De graça recebemos e de graça te damos.
A Espiritualidade de Jesus
Mateus 10:24,25; Lucas 6:40
Para entendermos e vivermos a espiritualidade de Cristo Jesus é necessário conhecermos a essência do homem, a anatomia humana do ponto de vista bíblico. A espiritualidade de Jesus é vivida a partir da compreensão de como ele viveu aqui na terra dando-nos o exemplo de como todo homem deveria ser.
1. Conhecendo a Essência do Homem
a) Deus é trino: Pai, Filho e Espírito Santo.
b) O homem é uma tricotomia: Corpo, Alma e Espírito.(I Tess. 5:23).
• Espírito: Consciência - parte imortal do homem - vida
• Alma: Intelecto, emoções, vontade.
• Corpo: Parte física do homem.
c) Espírito – salvo no momento da conversão a Cristo. (Jo 5:24; Ef. 1:13-14 ) .
d) Alma – está no processo de salvação e de santificação. (Heb. 12:14; II Ped. 1:10; Fil. 2:12). (I Pedro 1:22; 1:9; Heb 4:12).
e) Corpo - Santuário do Espírito Santo. (I Cor. 6:19,20).
• É preciso subjugar ao corpo... (I Cor. 9:27).
• O corpo é para o Senhor. (I Cor. 6:13).
• Os que morrerem em Cristo ressuscitarão com corpos incorruptíveis e os que estivermos vivos na segunda Vinda de Cristo seremos transformados e arrebatadas ao céu. (I Cor. 15:50-54; I Tess. 4:14-17).
f) Amar a Deus com todo o nosso Espírito, alma e corpo. (Mateus 22:37).
g)Quando Jesus esteve aqui na terra ele viveu como homem em todos os sentidos e essência humana.
2. O Governo da Alma é a Base de Todos os Problemas.
a) Alma – a origem de todas as questões existenciais: Quem sou eu? Onde estou? O que estou fazendo aqui? Para onde vou?
b) Alma – a origem de todos os conflitos e problemas relacionais. Ex. um casal quando se divorcia, é porque já estão separados de alma há muito tempo....
c) A origem da depressão está na alma.
Ex. A depressão de Elias – (IReis 19:1-18).
Ex. A depressão de Jeremias – (Jer. 20:14-18).
d) Governo da alma traz divisões contendas, ciúmes, inveja, cobiça, adultério, falta de perdão, guerra, ganância, orgulho, quebra de relacionamento...
e) O governo da alma conduz ao pecado e à morte. (Rom. 8:13; Rom. 5:12).
Ex. Adão e Eva – (Gên.3:1-19). Sansão – (Juizes 16:16-21).
f) Vivendo no nível da alma você não vence.(Rom.7:15-24; Gal. 5:16)
g) O governo da alma, é a pessoa governada (dirigida) por seus pensamentos, sua vontade, seus sentimentos.
3. A Espiritualidade de Jesus Estava Firmada Assim:
a) Identidade – Ele sabia perfeitamente quem ele era...
b) Propósito – Ele tinha um propósito claro e bem definido a cruz.
c) Governo- Ele foi completamente governado pelo Espírito Santo...
Ex: Na tentação, Jesus foi tentado em três níveis: ( Mat. 4:1-11)
• Físico – “ Se tu és o filho de Deus manda que estas pedras se transformem em pães”.
• Alma – “ Se tu és o filho de Deus pule...”.
• Espírito – “...Se prostrado, me adorares”.
• Onde Adão caiu, Jesus venceu e glorificou a Deus...
4. O Governo do Espírito, o Caminho para a Espiritualidade de Jesus.
a) O caminho para a vitória:
Vontade: submeter nossa vontade à vontade de Deus – (Mat. 6:9,6; Luc. 9:23; Gal. 2:20; Mat. 16:24).
Pensamentos: passar pela renovação da mente (I Rom. 12:1,2).
• Alinhar nossos pensamentos aos pensamentos de Deus- ( Isaias 55:7,8).
• Colocar um filtro na mente. (Fil.4:8).
• Ter a mente de Cristo. (I Cor. 2:16).
Sentimentos: Ter os sentimentos de Cristo Jesus. (Fil. 2:5).
b)- Submeter NOSSA alma ao governo do Espírito. (Salmo 42:5,11; Gal. 5:16,25).
c)- Quando você anda pelo Espírito, você se torna invencível.
d)- Quando você anda no Espírito, você tem fé, visões, milagres, sinais, maravilhas e grandes experiências com Deus.
e)- Quando você anda no Espírito, você fala com Deus e ouve a sua voz sempre; você imita Jesus.
Ex. Adão antes da queda; os profetas, os apóstolos....
f)- Nós podemos viver pelo Espírito Santo juntamente com o nosso Espírito – nascido de novo, regenerado em Cristo, unido com o Senhor – ( I Cor. 6:17); Gal. 5:16,17, 25).
g)- O governo do Espírito é o governo do sobrenatural, é vivermos na quarta dimensão.
h)- Jesus veio restaurar nosso relacionamento com o Pai... ( II Cor. 5:18,19).
i)- O caminho para a Vitória é cruz para a alma. ( Gal. 2:19,20).
O propósito do evangelho é a espiritualidade de Jesus para todos os seus discípulos.
O caminho para a espiritualidade de Jesus é ser guiado pelo Espírito, ser cheio do Espírito Santo, andar pelo Espírito sempre, saber quem nos somos em Cristo; ter propósitos claros e definidos, ser governado pelo Espírito Santo.
Em Jesus nós vemos Deus como Ele é, e como todo homem deveria ser.
extraido do site:www.pibmarilia.org.br/sermoes.php?ida6_sermoes=18