Sete

Sete

Isaías 11:2

Repousará sobre Ele o Espírito do Senhor, Espírito de Sabedoria, Espírito do Entendimento, Espírito do Conselho, Espírito de Fortaleza, Espírito de Conhecimento e Espírito do Temor do Senhor.

Introdução

Em um pequeno estudo tenho o propósito de mostrar o número “Sete” na obra de Deus, que tem grande fundamento para a criação do mundo. Deus na sua divindade não precisou fazer um curso de matemática, engenharia ou arquitetura, isso porque Ele é:

1. Onipotente

2. Onipresente

3. Onisciente

4. Pré-Ciente

5. Pré-Existente

6. Imutável

7. Santo

Para algumas pessoas que não conhecem as Sagradas Escrituras, o “Sete” é o número do azar e também o do mentiroso. Porém isso é uma doutrina mística e herética, pois o “Sete” é o número da perfeição de Deus.

I – Criação

Deus criou o mundo em Sete dias:

Gênesis 2:2-3

3 - E havendo Deus acabado no dia Sétimo a sua obra, que tinha feito, descansou no Sétimo dia de toda sua obra, que tinha feito

4 – E abençoou Deus o dia Sétimo, e o santificou; porque nele descansou de toda a sua obra, que Deus criará e fizera.

A semana é composta por Sete dias:

1. Domingo

2. Segunda

3. Terça

4. Quarta

5. Quinta

6. Sexta

7. Sábado

No Antigo e Novo Testamento o Sete e utilizado em todos os aspectos, que iremos ver no transcorrer do nosso estudo.

II – Plenitude do Espírito Santo

Aprofundando em Isaias 11:2, veremos as Sete qualidades do Espírito Santo, trabalhando no ministério terreno de Jesus Cristo.

“Sobre Ele repousará o Espírito do (ou da)”

1. Senhor

2. Sabedoria

3. Entendimento

4. Conselho

5. Fortaleza

6. Conhecimento

7. Temor de Deus

Só há um Espírito Santo, porém manifestado com as Sete virtudes que vimos acima.

Efésio 4:4

Há um só corpo e um só Espírito, como também fostes chamados em uma só esperança da vossa vocação.

III – Sete na Escatologia Bíblia

Fazendo uma síntese nos livros Sagrados, especialmente no Apocalipse, encontramos as Sete punições para os ímpios na vinda de Jesus.

Apocalipse 1:4

João as Sete Igreja que se encontravam na Ásia: Graça e paz a vós outros da parte que é, que era, e que há de vir, da parte dos “Sete Espíritos” que se acham diante do trono de Deus.

Apocalipse 3:1

Ao anjo da Igreja em Sardo escreve estas coisas, diz aquele que tem os “Sete Espíritos” de Deus, e as “Sete Estrelas”.

Apocalipse 4:5

Do trono saem relâmpagos, vozes e trovões e diante do trono ardem “Sete tochas” de fogo que são “Sete Espíritos” de Deus.

Apocalipse 5:6

Então vi, no meio do trono e dos quatro seres viventes e entre os anciãos, de pé um cordeiro como tinha sido morto e ele tinha “Sete chifres” bem como “Sete olhos” que são “Sete Espíritos de Deus” enviados por toda a terra.

Obs

a) Sete chifres – Fala da plenitude de poder da Onipotência de Jesus Cristo;

b) Sete olhos – Falam da Onisciência e providencia de Jesus Cristo (Ver Zacarias 4:10)

IV – Testificando a Linguagem das Sete Igrejas da Ásia.

Livro de Apocalipse capítulos 2 e 3, fala das Sete Igrejas na Ásia (Vi Sete candeeiros de ouro)

Apocalipse 1:12

E virei-me para ver quem falava comigo. E virando-me, vi Seta castiçais de ouro.

“São as Sete Igrejas”

1) Igreja de Éfesos – Apocalipse 2:1-7

2) Igreja de Smirna – Apocalipse 2:8-11

3) Igreja de Pérgamo – Apocalipse 2:12:17

4) Igreja de Tiátira – Apocalipse 2:18-29

5) Igreja de Sardo – Apocalipse 3:1-6

6) Igreja de Filadélfia – Apocalipse 3:7-13

7) Igreja de Laudicéia – Apocalipse 3:14-22

Foram escritas “Sete Cartas” apresentando características nas respectivas Igrejas.

1) Atributo de Cristo

2) Elogio as Igreja

3) Estudo espiritual da Igreja

4) Advertência

5) Censura

6) Sentença

7) Promessa ao vencedor

Temos também “Sete Cartas” anteriores ao Apocalipse, relacionado a “Sete Igrejas”.

1) Roma

2) Corinto

3) Galáxia

4) Éfesos

5) Filipos

6) Colossos

7) Tessalonica

Obs – As demais cartas foram redigidas a pessoas, e não as Igrejas.

V – Mistérios

Deus em diversas vezes usou sinais para mostrar aos pecadores que eles devem reconhecer os seus atos e se reconciliar. Mas o ser humano tem a natureza pervertida e age contrario ao espírito.

