A SANTA PÁSCOA
A páscoa é a comemoração da libertação do povo de Deus de mais de dois séculos de escravidão no Egito, há cerca de 3300 anos atrás.
Os Evangelhos de Lucas, Marcos e Mateus narram que em Jerusalém se comemorava a Páscoa, segundo a tradição de Moisés, cumprindo a ordem do Senhor: "E este dia vos será por memória, e celebrá-lo-eis por festa ao Senhor como estatuto perpétuo". (êxodo 12:14)
Jesus sabia que aquela era a mais importante de todas as comemorações da Páscoa, sendo determinada por Deus, para que Ele fosse entregue como o Cordeiro Pascal. Ele disse: “... daqui há dois dias é a Páscoa e o Filho do Homem será entregue para ser crucificado".(Mateus26:2).
Jesus então convidou seus discípulos para essa comemoração. E eles perguntaram: onde queres que façamos os preparativos para comeres a Páscoa? E ele então chamando à Pedro e João, os mandou dizendo: olha, vocês irão à cidade (Jerusalém) e lá encontrarão um homem, na entrada da cidade, levando um cântaro de água.
Vocês vão seguir aquele homem, por onde ele for e na casa que ele entrar vocês também entrarão e então dirão ao dono da casa: "O Mestre mandou dizer que o tempo Dele está próximo e Ele quer celebrar em sua casa, a Páscoa com os seus discípulos. O meu Senhor precisa de um lugar para passar a Páscoa”. E chegada a tarde, assentou-se à mesa com seus discípulos e então Ele disse: "Eu desejei muito comer esta Páscoa convosco". (Lucas 22:8,15)
Aquele era o momento; e aquela era a Páscoa esperada por mais de 3000 anos, desde a queda do homem no jardim do Éden. Era o momento da redenção! O momento de ligar o abismo que separava o homem pecador de Deus. Era o reencontro do homem com o seu Criador!
E Ele tomando o cálice disse: "Esse é o meu sangue que é derramado por vós". O Cálice da nova aliança. E tomando o pão disse: "esse é o meu corpo que eu dou por vós”. (Lucas 22:7 a 20). Jesus disse ainda, que cada vez que ceássemos fizéssemos em memória Dele. Ele estava se referindo àquela ceia, a ceia da páscoa.
Logo após, traído por Judas foi entregue aos soldados romanos, julgado, condenado e em seguida morto, cumprindo a profecia de Isaías 53, que diz que: "Como um cordeiro mudo foi levado... mas Ele tomou sobre si as nossas enfermidades e as nossas dores levou sobre si.. e o castigo que hoje nos traz a paz estava sobre Ele. ...e pelas pisaduras Dele fomos sarados. Todos nós andávamos desgarrados, mas o Senhor fez cair sobre Ele a iniqüidade de nós todos".
Neste momento, rasgou-se o véu no Santo Lugar e nos foi dado acesso a vida eterna. Céus e terra esperavam por esse momento. A terra tremeu, houve trevas sobre a terra, as pedras se fenderam, os sepulcros se abriram e mortos ressuscitaram (Mateus 27: 52 e 53).
A Páscoa marca a ressurreição de Jesus dentre os mortos. Ele venceu a morte trazendo as chaves do inferno e da morte. "Pela morte Ele aniquilou o que tinha o império da morte, o diabo". (Hebreus 2:14)
"Assim pois comereis: ...esta é a Páscoa do Senhor. ...E este dia vos será por memória, e celebrá-lo-eis por festa ao Senhor: em todas as vossas gerações o celebrareis por estatuto perpétuo." (Êxodo 12:14).
É na páscoa que recebemos nossa maior vitória como filhos de Deus! "Porque Cristo, a nossa páscoa, foi sacrificado por nós. Pelo que façamos festa,... com os pães ázimos da sinceridade e da verdade". (I Corintios: 5:7).
Neste domingo, vamos comemorar a verdadeira Páscoa ceando na presença do Senhor Jesus.
Desejo que todos tenham uma Feliz Páscoa.
((((Plínio))))
Redação em 22/03/2008 14:59:00