Língua dos Anjos

O Dom de Línguas

A variedade de Línguas é um dos nove Dons do Espírito Santo que Deus dispensa a sua Igreja para o engrandecimento da sua Obra na face da terra e também uma forma intima de relacionar-se com o salvo que anda na sua presença. No entanto nos últimos dias o referido Dote está sofrendo seria persecução tendo em vista alguns falsos obreiros explorar de indevidamente chegando ao ponto de fazerem imitações bizarras para confundir aos que estão em busca da plenitude espiritual para com Cristo Jesus.

No nosso pequeno estudo irei enfatizar a Luz da Bíblia a verdadeira ação do Espírito Santo dispensando essa habilidade para os que são agraciados conforme a Sua vontade.

A primeira ocorrência de falar em línguas ocorreu no Dia do Pentecostes em Atos dos Apóstolos.

Atos 2:01-02-03-04

01 - E, cumprindo-se o dia de Pentecostes, estavam todos concordemente no mesmo lugar;

02 - E de repente veio do céu um som, como de um vento veemente e impetuoso, e encheu toda a casa em que estavam assentados.

03 - E foram vistas por eles línguas repartidas, como que de fogo, as quais pousaram sobre cada um deles.

04 - E todos foram cheios do Espírito Santo, e começaram a falar noutras línguas, conforme o Espírito Santo lhes concedia que falassem.

Alguns teólogos interpretam erroneamente que essa ação foi apenas para Igreja Primitiva, por motivo de um período de grande perseguição e mutilação dos crentes daquela época. No entanto, podemos encontrar a evidencia dos Dons, e em particular a Variedade de Línguas em diversas Epístolas Neotestamentária bem como nos Evangelhos.

O próprio João Batista foi enfático nos Evangelhos quando narrou batizava com água. Mas Jesus batizaria com fogo.

Mateus 3:11

Disse João Batista: Eu vos batizo com água, para arrependimento; mas aquele que vem depois de mim é mais poderoso do que eu, cuja as sandálias não sou digno de levar. Ele vos batizará com o Espírito Santo e com Fogo.

No final do ministério terreno de Jesus Cristo, encontramo-lo fazendo a seguinte citação:

Marcos 16:17

E estes sinais seguirão aos que crêrem: Em meu nome expulsarão os demônios; falarão novas línguas.

Dentro dos Nove Dons do Espírito Santo, não é obrigado o salvo ter-los na integra, o que acontece com o Dom de Línguas. De forma que não existe nenhuma regra para o crente possuí-lo; sendo que alguém pode ter o Dom de Profecia e não o de Interpretação das Línguas, e assim consecutivamente.

I Coríntios 12:29-30-31

29 - Porventura são todos apóstolos? São todos profetas? São todos doutores? São todos operadores de milagres?

30 - Têm todos o dom de curar? Falam todos diversas línguas? Interpretam todos?

31 - Portanto, procurai com zelo os melhores dons; e eu vos mostrarei um caminho mais excelente.

Índica claramente que nem todos têm o dom de falar em línguas.

Na realidade a evidencia da Variedade de Línguas é um sinal da graça de Deus em favor dos homens que andam e piedade na sua Santa presença. Quando vemos alguém dobrado diante do Trono louvando em Línguas e uma benção celestial e edifica a todos os que estão presente. No entanto ainda existe uma pequena parte de salvos que não entendem esse mistério e conscientemente murmuram por não está conectado com as coisas do Espírito Santo. O Dom de Língua é a mais pura forma de adoração, pois o próprio Espírito que nos apresenta diante do Rei do Universo, soberano sobre tudo de eternidade em eternidade.

Nos Evangelhos encontramos o Apostolo Pedro em diversas passagens entrando em contradição com os ensinamentos de Jesus Cristo; de maneira que nos últimos momentos ele falou que não deixaria o Senhor sobre hipótese alguma.

Mateus 26:33

Mas Pedro, respondendo, disse-lhe: Ainda que todos se escandalizem em ti, eu nunca me escandalizarei.

E na hora de dar um testemunho de Jesus Cristo, o Apostolo Pedro covardemente o negou diante de todos.

Mateus 26:69-70-71-72-73-74

69 - Ora, Pedro estava assentado fora, no pátio; e, aproximando-se dele uma criada, disse: Tu também estavas com Jesus, o Galileu.

70 - Mas ele negou diante de todos, dizendo: Não sei o que dizes.

71 - E, saindo para o vestíbulo, outra criada o viu, e disse aos que ali estavam: Este também estava com Jesus, o Nazareno.

72 - E ele negou outra vez com juramento: Não conheço tal homem.

73 - E, daí a pouco, aproximando-se os que ali estavam, disseram a Pedro: Verdadeiramente também tu és deles, pois a tua fala te denuncia.

74 - Então começou ele a praguejar e a jurar, dizendo: Não conheço esse homem. E imediatamente o galo cantou.

