Imortalidade da Alma
Imortalidade da Alma
Alusão
‘Alma’- É um termo que deriva do latim anǐma; o mesmo tem a sua referencia ao principio que dar movimento ao que é tem vida; que é animado; que se move.
Teologicamente o termo é definido para o homem como um ser indedendente da materia que continua existindo após a morte do corpo fisico, recebendo o destino com beatitude celestial para os salvos em Jesus Cristo; e o tormento eterno como sentença aos desobedientes a Palavra de Deus e que não receberam Jesus com o salvador.
O homem foi criado como imagem e semelhança de Deus, porque o Criador arquitetou grandes propositos para que a criatura humana executasse no universo. Por isso foi intitulado como coroa da criação. Mas, a fragil raça deixou de obedecer a voz Divinal que colocou uma pequena restrição como prova de obediência, e deu credito a velha serpente que causa grande prejuizo no cosmo; e aconteceu as consequencias danosas para moldar novamente os que dantes eram perfeitos e agora estavam maculados. Foram elas:
• Dor de parto para mulher;
• Ficar subordnada ao homem;
• Fadiga para o homem;
• Ganhar o pão com o suor;
• A terra produziu cardos e abrolhos.
E a pior de todas as consequencias que foi a morte fisica.
Gênesis 2:17
Disse Deus: Mas da árvore do conhecimento do bem e do mal não comerás; porque, no dia que comeres, certamente morrerais.
A morte fisica de Adão não foi imediata, e sim um bom tempo após aos 930 anos.
Gênesis 5:5
Os dias da vida de Adão foram novecentos e trinta anos; e morreu.
Na verdade o homem não deveria passar pela morte biologica, todavia quando caiu em pecado, ficou sentenciado a essa consquencia. Mas, a alma continuou eterna.
Centrando a atenção para essa imortalidade, infelizmente existe um grande número de pessoas que desconhecem a existencia da sua alma, e outros vivem como se não possuisse a mesma, e se entregam a um descaso profundo que os levam a uma eternidade em condenação; pois cedem a todas as inclinações pecaminosas da carne.
O Senhor Deus na sua infinita misericordia nunca deixou de alertar o homem para o abismo profundo que está no final da vida fisica aos que são negligentes a sua Palavra. Com precisão ele inspirou o profeta Ezequiel no Antigo Testamente que fez a seguinte citação:
Ezequiel 18:4
Eis que todas as almas são minhas; como a alma do pai, também a alma do filho é minha; a alma que pecar, essa morrerá.
A visão Bíblia em referencia ao corpo é que ele foi criado sem nenhum mal inerente, bem como a alma. Mesmo assim ambos sofrem corrupção moral e reflete no âmbito espiritual. Isso é: O pecado na maioria das vezes é praticado no corpo, com exceção do que vem na mente que acontece na blasfêmia contra o Espírito Santo, quando nasce o desejo de adultério, inveja, ira, vingança e ouros que estão relacionados. Notoriamente o pecado é praticado no corpo a na alma.
Talvez você questione: Porque a alma peca:
Biblicamente vimos no versículo acima – Ezequiel 18:4; que a alma comete pecado.
Em outra esfera a alma é a sede das emoções, nela estão depositadas todas as nossas frustrações, ansiedades, alegria e os estágios que passamos durante a existência e foram marcados por toda vida.
“Toda nossa carga emocional se encontra no âmago da alma”.
Deus não sente prazer na morte do ímpio; quando falo em morte estou indicando a eterna que é a total separação da alma com Deus.
Ezequiel 18:23
Acaso, tenho Eu prazer na morte dos ímpios? – Diz o Senhor Deus: não desejou Eu, antes que eles se converta dos seu caminhos e viva?
Por mais que nos aprofundemos no estudo sobre a alma humana, ficamos apenas nas águas superficiais de um profundo oceano que tem muitos mistérios e segredos a revelar. A intimidade dela com Deus é tão sensível que a parte física não tem condição de sentir. A menos que estejamos em um padrão de santificação elevado, que vem através do jejum, oração e a leitura Bíblica.
O profeta Isaias fez a seguinte menção:
Isaias 26:9
Com a minha alma suspiro de noite por ti e, com o meu espírito dentro de mim, eu te procuro diligentemente; porque quando os teus juízos reinam na terra, os moradores do mundo aprendem a justiça.
Duvidas da Humanidade
Uma grande parte da humanidade por não ler a Bíblia Sagrada desconhece a criação da alma do homem, e com isso segue as seguintes indagações:
• Como surge a alma do homem?
