Verdade

Verdade

Gênesis 2:15-17

15 - Tomou, pois, o Senhor Deus o homem, e o pôs no jardim do Édem para o lavrar e guardar.

16 - Ordenou o Senhor Deus ao homem, dizendo: De toda árvore do jardim podes comer livremente;

17 - mas da árvore do conhecimento do bem e do mal, dessa não comerás; porque no dia em que dela comeres, certamente morrerás.

Gênesis 3:11-19

11 - Deus perguntou-lhe mais: Quem te mostrou que estavas nu? Comeste da árvore de que te ordenei que não comesses?

12 - Ao que respondeu o homem: A mulher que me deste por companheira deu-me a árvore, e eu comi.

13 - Perguntou o Senhor Deus à mulher: Que é isto que fizeste? Respondeu a mulher: A serpente enganou-me, e eu comi.

14 - Então o Senhor Deus disse à serpente: Porquanto fizeste isso, maldita serás tu dentre todos os animais domésticos, e dentre todos os animais do campo; sobre o teu ventre andarás, e pó comerás todos os dias da tua vida.

15 - Porei inimizade entre ti e a mulher, e entre a tua descendência e a sua descendência; esta te ferirá a cabeça, e tu lhe ferirás o calcanhar.

16 - E à mulher disse: Multiplicarei grandemente a dor da tua conceição; em dor darás à luz filhos; e o teu desejo será para o teu marido, e ele te dominará.

17 - E ao homem disse: Porquanto destes ouvidos à voz de tua mulher, e comeste da árvore de que te ordenei dizendo: Não comerás dela; maldita é a terra por tua causa; em fadiga comerás dela todos os dias da tua vida.

18 - Ela te produzirá espinhos e abrolhos; e comerás das ervas do campo.

19 - Do suor do teu rosto comerás o teu pão, até que tornes a terra, porque dela foste tomado; porquanto és pó, e ao pó tornarás.

O que é a verdade no sentido gramatical

[Do lat. veritate.]

1. Conformidade com o real; exatidão, realidade.

2. Franqueza, sinceridade.

3. Coisa verdadeira ou certa.

4. Princípio certo.

5. Representação fiel de alguma coisa da natureza.

6. Caráter, cunho.

Verdade é a autêncidade dos fatos, e não omitir uma ação seja qual for às conseqüências ou benesses que ela venha a gerar – (Grifo – Robson Colaço).

A verdade pode ser dura, mas deve vir à tona há tempo e fora de tempo. Pois só a verdade pode tornar o mundo melhor. Ela dever ser expressa com amor, moderação e brandura. Nunca com objetivo de ferir ou magoar as pessoas que embora estejam vivendo em dolo (Mentira), elas devem conhecer e evidenciar esse substantivo feminino (Verdade), que muitas vezes tem destruído muitas vidas.

Após uma leitura Bíblica que demonstra onde surgiu a primeira mentira do homem. Também na gramática vimos o que a omissão da verdade pode gerar na vida de quem der vez, destruindo especialmente até aqueles que não têm culpa.

No Livro da Gênesis (Criação), está explicito uma recomendação que Deus havia feito ao homem, para que ele nunca comece o fruto da árvore do conhecimento do bem e do mal. Entretanto um dia Eva desobedeceu ao Senhor, levando também Adão às conseqüências desastrosas que converge aos dias atuais.

Mas o pior não foi à desobediência e sim, a mentira para cobrir este mal.

Primeiro – O homem não assumiu. Mas colocou a culpa em Eva

Segundo – Eva não Assumiu. Colocou a culpa na serpente

Se por sua vez., Deus indagasse a serpente, com certeza ela diria que os inimigos das nossas almas que entrou nela.

Se Deus partisse para o inimigo da nossa alma. Com certeza ele colocaria a culpa em Deus. Isso é: Deus seria o culpado da mentiras e desobediências do homem.

