Tesouro Oculto

Tesouro Oculto

Isaias 45:3

Eu te darei tesouros da escuridade e as riquezas encobertas, para que possas saber que Eu o Senhor, o Deus de Israel, que te chama pelo teu nome.

I - Síntese

O Senhor estava consolando o seu povo quando o mesmo passava grande adversidade em virtude da desobediência a sua Palavra; para que a nação de Israel, não fosse completamente extinguida.

Narrando as suas riquezas insondáveis que Ele prepara para os que são fieis a sua causa, e aos que são chamados pelo seu decreto. Notoriamente a versículo que lemos acima está narrando à morte e ressurreição de Jesus Cristo, que nos concedeu a riqueza da salvação a todos que o aceita como salvador.

Em segundo lugar a riqueza dos tesouros de Deus, se refere aos dons do Espírito Santo derramado nos corações quebrantados pelo amor de Jesus. Conquanto, que existem diversas referencias que mostras as fortunas espirituais de Deus para com o homem.

II – Prosperidade

No Livro de Provérbios, encontramos uma bela forma de falar na verdadeira prosperidade.

Provérbios 2:4-5

4 – Se o buscares como a prata e o procurares como os tesouros escondidos;

5 - Então entenderás o temor do Senhor, e acharás o conhecimento de Deus.

Versículo que narra à busca incansável por Deus, entendendo que a gloria do mundo passa.

Na idade média existia um grupo de homens místicos conhecidos como: “Alquimistas”. Eles passavam todo o tempo procurando a “Pedra Filosofal” (era a lenda de uma pedra azul que dava direito a não envelhecer); os quais também buscavam a formula secreta de transforma outros metais em ouro; conseqüentemente descobriram o mercúrio liquido que trouxe grandes benefícios para outros fins. Mas os alquimistas sofreram grande escárnio por todos da sua época por não encontrar a referida pedra.

Com isso entendemos que a verdadeira prosperidade, consiste em fazer a vontade Divina, e em contra partida as bênçãos matérias começam a acontecer.

Romanos 14:17

Porque o reino de Deus não consiste no comer e no beber, mas na justiça, na paz, e na alegria no Espírito Santo.

III – Riqueza Revelada

No Antigo Testamento também encontramos o Profeta Amós recebendo do Senhor uma grande dádiva, que com certeza todo ser humano gostaria de ganhar.

Amós 3:7

Certamente o Senhor Deus não fará coisa alguma, sem ter revelado o seu segredo aos seus servos, os profetas.

O profeta Amós era um homem simples, que vivia da agricultura e agropecuária; temente a Deus e andava em sinceridade diante todos. E o Senhor se agradando da obediência daquele servo, estendeu para todos os seus servos o dom de saber quando acontecerão algumas situações. Muitos dos que vivem na praticam do espiritismo desejam ardentemente receber essa dádiva. Mas é somente para os que andam em novidade de vida, dando frutos de arrependimento.

Observe que quando alguém vai depositar um grande valor, ou transportar para qualquer local o mesmo dinheiro, geralmente conduz o embrulho com aparência, simples para não chamar a atenção dos ladrões.

Da mesma maneira que no Antigo Testamento o Tabernáculo era coberto com pele de animais marinho para não chamar a atenção das nações ímpias, devidos os objetos de valores que existiam naquele local.

Assim aconteceu com o profeta Amós, homem simples e cheio do Espírito Santo. Talvez você imagine que uma pessoa que não mereça receber os dotes eternos. Entretanto, Deus faz revelações independente do nosso exterior, ou curso secular, pois a nossa alma é mui preciosa aos seus olhos.

O salmista Davi, cheio do Espírito Santo mostrou qual a verdadeira fortuna.

Salmo 51:6

Eis que desejas que a verdade esteja no íntimo; faze-me, pois, conhecer a sabedoria no secreto da minha alma.

Muitos questionam que é a verdade, como aconteceu com Pôncios Pilatos, procurador da Judéia durante o império de Tibério. Momento que ele interrogava a Jesus, procurando saber o que era a verdade.

João 18:38

38 Perguntou-lhe Pilatos: Que é a verdade? E dito isto, de novo saiu a ter com os judeus, e disse-lhes: Não acho nele crime algum.

Pilatos era um estadista, com grande conhecimento e cultura. Mas quando se abordava as coisas referentes a Deus, ele ficava procurando a verdade porque não havia recebido o Espírito Santo.

Jesus por sua vez mostrou que Ele é a verdade revelada a todos os homens que precisam do perdão do Pai celestial.

João 14:6

Disse Jesus: Eu sou o caminho, e a VERDADE, e a vida; ninguém vem ao Pai, senão por mim.

Também encontramos o evangelista Mateus registrando uma preciosa passagem que fala da verdadeira riqueza.

Mateus 6:19-20-21

19 - Não ajunteis para vós tesouros na terra; onde a traça e a ferrugem os consomem, e onde os ladrões minam e roubam;

20 – Mas ajuntai para vós tesouros no céu, onde nem a traça nem a ferrugem os consumem, e onde os ladrões não minam nem roubam.

21 - Porque onde estiver o teu tesouro, aí estará também o teu coração.

O verdadeiro tesouro é receber a salvação e paz através de Cristo.

IV – Epílogo

Existem presentes que marcam a nossa vida, mas os tempos os destroem ficando apenas a lembrança. Entretanto há uma dádiva que parte para a eternidade porque o Senhor assim constitui.

João 3:16

Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna.

Em Cristo está à verdadeira fortuna enviada de Deus para o homem ter uma vida de sucesso e a eternidade de gozo e paz. Se a criatura humana entrasse na sala do banquete do Senhor, com certeza o mundo seria melhor.

Cantares 2:4

Levou-me à sala do banquete, e o seu estandarte sobre mim era o amor.

Quando se fala em banquete espiritual, a Bíblia se refere à benção que o Senhor preparou desde a fundação do mundo para aquele que o ama.

Jesus te ama.

Pastor Robson Colaço de Lucena