Estatura de Cristo
Na espiritualidade cristã, o ato da vontade é decisivo para o seguimento de Jesus Cristo. É a nossa resposta lúcida, consciente:
"Eu quero, eu desejo ser discípulo de Cristo e tomar posse do meu processo, rejeitando o que me impede de seguí-lo" e pedir a graça de Deus, que sempre nos é dada, pois Ele é sempre por nós, está sempre ao nosso lado, ao nosso favor.
Nossos desejos devem ser purificados para que não sejamos alienados à concupiscência. Devemos aprender a freá-la, pois o desejo da afirmação de si mesmo por meio das "coisas", glória humana, idolatria, ansiedade e cuidado pelas coisas do mundo, é o caminho contrário do autêntico cristão. Na vontade de possuir, nos tornamos possuídos, escravos.
Esvaziar-se é o desafio de cada um, buscando a estatura de Cristo. Ele, Jesus Cristo, humano e divino em uma só pessoa, esvaziou-se plenamente para realizar em humanidade perfeita, o plano divino da Salvação. Devemos buscar a Sua estatura até o fim, mas aquilo que nos faltará, será completado por Deus, em Sua misericórdia. Somos todos chamados à vida e devemos aqui, cada um construir esse caminho, fazendo nossas escolhas.
A graça de Deus estará sempre conosco, potencializando nossa vontade, pois sendo nosso maior aliado, está sempre presente para nos impulsionar em busca da perfeita estatura.
Das anotações do encontro-Retiro/Arsenal da ESperança - Formação com Pe Boris em 24/04/10.