Espírito de Temor
Espírito de Temor
Uma das causas que freqüentemente atormenta a humanidade é o temor; para alguns estudiosos é apenas uma ação psicológica mediante traumas e sensação de insegurança. No entanto a Palavra de Deus evidencia que a maior parte do temor é ocasionado por ação do diabo que veio para desde o principio da criação trabalha para atormentar e condenar o homem.
Vejamos o significa da palavra temor segundo o dicionário de Língua Portuguesa:
Temor
Do Latim - Timore
s. m.,
Medo; susto; pavor; terror; receio;
Na Bíblia Sagrada o temor ou medo tem um sentindo complexo que move um mundo espiritual notoriamente não perceptível aos olhos dos homens. E para ter vitória sobre essa ação devemos ter Jesus Cristo o único salvador recebendo automaticamente o Espírito Santo que determina a vitória sobre qualquer sentimento negativo que possa surgir.
Vejamos o significa da palavra temor a luz da Bíblia:
II Timóteo 1:7
Porque Deus não nos deu o espírito de temor, mas de poder, de amor e de moderação.
I - Medo na Enfermidade
Normalmente quando alguém é acometido de uma enfermidade grave começa a sentir medo em virtude da incerteza futura ocasionada pelo inconveniente da doença; de forma todo pensamento negativo entra na mente desta pessoa tendo como principal agravante a carência de Deus. Todos os que caminham segundo a vontade do Espírito Santo não sofrem com o medo, pelo contrario, recebem a certeza de uma vida futura.
João 5:24
Em verdade, em verdade vos digo que quem ouve a minha palavra, e crê naquele que me enviou, tem a vida eterna e não entra em juízo, mas já passou da morte para a vida.
II Aos Coríntios 5:4
Porque, na verdade, nós, os que estamos neste tabernáculo, gememos oprimidos, porque não queremos ser despidos, mas sim revestidos, para que o mortal seja absorvido pela vida.
O Apostolo João escrevendo em suas epistolas fez questão de enfatizar a saúde da alma como o mais importante, de maneira que devemos tratar bem do nosso corpo, mas a nossa alma deve está em bom estado para ter uma intima comunhão com as coisas do céu.
III Epistola de João 1:2
Amado, desejo que te vá bem em todas as coisas, e que tenhas saúde, assim como bem vai à tua alma.
II Medo do Escuro
É comum encontrar com um bom número de pessoas que sentem pavor em ficar no escuro da noite bem como passar por um pequeno período com falta de energia. Normalmente elas imaginam que estão entregues a total perigo. Existe uma frase que cita o seguinte:
“O que existe no claro, também está no escuro, exceto o medo”.
Entendemos que há um mundo espiritual no claro ao mesmo tempo no escuro, nada muda a não ser a convicção que Deus está no comando de todas as coisas; em contra partida quando alguém despreza a direção do Senhor fica entregue a toda sorte de episódios dos demônios.
O verdadeiro livramento acontece quando andamos segundo a Bíblia que outorga autoridade sobre os demônios e a força do cosmo natural. Nada é impossível aos que crêem no nome de Jesus, no entanto é necessário ficar resguardado do pecado que faz separação entre o homem e Deus.
Marcos 10:27
Jesus, fixando os olhos neles, respondeu: Para os homens é impossível, mas não para Deus; porque para Deus tudo é possível.
III – Medo da Morte
Desde a queda do homem no jardim do Éden através de Adão e Eva, passamos a sofrer de vários inconvenientes como a doença, dor, seca, tempestade e outros transtornos humanos, tendo como o pior a morte que jamais haverá uma aceitação do homem.
Analisando a morte de um ponto de vista biológico, definimos que é uma maldição ou pior dos castigos uma vez que a dor da separação e a saudade martirizam veementemente a nossa carne. Todavia, quando estamos vivendo para Jesus Cristo o que era funesto passa a ser uma benção de Deus em favor dos que esperam uma eternidade de gozo ao lado de Deus.
A morte é o veículo que leva o homem justifica em Jesus Cristo para o céu, porque enquanto estamos no mundo material ficamos propícios a todos os tipos de adversidades presentes. Mas, quando passamos para outro nível conhecido como espiritual imediatamente recebemos um corpo de gloria que a mente humana não tem condição de desvendar esse mistério e nem tão pouco entender porque seguem além da ciência terrena e dos teoremas inventados pelas universidades. Vejamos a Bíblia fala sobre o assunto.
I Aos Coríntios 15:53-54
53 - Porque é necessário que isto que é corruptível se revista da incorruptibilidade e que isto que é mortal se revista da imortalidade.
54 - Mas, quando isto que é corruptível se revestir da incorruptibilidade, e isto que é mortal se revestir da imortalidade, então se cumprirá a palavra que está escrito: Tragada foi à morte na vitória.
Encontramos um caso clássico na Palavra de Deus quando os crentes que estavam em Tessalônica estavam incertos da vida após a morte, passam por tantas duvidas que foi necessário o apostolo Paulo os exortar mostrando que para os obedientes a Deus jamais serão molestados com as pragas determinada aos ímpios.
I Aos Tessalonicenses 4:13-14-15-16-17-18
13 - Não queremos, porém, irmãos, que sejais ignorantes acerca dos que já dormem, para que não vos entristeçais como os outros que não têm esperança.
14 - Porque, se cremos que Jesus morreu e ressurgiu, assim também aos que dormem, Deus, mediante Jesus, os tornará a trazer juntamente com ele.
15 - Dizemos-vos, pois, isto pela palavra do Senhor: que nós, os que ficarmos vivos para a vinda do Senhor, de modo algum precederemos os que já dormem.
16 - Porque o Senhor mesmo descerá do céu com grande brado, à voz do arcanjo, ao som da trombeta de Deus, e os que morreram em Cristo ressuscitarão primeiro.
17 - Depois nós, os que ficarmos vivos seremos arrebatados juntamente com eles, nas nuvens, ao encontro do Senhor nos ares, e assim estaremos para sempre com o Senhor.
18 - Portanto, consolai-vos uns aos outros com estas palavras.
Entretanto quero chamar a sua atenção para entendas que os “Desobedientes” a Jesus Cristo, tornam-se uma presa fácil para satanás e os anjos caídos, de maneira que são capturados por um espírito de enfermidade, depressão, suicídio e especialmente do Temor, levando uma vida de incerteza restando apenas à condenação eterna. Porém, enquanto existir o sopro de vida e a razão, há uma esperança para criatura humana, e essa perspectiva é Jesus Cristo que ama o pecador e abomina o pecado. Aos que o recebe como único e suficiente salvador consegue o livramento do temor e de uma eternidade de sofrimento no lago de fogo e enxofre.
IV – Epilogo
Terminando mais um pequeno estudo desejo que o medo seja extinto da vida de todos os homens que ainda não aceitaram a Jesus, mas está sendo entregue uma grande oportunidade através da Palavra de Deus e das Igrejas Evangélicas que estão de portas abertas para recebê-los.
I Epistola de João 4:18
No amor não há medo antes o perfeito amor lança fora o medo; porque o medo envolve castigo; e quem tem medo não está aperfeiçoado no amor.
Pastor Robson Colaço de Lucena
Visite o site: http://www.missaoamerica.com.br