua velhice aprendeu isso. Para suas escolhas prevalecerem basta ouvir Deus, sem embuste algum. Ele também estava cego, e foi abençoar os filhos de José, seus netos; José colocou o primogênito Manassés em frente à mão direita de Jacó, para a bênção maior, e Efraim, o caçula à esquerda. Entretanto avisado pelo Espírito de Deus,contrariou a ordem natural. “E José disse a seu pai: Não assim, meu pai, porque este é o primogênito; põe a tua mão direita sobre a sua cabeça.

Mas seu pai recusou, e disse: Eu o sei, meu filho, eu o sei; também ele será um povo, e também ele será grande; contudo o seu irmão menor será maior que ele, e a sua descendência será uma multidão de nações.” Gen 48 18 e 19 Finalmente Jacó aprendeu como Deus faz, sem embuste algum. Tiago ensina: “Toda a boa dádiva e todo o dom perfeito vem do alto, descendo do Pai das luzes, em quem não há mudança nem sombra de variação.” Tg ; 17 Conhecí alguns “santos”, e há muitos infelizmente, que usam CDs piratas para fazer a “obra de Deus”, como se Ele gostasse mais de música que da verdade, e da justiça. Exortados a mudarem não aceitaram, dizendo que era para Deus. “...Ora apresenta-o ao teu governador; porventura terá ele agrado em ti?” Mal 1; 8 Aprendí pois, a desconfiar de todo ensino que diminui o amor, a justiça ou a Palavra de Deus, simplemente, porque são incoerentes, não podem ser Jacó e Esaú ao mesmo tempo. Além disso, o Espírito Santo ou testifica, ou rejeita, basta termos ouvidos para Ele.

“Muitos falam como o oceano, mas vivem como os pântanos.” Gibran

Leonel Santos
Enviado por Leonel Santos em 30/05/2011
Código do texto: T3002590