• Será que Deus tem um grande número de alma no céu, e elas são mandadas para o homem em determinado momento?
• Será que o homem morre e a alma reencarna em outro corpo?
• Em outra vida, eu fui algum tipo de animal, ou nasci em outro sexo?
Temos duas correntes teológicas que se respondem com veemência o assunto:
1) Criacionismo – Defendido por João Calvino
2) Traducionismo – Defendido por Martinho Lutero
1) O criacionismo- Diz: Cada alma é uma criação “imediata de Deus”. O momento que acontece não se pode saber com certeza; todavia em algum período da formação do feto, é recebido a alma. Segundo a teoria a alma humana é uma criatura pura, unida a um corpo imoral. Isso não significa que essa união seja corrompida pelo contato do corpo, e sim que a alma é criada juntamente com o corpo, na geração feita pelos pais. Essa fenômeno acontece dentro da complexidade do pecado que pesa sobre toda a humanidade, que foi proveniente do pecado original de Adão e Eva.
2) O Traduciniosmo – Nesta segunda teoria, defende que a alma é herdada dos pais. Ela é brotada juntamente com o corpo pela geração natura. Todas as duas teorias encontram amparo Bíblico e torna-se muito difícil escolher uma das duas.
Baseado no Traducionismo, ele cogita melhor com o ensino da Gênesis (Criação). Deus teria soprado apenas nas narinas de Adão, e foi passando a todos os descendentes, que geralmente são vistos como estando nos “Lombos dos Pais.
Gênesis 46:26
Todas as almas que vieram com Jacó ao Egito, que saíram dos seus lombos, fora as mulheres dos filhos de Jacó, todas foram sessenta e seis almas.
Almeida, Corrigida e Revisada, Fiel
Hebreus 7:9:10
09 - E, por assim dizer, por meio de Abraão, até Levi, que recebe dízimos, pagou dízimos,
10 - porquanto ele estava ainda nos lombos de seu pai quando Melquisedeque saiu ao encontro deste.
Versão atualizada de João Ferreira de Almeida
Quando a mulher foi criada, não tem nenhum comentário, o que certamente significa que ela herdou de Adão. O único conflito que alguém pode criar no Traducionismo é que ele pode fazer da alma um objeto que se divide originando do pai, da mãe ou de ambos.
A saída para tal problemática e entender que a alma acontece tanto como herança natural, sendo um ato criativo de Deus. Quanto ao corpo humano, ele traz uma herança genética, todavia todo processo de criação tem a determinação de Deus.
Salmo 139:13
Pois tu formates o meu interior, tu me tecestes no seio.
Jeremias 1:5
Antes que eu te formasse no ventre materno, eu te conheci, e antes, que saísses da madre, te consagrei, e te constitui por profeta às nações.
O texto de Jeremias mostra a onisciência de Deus, que conhece tudo, e sabe todos os eventos desde a eternidade.
Notoriamente o Senhor Deus está na regência do que acontece no universo e nada passa despercebido diante os seus soberanos olhos. Nenhuma forma de vida, luz, energia ou outro fenômeno dentro da metafísica pode ocorrer se não for por uma determinação superior.
Quanto à complexidade alma, encontramos um padrão de fatores que não tem como explicar com o entendimento natural, e sim; com os temas que são evidenciados na Bíblia Sagrada, de maneira que, quem tentar explanar no crivo humano fica fora da verdadeira realidade, e irá fazer apenas especulação sem o fundamento Divino.
Não existe como negar a existência e imortalidade da alma, de maneira que o próprio Jesus Cristo vaticinou o seguinte versículo.
Mateus 10:28
Disse Jesus: Não temos os que matam o corpo e não podem matar a alma; temei antes aquele que pode fazer perecer no inferno tanto a alma como o corpo.
Epilogo
Para conservar a alma livre de ser molestada na vida presente e conseguir a eternidade ao lado de Deus, só existe uma maneira. É aceitar a Jesus Cristo como o único salvador e andar em novidade de vida, fenômeno alcançando mediante a Graça que foi derramada em toda a humanidade.
João 3:16
Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna.
Romanos 3:23-24
23 - Porque todos pecaram e destituídos estão da glória de Deus;
24 - Sendo justificados gratuitamente pela sua graça, pela redenção que há em Cristo Jesus.
Jesus te ama
Pastor Robson Colaço de Lucena