A Doutrina dos Apóstolos
Texto Base - E perseveravam na doutrina dos apóstolos, e na comunhão, e no partir do pão, e nas orações.
Antes de entrarmos no tema propriamente dito, vale apena lembrar, que a igreja de Atos, era formada por irmãos que viviam em comunidade, ou seja, cada um repartia conforme a necessidade do outro
(E vendiam suas propriedades e bens, e repartiam com todos, segundo cada um havia de mister-Atos 2. 45)
É comum no NT (novo testamento), encontrarmos a palavra “doutrina”, para referir-se aos ensinamentos dados por Jesus. Aliás, em termos mais precisos, a doutrina pode ser compreendida como a substancia que forma o caráter, e vem do grego (Didaquê).
Para entendermos o texto base desse estudo, é necessário que tenhamos em mente, que a igreja que surgia em Atos, era uma igreja fundamentada na doutrina dos apóstolos, ou seja, o Senhor Jesus, antes mesmo de subir aos céus, “imprimiu” sua palavra ,na vida e na mente dos discípulos, para que esses, anunciassem as boas novas de salvação.
É importante destacar, que a doutrina mencionada no presente texto, é a doutrina de Jesus, dada aos seus discípulos, pois ao observarmos nas escrituras, encontraremos outras vertentes de doutrinas,que não nos remete, aos ensinamentos de Jesus, como por exemplo, um trecho mencionado por Paulo a Timóteo.
(Mas o Espírito expressamente diz que nos últimos tempos apostatarão alguns da fé, dando ouvidos a espíritos enganadores, e a doutrinas de demônios - 1 Timóteo 4.1)
Fundamentos da Doutrina dos Apóstolos
- A doutrina dos apóstolos, tem seu alicerce nas palavras de Jesus, ditas no sermão da montanha. ver Mateus 5,6 e 7.
- A doutrina de Jesus, é investida da missão de anunciar o evangelho do reino de Deus
(Ele, porém, lhes disse: Também é necessário que eu anuncie a outras cidades o evangelho do reino de Deus; porque para isso fui enviado - Lucas 4.43)
- É estendida aos seus discípulos
(E enviou-os a pregar o reino de Deus, e a curar os enfermos - Lucas 9.1)
Caracteríscas e Aspectos do Reino de Deus Anunciado por Jesus
- Não é de visível aparência
(E, interrogado pelos fariseus sobre quando havia de vir o reino de Deus, respondeu-lhes, e disse: O reino de Deus não vem com aparência exterior.
Nem dirão: Ei-lo aqui, ou: Ei-lo ali; porque eis que o reino de Deus está entre vós – Lucas 17.20-21)
- Nasce no coração das pessoas
Na oração dominical, o Senhor Jesus não apenas aponta para um evento de ordem escatológica, como também nos ensina a buscar o reino, de modo que ele tenha total controle sobre nossa maneira diária de viver.
(Venha o teu reino, seja feita a tua vontade, assim na terra como no céu – Mateus 6.10)
- Aponta para o que é eterno
O reino de Deus se difere dos demais reinos deste mundo, à medida que esses reinos não são eternos e efetivos em suas ações, enquanto o do senhor se expande, e nos remete a ações e a caraterísticas eternas.
Verdades Reveladas Acerca Desta Doutrina
- Anunciada por João, como forma de preparar o caminho ( ver Mateus 3.2)
- Dada e anunciada pelo próprio senhor Jesus em ( ver Mateus 5,6 e 7)
- Motivo de temor e de esperança para os irmão de Atos ( ver Atos 2.42)
- Objeto de observância, cuidado e zelo (ver 1 Timóteo 4.16)