A Gloria de Deus
A Gloria de Deus
Isaias 48:11
Por amor de mim, por amor de mim, o farei porque como seria profanado o meu nome? E a minha glória" Não darei a outrem."
Alusão
Durante o decorrer da historia da humanidade na face da terra, foi evidenciado vários eventos nos quais o homem almejou usurpar a gloria de Deus para si, sendo vitima também das astutas ciladas do diabo que é o mentor no mundo espiritual tendo em vista o ódio que ele sente de Deus e dos que andam em espírito e verdade.
Com isso, o ser humano é o principal alvo de satanás que acima de tudo deseja ser adorado como um deus, sendo esse o principal motivo da sua decadência diante de Deus que está acima de tudo.
No Antigo Testamento encontramos uma rica passagem no Livro do Êxodo capítulo sete, que narra o começo da libertação do povo Israelita que estava cativo no Egito; e o Senhor levantou o profeta Moisés que vaticinou dez pragas sobre aquela nação pagã.
O que chama atenção é um panteão de deuses profanos que eram designados para cada área. Os principais eram:
1. Hápi – deus do rio Nilo
2. Hegt – a deusa rã
3. Tot – o deus da magia
4. Ptah – o criador no universo (no paganismo)
5. Ápis e Hator – deus touro e deusa vaca
6. Isis – deusa da medicina
7. Reshpu – deus controlador da chuva e vento
8. Min – deus da fertilidade e colheita
9. Rá e Horus – deus do sol e deus solar
10. Amon-Rá – deus carneiro; e o próprio filho de faraó
Assim o Deus O Senhor executou dez pragas contra o povo egípcio, desmoralizando os deuses impotentes daquela nação.
1ª Praga:
Ás águas no rio Nilo e outras fontes se transformaram em sangue
(O Deus do Nilo, Hápi, não teve condição de fazer nada)
2ª Praga:
Peste de Rãs.
(A Deusa-Rã, Heqt, foi incapaz de defender)
3ª Praga:
Ás Cinzas se transformaram em piolhos
(Tot, senhor da magia foi humilhado)
4ª Praga:
Ás Moscas tomou Egito, menos em Gósen local de habitação dos Israelitas
(Ptah, criador do universo nada pode fazer)
5ª Praga:
Peste no Gado
(Hator, deusa-vaca e Ápis, deus-touro, nada puderam fazer para defender o rebanho)
6ª praga:
Tumores nos Egípcios
(Ísis, deusa-da-medicina, não teve condição de livrar ou curar.
7ª praga:
Trovões e Saraiva
(Reshpu, controlador das chuvas, relâmpagos e trovões também foi desmoralizado)
8ª Praga:
Os Gafanhotos destruíram todas as plantações
(Min, deus da fertilidade/protetor das colheitas não fez nada para livrar as plantações)
9ª praga:
Três dias de escuridão para os Egípcios
(Rá, o destacado deus-sol e Hórus um deus solar foram fragilizados)
10ª Praga:
O Anjo da morte matou todos os primogênitos do Egito, inclusive o filho de faraó, que para aquela nação era tido com um deus encarnado.
(Amon-Rá, representado como carneiro e o próprio filho de faraó foram incapazes de impedi-la)
Com essa seqüência de maldições, o Senhor Deus dos exércitos deu uma pequena demonstração da sua ira contra todos os que se opõem a sua soberania; de maneira que Ele é amor, bondade, e uma serie de atributos benignos que atua como dádivas para que a raça humana possa ser agraciada mediante a sua misericórdia.
Em outra extremidade, Deus na sua santidade e auto-justiça,e jamais entregará a sua honra para os mortais escarnecer deliberadamente; podemos observar que as religiões fora do verdadeiro cristianismo usam todos os argumentos para ferir a integridade do Deus, criador do universo.
Quando falo no verdadeiro cristianismo, faço menção dos evangélicos; tendo em vista que os cristãos católicos deliberadamente colocam a sua confiança em uma medianeira (Maria), que nada pode fazer nada em favor da salvação; exceto que Maria é salva no poder do Sangue de Jesus Cristo como todos os mortais.
Vejamos o que diz a Bíblia:
João 14:6
Disse Jesus: Eu sou o caminho, a verdade, e a vida; ninguém vem ao Pai, senão por mim.
Atos dos Apostolo 4:10-11-12
10 – Seja conhecido de vós todos, e de todo o povo de Israel, que em nome de Jesus Cristo, o nazareno, aquele a quem vós crucificastes e a quem Deus ressuscitou dentre os mortos, nesse nome está este aqui, são diante de vós.
11 – Ele é a pedra que foi rejeitada por vós, os edificadores, a qual foi posta como pedra angular.
12 – E em nenhum outro nome há, dado entre os homens, em que devamos ser salvos.
Embora muitas pessoas não tenham a intenção de ofender a Deus, terminam fazendo quando buscam refugio em outros seres mortais e frágeis, que são canonizados em um padrão que não se molda a Bíblia Sagrada que é o único Livro capaz de produzir vida material e espiritual. E quando a Sagrada Escritura mostra que Jesus é o único caminho que leva ao céu, que procurar outros meios certamente será condenado eternamente.
O Apostolo Paulo escrevendo aos Romanos, foi expressivo quando admoestou aos homens praticantes das idolatrias mundanas, os quais prevaricam contra Deus, pondo uma criatura como marco de adoração e culto.
Romanos 1:23-24-25
23 – E mudaram a glória do Deus incorruptível em semelhança da imagem de homem corruptível, e de aves, e de quadrúpedes, e de répteis.
24 – Por isso também Deus os entregou às concupiscências de seus corações, à imundícia, para desonrarem seus corpos entre si;
25 – Pois mudaram a verdade de Deus em mentira, e honraram e serviram mais a criatura do que o Criador, que é bendito eternamente. Amém.
Quando alguém põe um objeto e presta culto divino, notoriamente não é inocente, e sim, culpado diante de Deus; sabendo que nos em todo tempo o Senhor falou a todos os homens através do poder sobrenatural do Espírito Santo que diuturnamente trabalho na face da terra.
Em diversas oportunidades presenciei o testemunho de pessoas que falaram não terem a intenção de afrontar a Deus. Mas isso não é verdade porque todos têm uma consciência que acusa quando o homem faz algo errado. Existe um adágio que cita: “De boa intenção o inferno está cheio”.
Existe um caso interessante na Bíblia, quando Adão e Eva caíram no pecado de desobediência, e naquele momento não havia perto deles um pastor, crente ou até mesmo a Bíblia para mostra o delito. Todavia, eles perceberam que a comunhão com Deus havia sido malucada e imediatamente tentaram se esconder. Isso aconteceu porque eles foram tomados pela consciência. Dessa forma acontece com todos que tentam usurpar a Gloria de Deus, pensado que Ele não está percebendo.
Epilogo
Com esse pequeno estudo, aprendemos que toda Honra, Gloria, Adoração e Louver, é para Deus, soberano sobre todas as coisas. Quem fizer diferente peca e atrai todos os flagelos que a Palavra de Deus cita dentro dos Livros Sagrados.
Deixo apenas um versiculos no Livro do Profeta Isaias para que você reflita:
Isaías 42:8
Eu sou o Senhor; este é o meu nome; a minha glória, pois, a outrem não a darei, nem o meu louvor às imagens esculpidas.
Jesus te ama.
Pastor Robson Colaço de Lucena