Em uma linguagem simbólica na Bíblia, o Senhor mostra Sete selos, Sete trombetas e sete taças.

“Sete Selos”

Apocalipse 5:1

Vi na dextra do que estava sentado sobre o trono um livro escrito por dentro e por fora, selado com Sete selos.

Na Bíblia significa:

1) Posse

2) Garantia

3) Proteção

4) Segurança

5) Certeza

6) Autenticação

7) Inviolabilidade

”Especificando os Sete Selos”

Primeiro Selo – Vi então um cavalo branco com um cavaleiro com um arco. Alguns dizem que esse cavaleiro é Jesus. Porém a Bíblia mostra que ele é um homem totalmente antagônico.

Jesus é chamado de Príncipe da Paz, e o cavaleiro do primeiro selo é citado como cavaleiro do mau. (Ver Apocalipse 6:2)

Segundo Selo – Vi um cavalo vermelho e o seu cavaleiro que tirará a paz da terra. Isso quer dizer guerra. (Ver Apocalipse 6:3-4)

Terceiro Selo – Cavalo preto com uma balança. Fala da injustiça que culpa o inocente, e livra o culpado. (Ver Apocalipse 6:5)

Quarto Selo – Cavalo amarelo com o cavaleiro chamado morte. Fala de fome, peste, praga que a humanidade enfrentará. (Ver Apocalipse 6:8)

Quinto Selo – O Altar dos que haviam sidos mortos por amor a Jesus Cristo, o qual Deus fará justiça. (Ver Apocalipse 6:9)

Sexto Selo – Terremoto; o sol ficará negro e haverá diversos fenômenos geofísicos. Fala de um protesto da natureza contra as iniqüidades do homem. (Ver Apocalipse 6:12)

Sétimo Selo – Dará abertura aos toques das trombetas de Deus. (Ver Apocalipse 8:1)

“Mais Juízo sobre a terra sob as Sete Trombetas”

Primeira Trombeta – Saraiva de fogo; um terço da terra é destruída. (Ver Apocalipse 8:7)

Segunda Trombeta – Algo como uma grande montanha cai sobre o mar; um terço da vida marinha e das embarcações são destuidas. (Ver Apocalipse 8:8-9)

Terceira Trombeta – Rios e fontes de água são contaminadas; um terço de toda água da terra é poluída. (Ver apocalipse 8:10-11)

Quarta Trombeta – Escuridão na terra; desaparece um terço do brilho do sol, lua e estrelas (Ver Apocalipse 8:12)

Quinta Trombeta – A invasão por demônios em forma de gafanhotos gigantes; os habitantes da terra são atormentados por cinco meses. (Ver Apocalipse 9:1-11)

Sexta Trombeta – Uma horda de cavalos e cavaleiro infernais, isto é, seres infernais decaídos que estavam presos junto ao Rio Eufrates. João diz que o número deles era de duzentos milhões. (Ver Apocalipse 9:13-12)

Sétima Trombeta – São introduzidos os últimos e piores juízos de Deus sobre o reino do anticristo, sob as “Sete Taças”. (Ver Apocalipse 11:15)

“Últimos eventos de punição”

Primeira Taça – Chagas malignas sobre os adoradores da besta. (Ver Apocalipse 16:2)

Segunda Taça – O mar inteiro é contaminado e torna-se sangue. (Ver Apocalipse 16:3)

Terceira Taça – Os rios e fontes de água doce são contaminados (Ver Apocalipse 16:4)

Quarta Taça – Aumento de temperatura do sol queimando os homens. (Ver Apocalipse 16:8-9)

Quinta Taça – Trevas de nuvens envolve o reino do anticristo (Ver Apocalipse 16:10-11)

Sexta Taça – O Rio Eufrates seca; começa os primeiro acontecimentos da Batalha do Armagedom. (Ver Apocalipse 16:12-16)

Sétima Taça – Um terremoto mundial convulsionará violentamente sobre toda a terra anunciado o fim do mundo. (Ver Apocalipse 16:17-21)

VI – Síntese

Relatei um pouco do número “Sete”, como uma escolha de Deus, tanto para abençoar como para pedir contas dos nossos atos no mundo presente. Agora que aprendemos que tudo tem uma determinação Divina, quando alguém disser qualquer coisa por simples que pareça, você examine as Sagradas Escrituras e não passe por tolo.

As legiões malignas enganam a todos, especialmente as pessoas que andam na ignorância espiritual e não ganham tempo com Jesus Cristo e as coisas do céu.

VII – Epílogo

Chegamos ao fim de mais um estudo da Palavra de Deus, e vou fazer “Sete” perguntas, quero muito que você tenha condição de ser exato.

1. Quem é você?

2. Como estás diante de Deus?

3. Já fizestes alguma coisa para melhorar o seu relacionamento com o Senhor?

4. Tens feito alguma obra em favor do Reino de Deus

5. Se você morrer hoje para onde irás?

6. Tens certeza da sua salvação?

7. Quer aceitar Jesus como o teu único salvador?

Jesus te ama.

Pastor Robson Colaço de Lucena