Mas logo após a ressurreição de Jesus Cristo se cumprido o Dia de Pentecostes, encontramos a Apóstolo Pedro sendo revestido de poder através da descida do Espírito Santo na face da terra para cumpri o último Ministério de salvação dos homens que desejam um encontro Triunfal com Jesus Cristo na Glória Celestial.

E neste avivamento Pedro ficou cheio de poder Pentecostal (Espírito Santo), e grandes milagres o seguiram, em particular a Variedade de Línguas, mostrando que agora ele estava dentro do propósito de Deus.

Atos dos Apóstolos 10:44

E, dizendo Pedro ainda estas palavras, caiu o Espírito Santo sobre todos os que ouviam a palavra.

Atos dos Apóstolos 19:6

E impondo-lhes as Paulo as mãos, veio sobre eles o Espírito Santo; tanto que falavam em línguas como profetizavam.

A Língua dos Anjos consistem em um sinal para os que não são salvos compreenderem de forma audível o poder de Deus em favor os que estão precisando de um auxilio espiritual e começarem a crê. Infelizmente o homem sem Jesus é incrédulo e precisa de um gesto para entender as coisas Divinas. Podemos classificar como: “O ímpio necessita de um milagre para compreender o Poder de Deus”.

I Aos Coríntios 14:22

De sorte que as Línguas constituem um sinal não para os crentes, mas para os incrédulos; mas a profecia não é para os incrédulos, e sim para os que crêem.

Na comunidade Evangélica é comum alguns membros tentarem profetizar para quem não é salvo. Na maioria das vezes os mesmo não entendem e pensam que é espiritismo. Quanto à língua é um sinal evidente do que está acontecendo para os que estão fora da graça de Deus; daí o motivo que muitos crentes tornam-se céticos.

A complexidade da Língua dos Anjos não pode ser analisada na ótica humana, tendo em vida que o dialeto celestial não obedece nem tão pouco se limita a um sistema gramatical do homem carnal; ela vai além de um entendimento terreno.

Jesus foi enfático no Evangelho de Marcos quando falou em uma nova Língua.

Marcos 16:17 - "E estes sinais seguirão aos que crêrem: Em meu nome expulsarão os demônios; falarão novas línguas.

Não precisa ser membro da Academia Brasileira de Letras para entender que esse Dialeto exposto por Jesus não é da esfera material, e sim espiritual, tendo a mesma a autoridade de cura, expulsão de demônios e maravilha. De outra maneira o Senhor Jesus teria dito: Falarão inglês, alemão, árabe e etc.

O dom de Línguas dos Anjos recebemos através do Espírito Santo que vem diretamente de Deus para que a obra Missionária de Jesus Cristo cresça a cada dia na terra, sendo um dever de todos os salvos buscar insensivelmente.

I Aos Coríntios 14:39

Portanto, meus irmãos, procurai com zelo o Dom de profetizar e não proibais o falarem outras línguas.

Outra particularidade a respeito dos Dons é que todos os salvos além de buscar devem ter o zelo de conservar. Faço menção disso porque conheço vários crentes que dizem: Há! Eu já falei em Línguas...

E depois disso podemos encontrar um silencio total; vindo nossa mente: O que será que aconteceu?

Com certeza a frieza espiritual não está em Deus, pois Ele e galardoador daqueles que o buscam.

Hebreus 11:6

De fato, sem fé é impossível agradar a Deus, porquanto é necessário que aquele que se aproxima de Deus creia que Ele existe e que se torna galardoador dos que o buscam.

Epilogo

O Dom de Língua de ser evidenciado com amor e para edificação da Igreja como Corpo de Jesus Cristo no mundo presente. Todavia quero advertir que todos os Dons são do Espírito Santo para a edificação da Igreja de Cristo na face da terra. De maneira que quando alguém sai do Plano de Deus a entra no pecado, imediatamente perde essa afinidade, porque o Senhor não opera na iniqüidade sendo impossível alguém destituído de Jesus Cristo fazer sinais a maravilhas do céu.

II Aos Coríntios 6:14-15-16

14 - Não vos ponhais em julgo desigual com os incrédulos; porquanto que sociedade pode haver entre a justiça e a injustiça? Ou que comunhão da luz com as trevas?

15 – Que harmonia, entre Cristo e o maligno? Ou que união entre o crente e o incrédulo?

16 – Que ligação há entre o santuário de Deus e dos ídolos? Porque somos santuários de Deus vivente, como Ele próprio disse: Habitarei e andarei entre eles; serei seu Deus, e eles serão o meu povo.

O Dom de Línguas e um ato de amor que emana do Trono de Deus.

I Aos Coríntios 13:1

Ainda que eu falasse as línguas dos homens e dos anjos, se não tiver amor, serei como o bronze que soa ou como o sino que retine.

Jesus te ama

Presbítero Robson Colaço de Lucena

Webmaster Alice Alves de Lucena

Webmaster Alisson Alves de Lucena