Trichotomía

Trichotomía

Gênesis 22:4

Ao terceiro dia levantou Abraão os seus olhos, e viu o lugar de longe.

Introdução

Estamos diante de uma história Bíblia bem conhecida no mundo cristão, em que narra Deus cumprindo uma promessa feita ao profeta Abraão, no Livro da Gênesis capitulo 12; em que da descendência do patriarca sairia uma grande nação.

Porém Deus para provar a fé de Abraão, pediu que ele levasse o seu filho Isaque para o monte de Moriá, e ali o sacrificasse. E o homem de Deus obedeceu à voz divina, e na hora do holocausto o Senhor vendo a fidelidade do seu servo o aprovou e providenciou um cordeiro para aquela ocasião.

Se lermos o capitulo 22, percebermos a aflição que passou no coração de Abraão durante três dias, período que ele se deslocava para o evento determinado por Deus.

Conquanto que ao terceiro dia, Abraão viu o lugar de longe; que teologicamente classifica-se da seguinte forma:

1. Primeiro dia – A visão das coisas boas

2. Segundo dia – O desejo da Alma

3. Terceiro dia - Percebem-se as coisas espirituais, os olhos se abrem para Jesus que ressuscitou ao terceiro dia.

Assim como o homem está dividido em três partes, que chamamos de “Tricotomia”:

1. Corpo

2. Alma

3. Espírito

Obs – A terceira parte se relaciona diretamente com Deus – O espírito.

João 4:24

Deus é Espírito, e importa que os seus adoradores o adorem e espírito e em verdade.

No Antigo Testamento encontramos outras passagens que se relacionam com o número três, tendo uma figura Bíblia direta com Jesus Cristo.

O profeta Jonas, filho de Amitai, recebeu um chamado do Senhor para levar a Palavra na cidade de Nínive, e por razão pessoal: Que os Ninivias haviam arrancado as orelhas, os polegares, os dedões do pé, furado os olhos e decapitado a língua do seu pai. Ele aproveitou a oportunidade para se vingar daquele povo, e tentou fugir da presença de Deus para não levar a Palavra de arrependimento; sabendo que se os Ninivinas não se convertessem, certamente seriam destruídos.

Então o profeta em um ato covarde desceu para a cidade de Jope para pegar um navio que se deslocaria para a cidade de Tarsis; que ficava totalmente fora da rota determinada por Deus.

No entanto o Senhor mandou uma tempestade levando aquela navegação à deriva, chegando ao ponto de Jonas ser lançado ao mar e posteriormente um grande peixe o engoliu.

Jonas 1:17

Deparou, pois, o Senhor um grande peixe, para que tragasse a Jonas; e esteve Jonas três dias e três noites nas entranhas do peixe.

E Depois de Três dias e três noites Jonas se arrepende e clama a Deus.

Jonas 2:10

Falou, pois, o Senhor ao peixe, e ele vomitou Jonas na terra.

Também no Novo Testamento, encontramos diversas passagens que descreve o três com Jesus Cristo, sem falar que nos Evangelhos está à narrativa de quando Ele ressuscitou.

O Senhor Jesus cumprindo a sua missão de ficar por três dias na morte física mostra o seu poder como Deus, o único que da vida e pode tirar. Temos outros fatos interessantes que narra o seguinte:

1. A Trindade Santa

2. Morte de Jesus às três horas da tarde

3. Ressurreição ao terceiro dia

4. Os três fundamentos da salvação dos crentes.

Obs – Os três fundamentos são:

1. A Fé

2. A Esperança

3. O Amor

4.

I Aos Coríntios 13:13

Agora, pois, permanecem a Fé, a Esperança e o Amor, estas três, mas a maior destas é o amor.

II – Epilogo

Hoje estamos vivendo o período da Graça (graça sig – Favor feito a pessoa não merecida), não é mais necessário padecer como Abraão ou Jonas, isso porque Jesus Cristo fez todo o sacrifício em nosso lugar. Entretanto há milhões de pessoas que estão sofrendo sem precisão, tentando pagar sacrifício de tolo.

Tudo que Deus quer é a nossa obediência a sua Palavra e não ficar naqueles três dias de angustia de Abrão e Jonas. Jesus consumou a sua obra nos dando livre acesso ao Trono de Deus, e na ressurreição do nosso Rei, nós somos mais que vencedores.

Jesus te ama.

Pastor Robson Colaço de Lucena