Profeta Elias e o Espiritismo

Profeta Elias e o Espiritismo

Muitas são as especulações dos praticantes do espiritismo em relação ao profeta Elias e João Batista, de modo que erroneamente ensinam embustes aos seus seguidores e aos que não conhecem a Palavra de Deus com o propósito de afastar o maior número de pessoas da presença de Deus.

Todos os versículos da Bíblia estão ligados aos outros como um grande organismo vivo e espiritual; não existe como isolar-los porque seria como amputar um órgão do corpo humano ou até mesmo tirar uma peça do motor de um automóvel, o qual não funcionaria; sem falar os prejuízos para os demais componentes.

Em alguns versículos da Bíblia irei narra o engano dos espíritas e que inconscientes seguem as doutrinas de satanás.

II Reis 2:11

E sucedeu que, indo eles andando e falando eis que um carro de fogo, com cavalo de fogo, separou um do outro; e Elias subiu ao céu nem redemoinho.

A palavra reencarnação significa:

re + encarnar

Tornar a encarnar.

Reassumir a alma a forma material, em vidas sucessivas e diversas.

01 – O Espiritismo e os Primórdios da Igreja

Para reencarnar segundo a tese kardecista e pessoa tem que morrer e nascer novamente em outra esfera de vida. De imediato entendemos que Elias não morreu, foi tomado por Deus. Então percebemos o aleive quando alguém diz que Elias veio e encarnou em outro corpo uma vez que o mesmo.

Temos outro evento glorioso referente à Igreja do Senhor no arrebatamento em que todos os crentes fiéis serão transformados em um corpo glorioso e não passarão pela morte.

I Aos Coríntios 15:51-52-53-54-55

51 - Eis aqui vos digo um mistério: Nem todos morreremos mas, todos seremos transformados,

52 - num momento, num abrir e fechar de olhos, ao som da última trombeta; porque a trombeta soará, e os mortos serão ressuscitados incorruptíveis, e nós seremos transformados.

53 - Porque é necessário que isto que é corruptível se revista da incorruptibilidade e que isto que é mortal se revista da imortalidade.

54 - Mas, quando isto que é corruptível se revestir da incorruptibilidade, e isto que é mortal se revestir da imortalidade, então se cumprirá a palavra que está escrito: Tragada foi à morte na vitória.

55 - Onde está, ó morte, a tua vitória? Onde está, ó morte, o teu aguilhão?

Encontramos também os salvos em Tessalônica sofrendo sérios ataques das seitas heréticas que além de ensinar uma falsa doutrina estavam tirando a esperança daqueles que não tinham uma segurança quanto à vida eterna, e muitas vezes aderiam à ideologia de outras vidas no mundo presente. E o apostolo consolou aos salvos e deixou uma seria recomendação para que eles não caíssem em enganos que o espiritismo dissemina na face da terra.

I Aos Tessalonicenses 4:14-15-16-17-17-18

13 - Não queremos, porém, irmãos, que sejais ignorantes acerca dos que já dormem, para que não vos entristeçais como os outros que não têm esperança.

14 - Porque, se cremos que Jesus morreu e ressurgiu, assim também aos que dormem, Deus, mediante Jesus, os tornará a trazer juntamente com ele.

15 - Dizemos-vos, pois, isto pela palavra do Senhor: que nós, os que ficarmos vivos para a vinda do Senhor, de modo algum precederemos os que já dormem.

16 - Porque o Senhor mesmo descerá do céu com grande brado, à voz do arcanjo, ao som da trombeta de Deus, e os que morreram em Cristo ressuscitarão primeiro.

17 - Depois nós, os que ficarmos vivos seremos arrebatados juntamente com eles, nas nuvens, ao encontro do Senhor nos ares, e assim estaremos para sempre com o Senhor.

18 - Portanto, consolai-vos uns aos outros com estas palavras.

02 – Falsa Interpretação em Ralação a João Batista

Mateus 11:11-12-13-14-15

11 – Disse Jesus: Em verdade vos digo entre os que de mulher tem nascido, não apareceu maior que João Batista; mas aquele que é menor no Reino do Céu é maior que ele.

12 – E desde os dias de João Batista até agora se faz violência ao Reino dos Céus, e a força se apoderam dele.

13 – Porque a lei o os profetas duraram até João.

14 – E vós quereis da credito, é este o Elias que havia de vir.

Lucas 1:13

Mas o anjo disse: Zacarias, não temas, porque a tua oração foi ouvida, e Isabel a tua mulher, dará a luz a um filho, e lhe porás o nome de João.

Lucas 1:15

Porque será grande diante do Senhor, não beberá vinho, e será cheio do Espírito Santo.

Lucas 1:17

Irá adiante dele no espírito e poder de Elias, para converter os corações dos pais aos filhos, e os rebeldes à prudência dos justos, a fim de preparar para o Senhor um povo apercebido.

Nunca foi citado que João Batista foi reencarnação do profeta Elias em nenhuma passagem Bíblica, que procede de tal modo está inspirado nos falsos espíritos.

