LITURGIA DA PALAVRA (Missa do próximo domingo dia 14 fevereiro 2010

LEITURAS QUE SERÃO PROFERIDAS NO MUNDO TODO NAS CELEBRAÇÕES DAS SANTAS MISSAS NO PRÓXIMO DIA 14/02/2010

FONTE: www.arquidiocesedesaopaulo.org.br

6º Domingo do Tempo Comum

Irmãos e irmãs, bem vindos a esta celebração do banquete pascal. Alimentados pela Palavra e pela Eucaristia, seremos fortalecidos para seguir o caminho das bem-aventuranças e solidificar a nossa fé, depositando a confiança somente em Deus. Com este apelo, nos preparamos para, na próxima quarta-feira, iniciarmos o tempo sagrada da Quaresma, com a celebração das cinzas e a abertura da Campanha da Fraternidade. Iniciemos, cantando.

O caminho das bem-aventuranças é constituído pela confiança absoluta em Deus e pelo amor concreto ao próximo. Ouçamos com atenção:

PRIMEIRA LEITURA (Jr 17, 5-8)

Leitura do Livro do Profeta Jeremias

5 Isto diz o Senhor:“Maldito o homem que confia no homem

e faz consistir sua força na carne humana, enquanto o seu

coração se afasta do Senhor;

6 como os cardos no deserto, ele não vê chegar a floração,

prefere vegetar na secura do ermo, em região salobra e

desabitada.

7 Bendito o homem que confia no Senhor, cuja esperança é o

Senhor; (8) é como a árvore plantada junto às águas, que estende

as raízes em busca de umidade, por isso não teme a chegada do

calor: sua folhagem mantém-se verde, não sofre míngua em tempo

de seca e nunca deixa de dar frutos”.

- Palavra do Senhor.

T. Graças a Deus.

SEGUNDA LEITURA (1Cor 15,12.16-20)

Leitura da Primeira Carta de São Paulo aos Coríntios

Irmãos:

12 Se se prega que Cristo ressuscitou dos mortos, como podem

alguns dizer entre vós que não há ressurreição dos mortos?

16 Pois, se os mortos não ressuscitam, então Cristo também não

ressuscitou.

17 E se Cristo não ressuscitou, a vossa fé não tem nenhum valor

e ainda estais nos vossos pecados.

18 Então, também os que morreram em Cristo pereceram.

19 Se é para esta vida que pusemos a nossa esperança em Cristo,

nós somos - de todos os homens – os mais dignos de compaixão.

20 Mas, na realidade, Cristo ressuscitou dos mortos como primícias

dos que morreram.

- Palavra do Senhor.

T. Graças a Deus.

ACLAMAÇÃO AO EVANGELHO (HL3, p. 232) Lit XI Fx 8)

Aleluia, aleluia, aleluia, aleluia. Aleluia, aleluia, aleluia, aleluia.

Alegrem-se e saltem vocês de alegria, porque têm um prêmio bem grande nos céus, Alegrem-se e saltem vocês de alegria, Amém. Aleluia, Aleluia.

EVANGELHO (Lc 6,17.20-26)

P. O Senhor esteja convosco.

T. Ele está no meio de nós.

P. Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Lucas.

T. Glória a vós, Senhor.

Naquele tempo,

17 Jesus desceu da montanha com os discípulos e parou num lugar

plano. Ali estavam muitos dos seus discípulos e grande multidão de

gente de toda a Judéia e de Jerusalém, do litoral de Tiro e Sidônia.

20 E, levantando os olhos para os seus discípulos, disse:

21 “Bem-aventurados vós, os pobres, porque vosso é o Reino de

Deus! Bem-aventurados, vós que agora tendes fome, porque sereis

saciados! Bem-aventurados vós, que agora chorais, porque

havereis de rir!

22 Bem-aventurados sereis, quando os homens vos odiarem,

vos expulsarem, vos insultarem e amaldiçoarem o vosso nome,

por causa do Filho do Homem!

23 Alegrai-vos, nesse dia, e exultai, pois será grande a vossa

recompensa no céu; porque era assim que os antepassados deles

tratavam os profetas.

