A Paz é Fruto Da Justiça

A PAZ É FRUTO DA JUSTIÇA

D. Geraldo Majella Agnelo

Cardeal Arcebispo de Salvador

Gentileza de Antoni BigCuore*

Prezados irmãos e irmãs em Cristo, bom dia! Transcrevo para vocês o texto do Cardeal Geraldo M. Agnelo, Arcebispo de Salvador, sobre a Campanha da Fraternidade do ano de 2009, para que possa merecer uma reflexão de todas as pessoas de boa vontade.

“Com esse lema, a CNBB, motiva a CF/2009, que tem como tema: Fraternidade e segurança pública”. Não há necessidade de justificar essa opção porque a violência domina o Brasil, tanto nas capitais como no interior, e cresce assustadoramente, resistindo a medidas já tomadas para o seu combate. O poder constituído apresenta projetos, da cabeça do povo saem sugestões, mas a sociedade brasileira ainda esta muito distante de uma solução que resgate a tranqüilidade do povo e conduza os brasileiros para uma cultura de paz".

"A proposta da CF/2009 proclama, por meio do seu lema, que a violência é conseqüência da injustiça nas suas varias manifestações, também no que toca à igualdade. Infelizmente vivemos numa realidade profundamente injusta e desigual. A diferença entre o salário mínimo e os salários máximos vai muito alem do admissível, permitindo que poucos tenham muito e muitos possuam pouco ou mesmo nada. Esse cenário social gera revolta manifestada nas formas mais brutais de agressividade".

"O combate à violência passa obrigatoriamente pela pratica da justiça. Há mais de meio século quando as pessoas não viviam tão inseguras e temerosas como hoje, o papa Pio XII já anunciava que a paz é fruto da justiça".

"E agora, na primeira década do novo século, os bispos do Brasil compreendem que a luta pela paz só será vitoriosa quando o povo e os governantes, os privilegiados e os excluídos fraternalmente se unirem para estabelecer a justiça como primeira pedra da nova sociedade".

(conf. Liturgia Diária, da Paulus Editora, Março/2009, contra-capa).

Assino em baixo!. Entendemos que efetivamente a PAZ é fruto sim da JUSTIÇA!.

Infelizmente, nosso País é profundamente injusto!. As diferenças salariais são gritantes!. Enquanto o Ministro do S.T.F. ganha a bagatela de 24.000,00, reais por mês, o salário mínimo é 465,00!!!

E nós pobres aposentados que ganhamos um pouco acima do mínimo(e pagamos para isto!)? Estamos sofrendo um achatamento BRUTAL em nossos já parcos rendimentos!!!.

Eu paguei quase o máximo nos últimos 15 anos, estou ganhando 2,15 salários agora com este “reajuste” que o Lula nos deu!

Isto é um pequeno exemplo de INJUSTIÇA que grassa em nosso País; enquanto um Deputado Federal custa mensalmente aos cofres públicos, cerca de 300.000,00 reais por mês!!!! Pasmem!!!

Felizmente apareceu uma luz no fim do túnel. O projeto do senador Paulo Paim RS., já foi aprovado no Senado e, no momento, se encontra nas mãos do Relator da Comissão de Justiça da Câmara do Deputados, Sr. Faria de Sá, o qual prevê que o aposentado deverá ganhar SEMPRE atualizado o valor, que recebeu quando se aposentou.

Ou seja, se uma pessoa se aposentou com 5 salários mínimos, tem que ganhar sempre 5 salários mínimos atualizados!!!

Vamos orar para que esta INJUSTIÇA seja deletada dos arquivos nacionais da injustiça social!!!

====================================================

(*) autor é Cantor e escritor em SP.sp. Acesse sua página na net – http://www.recantodasletras.com.br/autores/antonibigcuore. Sao mais de 800 textos, de boa qualidade, à sua disposição! Confira!!!(sp.sp. 07 de março de 2.009, sábado, às 10,59 hrs.)

===================================================