LITURGIA DA PALAVRA (Missa do próximo domingo dia 18 de Outubro 2009

LEITURAS QUE SERÃO PROFERIDAS NO MUNDO TODO NAS CELEBRAÇÕES DAS SANTAS MISSAS NO PRÓXIMO DIA 18/10/2009

FONTE: www.arquidiocesedesaopaulo.org.br

Irmãos e irmãs, no Dia Mundial das Missões e da Pontifícia Obra da Infância Missionária, estamos reunidos para a celebração da Eucaristia dominical. Acolhamos, pois, a mensagem das leituras de hoje, recordando-nos que o amor é o serviço mais perfeito que os discípulos de Jesus prestam ao mundo. Rezemos pelos missionários e missionárias que entregam suas vidas pelo anúncio do Evangelho, pois ser missionário é, antes de tudo, acolher o amor de Cristo e levá-lo a toda a humanidade. Neste ano, lembremo-nos especialmente da missão catequética e da missão sacerdotal, que geram continuamente a presença de Cristo em nossas comunidades. Lembremo-nos ainda que hoje é o dia da Coleta em favor das Missões e da Iinfância Missionária.

***

O amor é o mais perfeito serviço e a mais elevada missão que a Igreja desempenha no mundo. Ouçamos com atenção:

PRIMEIRA LEITURA (Is 53,10-11)

Leitura do Livro do Profeta Isaías

10 O Senhor quis macerá-lo com sofrimentos. Oferecendo sua

vida em expiação, ele terá descendência duradoura, e fará

cumprir com êxito a vontade do Senhor.

11 Por esta vida de sofrimento, alcançará luz e uma ciência

perfeita. Meu servo, o justo, fará justos inúmeros homens,

carregando sobre si suas culpas.

– Palavra do Senhor.

T. Graças a Deus.

SEGUNDA LEITURA (Hb 4,14-16)

Leitura da Carta aos Hebreus

Irmãos:

14 Temos um sumo-sacerdote eminente, 0que entrou no céu,

Jesus, o Filho de Deus. Por isso, permaneçamos firmes na

fé que professamos.

15 Com efeito, temos um sumo-sacerdote capaz de se compadecer

de nossas fraquezas, pois ele mesmo foi provado em tudo como

nós, com exceção do pecado.

16 Aproximemo-nos então, com toda a confiança, do trono da graça,

para conseguirmos misericórdia e alcançarmos a graça de um

auxílio no momento oportuno.

- Palavra do Senhor.

T. Graças a Deus.

ACLAMAÇÃO AO EVANGELHO

(= à Fx 20, CD “Liturgia VI” HL 3, 228)

Aleluia, Aleluia, Aleluia, Aleluia (bis)

Jesus Cristo veio servir, * Cristo veio dar sua vida.

* Jesus Cristo veio salvar, * Viva Cristo, Cristo viva!

EVANGELHO (Mc 10,35-45 (Longo)

P. O Senhor esteja convosco.

T. Ele está no meio de nós.

Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Marcos.

T. Glória a vós, Senhor.

P. Naquele tempo,

35 Tiago e João, filhos de Zebedeu, foram a Jesus e lhe disseram:

“Mestre, queremos que faças por nós o que vamos pedir”.

36 Ele perguntou: “O que quereis que eu vos faça?”

37 Eles responderam: “Deixa-nos sentar um à tua direita e outro

à tua esquerda, quando estiveres na tua glória!”

38 Jesus então lhes disse: “Vós não sabeis o que pedis. Por acaso

podeis beber o cálice que eu vou beber? Podeis ser batizados

com o batismo com que vou ser batizado?”

39 Eles responderam: “Podemos”. E ele lhes disse: “Vós bebereis o

cálice que eu devo beber, e sereis batizados com o batismo

com que eu devo ser batizado.

40 Mas não depende de mim conceder o lugar à minha direita ou à

minha esquerda. É para aqueles a quem foi reservado”.

41Quando os outros dez discípulos ouviram isso,

indignaram-se com Tiago e João.