O anjo Gabriel mostrou que João Batista teria virtude semelhante ao profeta do Antigo Testamento com a mesma ousadia no Espírito Santo; também um ministério idêntico no sofrimento, perseguição e outros eventos.

Vejamos:

Elias repreendeu o Rei Acabe

I – Reis 18:17-18

17 - E sucedeu que, vendo Acabe a Elias, disse-lhe: És tu, perturbador de Israel?

18- Respondeu Elias: Não sou eu que tenho perturbado a Israel, mas és tu e a casa de teu pai, por terdes deixado os mandamentos do Senhor, e por teres tu seguido os baalins.

João repreendeu Herodes

Mateus 14:3-4

3 - Pois Herodes havia prendido a João, e, maniatando-o, o guardara no cárcere, por causa de Herodias, mulher de seu irmão Felipe;

4 - Porque João lhe dizia: Não te é lícito possuí-la.

A Bíblia usa termo comparativo entre os dois personagens que estamos estudando, mostrando como existe semelhança nos homens de Deus que deixaram as suas histórias e testemunhos para nossa edificação. Um dos conceitos da palavra história diz o seguinte: “História é o fato do passado relacionado com o presente”.

Voltando ao nosso estudo encontramos outras passagens da Bíblia que gera confusão na mente daqueles que não examinam ou aprendem erroneamente o que o Senhor quer falar. Geralmente acontece com os seguidores dos ensinamentos de demônios.

No Evangelho de Lucas encontramos o seguinte:

Lucas 17:12-13

12 – Mas digo-vos que Elias já veio e não o conheceram, mas fizeram o que quiseram. Assim farão eles também padecer o Filho do homem.

13 – Então entenderam os discípulos que falara de João Batista.

Os discípulos entenderam quer era João Batista, Jesus não disse que era, no entanto a mente humana sempre está inclinada a compreender um mundo espiritual segundo o seu entendimento. Embora o Senhor revele os seus estatutos de uma maneira simples.

Outra passagem clara que os pagãos distorcem e a seguinte:

Lucas 9:29-30-31

29 – E estando falando ele orando, transfigurou-se e a aparência do seu rosto, e os seus vestidos ficaram brancos e mui resplandecentes.

30 – E Eis que estavam falando com Ele dois varões que eram Moisés e Elias.

31 – Os quais apareceram com gloria e falavam da sua morte, a qual havia de cumprisse.

Um dado interessante foi que na transfiguração João Batista já havia sido decapitado por ordem do reio Herodes.

Mateus 14:9-10

9 - Entristeceu-se, então, o rei; mas, por causa do juramento, e dos que estavam à mesa com ele, ordenou que se lhe desse,

10 - E mandou degolar a João no cárcere.

Então se João Batista havia morrido, ele é quem deveria aparecer naquele local, e não o profeta Elias. Não precisar ser teólogo para dissertar esses versículos; é necessário ter o Espírito Santo para não sair pelo mundo a fora ensinando ou aprendendo a Bíblia de forma errada.

A transfiguração é um dom de maravilha vinda da parte de Deus que somente Jesus Cristo tem autoridade para executá-lo diante dos homens. Em contradição ao ensinamento divino os kardecistas invocam espíritos imundos que imitam familiares morreram e muitas vezes operam sinais no ritual de mesa branca para impressionar os ignaros em relação á Palavra de Deus.

Levitico 19:31

Não vos voltareis para os que consultam os mortos nem para os feiticeiros; não os busqueis para não ficardes contaminados por eles. Eu sou o Senhor vosso Deus.

Levitico 20:6

Quanto àquele que se voltar para os que consultam os mortos e para os feiticeiros, prostituindo-se após eles, porei o meu rosto contra aquele homem, e o extirparei do meio do seu povo.

Encontramos também nas igrejas que imitam as evangélicas em que os cultos são verdadeiras sessões de espiritismo para enganar o maior número de salvo.

Atos dos Apóstolos 19:13

Ora, também alguns dos exorcistas judeus, ambulantes, tentavam invocar o nome de Jesus sobre os que tinham espíritos malignos, dizendo: Esconjuro-vos por Jesus a quem Paulo prega.

Mateus 24:24

Porque hão de surgir falsos cristos e falsos profetas, e farão grandes sinais e prodígios; de modo que, se possível fora, enganariam até os escolhidos.

O Senhor condena quem pratica a necromancia (consultar os mortos), porque abre uma porta para operação do espírito de engano, aquele que começou na vida de Adão e Eva, e tem se estendido aos dias atuais. Não adianta o homem querer anelar pelos mistérios precocemente porque existe um tempo determinado para tudo.

Isaias 29:4

Então serás abatida, falarás de debaixo da terra, e a tua fala desde o pó sairá fraca; e será a tua voz debaixo da terra, como a dum necromante, e a tua fala assobiará desde o pó.