24 Mas, ai de vós, ricos, porque já tendes vossa consolação!

25 Ai de vós, que agora tendes fartura, porque passareis fome!

26 Ai de vós, que agora rides, porque tereis luto e lágrimas!

Ai de vós quando todos vos elogiam! Era assim que os

antepassados deles tratavam os falsos profetas.

-Palavra da Salvação.

T. Glória a vós, Senhor.

COMENTÁRIO

Meditaremos hoje as bem-aventuranças. Lucas apresenta Jesus falando aos seus discípulos e para uma grande multidão, numa planície.

Interessante notar que Lucas diz que Jesus está numa planície, enquanto Mateus, em seu evangelho, capítulo 5, versículos de 1 à 12, apresenta Jesus proclamando as bem-aventuranças do alto de uma colina. Afinal, Jesus estava numa planície ou numa colina?

Se, planície ou colina, tanto faz. Jesus nunca escolheu lugar para ensinar. Na sua simplicidade, algumas vezes o vimos pregando sentado no chão, outras agachado e, certamente, não faria a menor cerimônia se tivesse que subir numa cadeira ou banquinho para ser mais bem ouvido.

Segundo Mateus, Jesus é o Messias que realiza todas as promessas feitas no Antigo Testamento. Jesus é o novo Moisés que veio para conduzir e salvar o seu povo. Por isso, Mateus apresenta o Mestre sempre próximo da multidão e falando de pontos altos, sobre um barco ou montanha.

Lucas, no entanto, procura mostrar a mesma coisa de outra maneira, mostra que, mesmo sendo Grande, mesmo sendo Deus, Jesus se coloca no mesmo nível do povo, no meio da multidão. Por isso o apresenta na planície. Para nós, mais importante que o relevo ou o local, é a presença de Jesus e a mensagem das bem-aventuranças.

Em Lucas, encontramos quatro bem-aventuranças dirigidas aos pobres, excluídos e marginalizados; os que têm fome, os que choram, os que são odiados e os que são perseguidos por causa de Jesus. As outras quatro não sei se podem ser chamadas de bem-aventuranças, na verdade são sérias repreensões ou advertências para aqueles chamados ricos.

Os pobres que Jesus se refere, não são somente os pobres de bens e que não têm o que comer ou vestir. Os pobres de Jesus são os humildes, os desapegados de seus bens, são aqueles que vivem a partilha, vivem o evangelho. São aqueles cuja maior riqueza é a amizade de Deus.

O mesmo critério vale para os ricos. Existem pessoas que moram em castelos, donas de grandes fortunas, mas que sabem viver a pobreza e a partilha. No entanto, Jesus as adverte para que tomem cuidado, pois é muito difícil ter todas essas coisas, sem ficar presos à elas.

Aqui, o termo rico tem o sentido de ganância e poder. O rico que Jesus se refere, é prisioneiro do consumismo e escravo do dinheiro, é até mesmo aquele pobre de bens materiais, que quer tudo só para si, que não divide e não pensa no próximo. A esse Jesus diz: "Infeliz você que pensa não necessitar de Deus, só porque é rico de bens materiais e se acha plenamente satisfeito com as coisas deste mundo!”

A doutrina de Jesus é o oposto da nossa. Ele atrai para perto de si, aquele que o mundo enjeita, e chama de feliz aquele que o mundo chama de desgraçado. Jesus enaltece o pobre, o que passa fome, o odiado e perseguido. Chama de feliz o que chora, não porque chora, mas porque será consolado. Chama de feliz o pobre, não por ser pobre, mas porque dele é o Reino dos Céus.

Esse é um apelo para uma conversão profunda, é uma advertência para o grande mal do apego às coisas terrenas. É também uma forma de dizer que será recompensado, no céu, quem lutar por justiça e paz, apesar de na terra, só receber perseguição, sofrimento e dor.

jorgelorente@ig.com.br - 14/fevereiro/2010

Antônio Oliveira
Enviado por Antônio Oliveira em 08/02/2010
Reeditado em 09/02/2010
Código do texto: T2075109