Normalmente, nós temos a ideologia de que quem não fala a verdade são as crianças. Mas isso é uma mentira. O ser humano é quem catequiza as crianças a mentirem, isso porque elas estão sempre a nos observar e copiar os nossos atos.

Romanos 3: 4

4 - De modo nenhum; antes seja Deus verdadeiro, e todo homem mentiroso; como está escrito: Para que sejas justificado em tuas palavras, e venças quando fores julgado.

Essa passagem Bíblica me faz lembrar-se de uma parábola que podemos tirar grande proveito para a nossa vida corriqueira.

Conta-se que certa feita a MENTIRA convidou a VERDADE, para que ambas fossem a um lago e tomassem o banho e se divertissem que é bom e natural. Mas a VERDADE não aceitou.

Depois de muita insistência feita por parte da MENTIRA, a VERDADE resolveu ceder, e foram felizes pelo caminho a conversar.

Ao chegar ao grande lago, a MENTIRA induziu a VERDADE, para que ambas tomassem banho nuas. Mas a VERDADE não aceitou de imediato. Porém mais uma vez cedeu. E ao tirarem as roupas elas entram no grande lago e foram nadando, nadando.

Em determinado momento, a MENTIRA saiu do lago bem rápida e vestiu a roupa da VERDADE, e logo após sumiu no meio do mundo.

MORAL DA ESTÓRIA – “AINDA HOJE A MENTIRA VIVE VESTIDA DA VERDADE”.

Essa estória ilustrativa nos deixa um rico exemplo do que vemos no dia, a dia das pessoas. Em que muitos mentem na maior naturalidade chegando a prejudicar a si mesmo e quem as cercam.

Apocalipse 22: 15

Ficarão de fora os cães, os feiticeiros, os adúlteros, os homicidas, os idólatras, e todo o que ama e pratica a mentira.

Quando se fala em mentira, não podemos deixar de fora este versículo em Apocalipse 21: 15. Em que a Carta Magna do Céu – Que é a Bíblia faz uma forte citação a respeito da mentira.

Observe que no Céu – Deus não tem nenhuma balança para medir pecados. Ele coloca todos dentro do mesmo artigo. De forma que devemos evitar esse caos em nossa vida. Porquanto que o mentiroso e igual ao assassino, segundo o que mostra a Palavra de Deus.

A Constituição humana é quem faz a diferença para os que roubam, matam, caluniam ou pratique qualquer ato. Mas cada um é julgado segundo a sua gravidade. E sentenciado segundo as suas conseqüências.

Quanto a Lei de Deus, Ela e bem diferente. Cada homem é pecador, e ninguém e melhor que outrem.

João 8:44

44 - Vós tendes por pai o Diabo, e quereis satisfazer os desejos de vosso pai; ele é homicida desde o princípio, e nunca se firmou na verdade, porque nele não há verdade; quando ele profere mentira, fala do que lhe é próprio; porque é mentiroso, e pai da mentira.

Na primeira Epistola de Paulo a Timóteo temos uma forte menção do grau comparativo da alguns pecados relacionados com a mentira

I – Timóteo 1:9-10

9 - reconhecendo que a lei não é feita para o justo, mas para os transgressores e insubordinados, os irreverentes e pecadores, os ímpios e profanos, para os parricidas, matricidas e homicidas,

10 - para os devassos, os sodomitas, os roubadores de homens, os mentirosos, os perjuros, e para tudo que for contrário à sã doutrina,

I João 1:10

10 - Se dissermos que não temos cometido pecado, fazemo-lo mentiroso, e a sua palavra não está em nós.

Com esse pequeno estudo devemos aprender que uma vida edificada com mentiras leva o homem à total separação de Deus. Em contra partida podemos clamar a graça que Jesus Cristo nos outorga e mudar de vida para podermos passar a eternidade com o Deus Pai todo poderoso.

Jesus te ama.

Pastor Robson Colaço de Lucena