42 Jesus os chamou e disse: “Vós sabeis que os chefes das

nações as oprimem e os grandes as tiranizam.

43 Mas, entre vós, não deve ser assim: quem quiser ser grande,

seja vosso servo;

44 e quem quiser ser o primeiro, seja o escravo de todos.

45 Porque o Filho do Homem não veio para ser servido, mas para

servir e dar a sua vida como resgate para muitos”.

– Palavra da salvação.

T. Glória a vós, Senhor.

COMENTÁRIO

Mais uma vez nos reunimos para meditarmos a Palavra de Deus neste domingo em que celebramos o dia mundial das missões. Para você missionário e missionária, que se coloca a serviço do evangelho, um grande abraço e as nossas orações.

O cristão é um missionário, cuja missão é levar ao mundo inteiro a Boa Nova da Salvação. Os missionários e as missionárias estão sempre presentes junto aos marginalizados. Através dos excluídos, sem esperar nada em troca, servem a Deus.

Sem esperar recompensas aqui, nesta vida, mas na vida eterna certamente serão recompensados. A Glória Eterna será a recompensa para quem cumprir a sua missão. Jesus prometeu que todos que vivem a sua Palavra têm um lugar garantido no céu.

Sabendo disso, Tiago e João trataram de reservar seus lugares bem próximos ao Mestre, um de cada lado. Veja, trata-se de dois discípulos, membros de um grupo de doze, e sempre próximos do Mestre. Recebiam orientações de manhã, de tarde e de noite e, mesmo assim, aparecem aqui disputando os primeiros lugares no Reino de Deus. Estavam preocupados em garantir um lugar à esquerda e outro à direita.

E o resto do grupo? Onde iriam sentar-se os outros dez? Onde iria sentar-se o restante da humanidade? Certamente nada disso passou por suas cabeças, estavam preocupados somente consigo próprios. Devemos aproveitar este Evangelho para crescermos, pois é exatamente assim que nos comportamos.

Jesus então esclarece que o Reino de Deus é bem diferente deste nosso mundo. No Reino de Deus estar nos primeiros lugares não significa ter mais poderes, mas sim estar mais disponível. Quanto maior a disponibilidade para servir, quanto mais perto dos necessitados, mais próximo de Jesus se está.

"Aquele que quiser tornar-se grande entre vós, seja aquele que serve, quem quiser ser o primeiro, seja o escravo de todos". E Jesus não fica somente nas palavras, ele próprio se coloca como exemplo dizendo: "Eu não vim para ser servido, mas para servir e dar a minha vida para resgatar a humanidade".

Nascemos para ser santos, Deus nos fez para a santidade. Os santos foram exaltados e, até mesmo, elevados aos altares por sua humildade. Jesus sempre ressaltou a importância da humildade, e a classificou como condição básica para a santificação.

"Jesus manso e humilde de coração, fazei o nosso coração semelhante ao vosso!" Nunca é demais repetir esse pedido, pois o humilde será exaltado. Nossa Senhora foi a mais exaltada entre todas as criaturas porque, mesmo sendo a Mãe de Deus, manteve sua humildade e fez-se escrava do Senhor.

Na Quinta-feira Santa, Jesus lavou os pés dos seus discípulos e disse que seu exemplo deveria ser seguido. Lavem os pés uns dos outros, se compreenderem isso e praticarem, vocês serão verdadeiramente felizes. Com isso Jesus quis dizer que, a felicidade é um prêmio para quem vive a humildade.

Como é difícil lavar os pés do irmão e aceitar o último lugar! Não é fácil perdoar, pedir perdão, sentir a sensação de estar sendo rejeitado e deixado de lado. É preciso lembrar que o humilde não vive para si, mas para Deus. Na prática, ser humilde é aceitar morrer para si mesmo. É como o grão de trigo que precisa morrer para produzir frutos.

jorgelorente@ig.com.br - 18/outubro/2009

Antônio Oliveira
Enviado por Antônio Oliveira em 12/10/2009
Reeditado em 15/10/2009
Código do texto: T1862684