Jesus Chorou

Jesus Chorou

João 11:35

Jesus chorou.

Gramática: Chorar – Ato de derramar lagrimas, por saudade, dor, etc.

I – Choro de Cristo

O versículo acima e parte da história de Lazaro, irmão de Maria e Marta, os que seguiam a Jesus e o hospedara. O Senhor os amava muito, e em certa oportunidade que estava pregando em Jerusalém, foram avisá-lo que Lazaro estava muito doente. No entanto Jesus sabia do que se passava; vindo visitá-lo ao quarto dia depois que fora sepultado.

Vale apenas notificar que entre Jerusalém e Betânia a distancia era apenas de 3 Km, ou seja 25 minutos que na linguagem Bíblia é de 15 estádios.

Na vinda de Jesus para Betânia, Marta correu ao seu encontro e o Senhor a consolou, indo nesse momento em direção ao tumulo de Lazaro. Chegando aquele lugar sepulcral, mandou que removessem a pedra que fechava a caverna e falou: Lazaro, sai para fora!

O Jovem falecido era bem amado por Cristo, de forma que voltou para a vida terrena. Isso aconteceu para que o nome de Deus fosse exaltado diante de toda a humanidade.

Jesus estava à pequena distancia daquele fúnebre acontecimento, e como Deus Ele sabia de tudo que se passava. Mas para dar uma lição da sua soberania e poder, deixou que o seu amigo morresse para posteriormente suscitá-lo.

Deus está perto da humanidade, sendo que a vitória pertence aqueles que clamam o livramento e realmente crê na graça que Nele superabunda.

II – Choro Imperial

O rei Ezequias, que se julgava muito importante, em certo dia foi acometido de uma enfermidade na perna, período esse que Deus mandou o profeta Isaias lhe entregar uma mensagem dizendo: Põe tua casa em ordem – Isso significava que o rei morreria.

II Reis 20:1-3-3

1 - Por aquele tempo Ezequias ficou doente, à morte. O profeta Isaías, filho de Amoz, veio ter com ele, e lhe disse: Assim diz, o Senhor: Põe em ordem a tua casa porque morrerás, e não viverás.

2- Então o rei virou o rosto para a parede, e orou ao Senhor, dizendo:

3 - Lembra-te agora, ó Senhor, te peço, de como tenho andado diante de ti com fidelidade e integridade de coração, e tenho feito o que era reto aos teus olhos. E Ezequias chorou muitíssimo.

E como Ezequias era fiel ao Senhor do universo, fez que Soberano determinasse uma nova ordem. Que a sua vida terrena fosse acrescentada mais quinze anos.

II Reis 20-4-5-6

4 - E sucedeu que, não havendo Isaías ainda saído do meio do pátio, veio a ele a palavra do Senhor, dizendo:

5 - Volta, e dize a Ezequias, príncipe do meu povo: Assim diz o Senhor Deus de teu pai Davi: Ouvi a tua oração, e vi as tuas lágrimas. Eis que eu te sararei; ao terceiro dia subirás à casa do Senhor.

6 - Acrescentarei aos teus dias quinze anos; e das mãos do rei da Assíria te livrarei, a ti e a esta cidade; e defenderei esta cidade por amor de mim, e por amor do meu servo Davi.

Mostra que quando se anda em fidelidade diante de Deus grande dádivas são determinadas na nossa jornada peremptória.

III – Choro de Pecador

Davi, que era integro com o Reino de Deus, em certo dia não tendo o que fazer resolveu cair no pecado de adultério com Bete Seba esposa do soldado Urias. E sentindo a separação do Espírito de Deus, arrependeu-se.

Salmo 38:6

Estou encurvado, estou muito abatido, ando chorado o dia todo.

O rei Davi passou por um processo difícil, mas mostrando-se arrependido para com Deus, recebeu o perdão e teve uma nova vida.

IV – Choro Pelo Messias

Estando Jesus Cristo ao caminho do golgota, as mulheres que o acompanhava choravam amargamente pensando que resolveriam alguma coisa.

Mas além da dor e sofrimento de Cristo, Ele teve forças para consolar as mulheres e advertir a grande destruição que assolaria aquele povo.

Lucas 23:28-29-30-31

28 - Jesus, porém, voltando-se para elas, disse: Filhas de Jerusalém, não choreis por mim; chorai antes por vós mesmas, e por vossos filhos.

29 - Porque dias hão de vir em que se dirá: Bem-aventuradas as estéreis, e os ventres que não geraram, e os peitos que não amamentaram!

30 - Então começarão a dizer aos montes: Caí sobre nós; e aos outeiros: Cobri-nos.

31 - Porque, se isto se faz no lenho verde, que se fará no seco?

A árvore verde e jovem que Jesus estava falando era Ele mesmo, que seria consumido pelo intenso calor da dos pecados humanos

E o lenho seco, era Jerusalém, que seria assolada pelas idolatrias e por não ter recebido o Messias (Cristo), cumprindo-se o que fora vaticinado pelo profeta Ezequiel.

Ezequiel 20:47

E dize ao bosque do sul: Ouve a palavra do Senhor: Assim diz o Senhor Deus: Eis que acenderei em ti um fogo que em ti consumirá toda árvore verde e toda árvore seca; não se apagará a chama flamejante, antes com ela se queimarão todos os rostos, desde o sul até o norte.

As nações gentias que não aceitaram a Jesus como salvador de suas almas ficarão aqui na terra sob a égide do anticristo. Lembrando que ouve uma desolação em Israel no ano 70 d.C, com o general Tito, arrasando os Judeus, e outro evento ocorreu na segunda guerra mundial quando Adolf Hitler matou mais de seis milhões de Judeus. Sem falar que eles tem sofrido até os dias atuais.

V – O Último Pranto

O evangelista João, estava diante do Livro Selado, e chorava muito. Mas Jesus consolou e abriu o Livro para nos dar vitória e julgar o inimigo das nossas almas.

Apocalipse 5:4-5

4 - E eu chorava muito, porque não fora achado ninguém digno de abrir o livro nem de olhar para ele.

5 - E disse-me um dentre os anciãos: Não chores; eis que o Leão da tribo de Judá, a raiz de Davi, venceu para abrir o livro e romper os sete selos.

Essa é o nosso triunfo...

Apocalipse 21:4

E Jesus enxugará de seus olhos toda lágrima; e não haverá mais morte, nem haverá mais pranto, nem lamento, nem dor; porque já as primeiras coisas são passadas.

VI – Epilogo

Não é mais necessário chorar pela morte de Jesus; Ele ressuscitou. Mas se sair alguma lagrima dos nossos olhos que sejam de arrependimento pelos nossos atos, ou por amor a Deus e anseio pela vida eterna.

Jesus te ama.

Pastor Robson Colaço de Lucena