Efésios 2:1-2

1 - Ele vos vivificou, estando vós mortos nos vossos delitos e pecados,

2 - nos quais outrora andastes, segundo o curso deste mundo, segundo o príncipe das potestades do ar, do espírito que agora opera nos filhos de desobediência.

Entretanto o próprio João Batista foi enfático quando citou; “EU NÃO SOU ELIAS”, isso porque era sincero e convicto da sua chamada ao ministério Divino de anunciar a vinda do Verdadeiro Messias (Jesus Cristo).

João 1:19-20-21-22

19 - E este foi o testemunho de João, quando os judeus lhe enviaram de Jerusalém sacerdotes e levitas para que lhe perguntassem: Quem és tu?

20 - Ele, pois, confessou e não negou; sim, confessou: Eu não sou o Cristo.

21 - Ao que lhe perguntaram: Pois que? És tu Elias? Respondeu ele: Não sou. És tu o profeta? E respondeu: Não.

22 - Disseram-lhe, pois: Quem és? para podermos dar resposta aos que nos enviaram; que dizes de ti mesmo?

23 - Respondeu ele: Eu sou a voz do que clama no deserto: Endireitai o caminho do Senhor, como disse o profeta Isaías.

A missão do João Batista foi de preparar a humanidade para vinda de Jesus Cristo. Como precursor do nosso Salvador, ele terminou o ministério dos profetas para que a graça superabundasse na face da terra e os homens conhecessem a Deus com intimidade. O Senhor jamais aprovou o ensinamento herege que as seitas distribuem em todas as localidades.

O espiritismo é uma forte arma que o diabo usa para ceifar a vida daqueles que não querem o compromisso com Jesus Cristo; e infelizmente tem conseguido êxito, especialmente porque os pecadores deixam de receber os manjares do Senhor para se alimentar com o restolho do inimigo das nossas almas.

Dissertando o Antigo Testamento

Malaquias 4:5

5 - Eis que eu envio o profeta Elias antes que venha o grande e terrível dia do Senhor.

6 - Naquele dia, diz o Senhor, congregarei a que coxeava, e recolherei a que tinha sido expulsa, e a que eu afligi.

Em Malaquias 4:5-6 lemos que o Senhor enviará o profeta Elias antes que venha o grande e terrível dia do SENHOR. Sua missão será de restaurar a o povo de Israel, que está em vias de se desintegrar. A este respeito existe alguma confusão por causa do que se lê em Mateus 17:9-13, e Marcos 9:9-13: os discípulos àquela altura não compreendiam que o Messias deveria vir primeiro como o servo sofredor e salvador, para ser rejeitado pelos homens (Conforme Isaías 53), e uma segunda vez para julgamento e para estabelecer o seu reino na terra (por exemplo, Isaías 62); o Senhor Jesus portanto, esclareceu que Elias ainda vem para restaurar todas as coisas, no entanto João Batista veio no espírito de Elias (Lucas 1:13-17); em Mateus 11:14 Ele diz que se Israel o quisesse reconhecer, isto é, o reino, então João Batista teria cumprido a função de Elias; a nação recusou, portanto Elias ainda está para vir para executar o seu trabalho de restauração. João Batista era o precursor nas profecias (Malaquias 3:1, Isaias 40:3-5, Mateus 3:1-6, 11:7-10, João 1:19-23).

Epilogo

Quando Jesus Cristo declarou que João Batista representava Elias que havia de vir; estava mencionando que a profecia estava se cumprindo, uma vez que a lei e os profetas duraram até João.

Mateus 11:13-14-15-16-17-18

13 - Pois todos os profetas e a lei profetizaram até João.

14 - E, se quereis dar crédito, é este o Elias que havia de vir.

15 - Quem tem ouvidos, ouça.

16 - Mas, a quem compararei esta geração? É semelhante aos meninos que, sentados nas praças, clamam aos seus companheiros:

17 - Tocamo-vos flauta, e não dançastes; cantamos lamentações, e não pranteastes.

18 - Porquanto veio João, não comendo nem bebendo, e dizem: Tem demônio.

19 - Veio o Filho do homem, comendo e bebendo, e dizem: Eis aí um comilão e bebedor de vinho, amigo de publicanos e pecadores. Entretanto a sabedoria é justificada pelas suas obras.

O escritor aos Hebreus inspirado pelo Espírito Santo foi imperativo quando determinou que ao homem está ordenado morrer uma só vez, vindo depois disso o juízo. Destruiu qualquer tese humana e herética que tente forjar a reencarnação

Hebreus 9:27

E, como aos homens está ordenado morrerem uma só vez, vindo depois o juízo.

Para os que tentam desvendar os mistérios de Deus deixo o versículo que está no Antigo Testamento que cita o seguinte:

Deuteronômio29:29

As coisas encobertas pertencem ao Senhor nosso Deus, mas as reveladas nos pertencem a nós e a nossos filhos para sempre, para que observemos todas as palavras desta lei.

Jesus te ama.

Pastor Robson Colaço de Lucena