O Prumo de Deus

O Prumo de Deus

Amós 7:7-8

07 - Mostrou-me também assim: eis que o senhor estava junto a um muro levantado a prumo, e tinha um prumo na mão.

08 - Perguntou-me o Senhor: Que vês tu, Amós? Respondi: Um prumo. Então disse o Senhor: Eis que eu porei o prumo no meio do meu povo Israel; nunca mais passarei por ele

Amós, homem de Tecoa, que fica à 20Km ao sul de Israel. Era boieiro, apanhador de sincomaro; e seguia em grande obediência ao Senhor. Não era profeta, mas Deus o chamou para o seu Ministério, como o único daquela época.

I – Sintetizando

Na visão de Amós, Deus estava medindo a Jerusalém para ser destruída; e percebemos que o profeta não teve coragem de orar em favor daquele povo, porque aquela nação não se encontrava no prumo de Deus, em um sentido espiritual.

Notoriamente os versículos e penetrante ao ponto de testificar com o que o escritor aos Hebreus citou no Novo Testamento.

Hebreus 4:12

Porque a palavra de Deus é viva e eficaz, e mais cortante do que qualquer espada de dois gumes, e penetra até a divisão de alma e espírito, e de juntas e medulas, e é apta para discernir os pensamentos e intenções do coração.

Se Deus novamente passa-se o prumo na vida das pessoas que vivem na atualidade, certamente a maioria ficaria dentro do versículo escrito por Amós. Quanto aos Israelitas citados pelo profeta de Deus, como conseqüência das desobediências ao Senhor, foram levados ao cativeiro em Babilônia. Os muros espirituais daquele povo não estavam aprovados pela Palavra de Deus.

II – Veterotestamentário

II Reis 21:13

Estenderei sobre Jerusalém o cordel de Samária e o prumo da casa de Acabe; e limparei Jerusalém como quem limpa a escudela, limpando-a e virando-a sobre a sua face.

Este fenômeno custou muito caro para aqueles homens que andavam em rebelião ao Senhor. De forma que Ele media Jerusalém conforme o seu estatuto Divino. O prumo na casa do Rei Acabe, foi contundente para que todos os que contradiziam ao mandamento Divino.

No Livro de Josué capitulo 6 (seis), encontramos um texto que narra o livramento que Deus concedeu a Raabe, uma prostitua, pela razão da mesma reconhecer a condição espiritual do povo de Israel e dar abrigo para dois espias de Josué.

No momento em que os muros romperam, Raabe havia colocado uma fita escarlate na sua janela da sua casa como símbolo, que estava ao lado dos Israelitas, e conseqüentemente toda muralha que protegia a cidade de Jericó foi ao chão, restando somente à casa de Raabe que ficava em cima da muralha.

A fita escarlate era o símbolo do Sangue de Jesus, o que justifica o mais vil pecador; e Ele quer marcar a sua vida nesse momento, para quando chegarem os dias de dificuldade você está protegido do destruidor.

III – Neotestamentário

Quando Jesus Cristo foi crucificado, a cruz ficou no prumo caso contrario ela cairia com o nosso mestre.

Lucas 23:33

Quando chegaram ao lugar chamado Caveira, ali o crucificaram, a ele e também aos malfeitores, um à direita e outro à esquerda.

Jesus estava pondo o prumo sobre a terra, com os braços abertos dizendo: Venham todos que estão minha direita que se acham bom; e todos que estão à esquerda que se julgam condenados.

No mesmo evento, encontramos dois malfeitores ao lado do Senhor; enquanto um murmurava contra Cristo o outro pedia clemência. Em resposta Ele disse:

Lucas 23:42-43

42- Então disse: Jesus, lembra-te de mim, quando entrares no teu reino.

43 - Respondeu-lhe Jesus: Em verdade te digo que hoje estarás comigo no paraíso.

Um ladrão conseguiu entrar no prumo de Deus, e o outro a condenação por não se arrepender dos seus pecados.

IV – Epilogo

Hebreus 12:2

Fitando os olhos em Jesus, autor e consumador da nossa fé, o qual, pelo gozo que lhe está proposto, suportou a cruz, desprezando a ignomínia, e está assentado à direita do trono de Deus.

Olhando para Jesus o prumo dos pecadores, João Batista citou:

João 1:29

No dia seguinte João viu a Jesus, que vinha para ele, e disse: Eis o Cordeiro de Deus, que tira o pecado do mundo.

Jesus te ama.

Pastor Robson Colaço de Lucena

Visite o site: http://missaoamerica.com.br