Casamento Com a Lei
Casamento Com a Lei
Romanos 7:1-6
1 - Ou ignorais, irmãos (pois falo aos que conhecem a lei), que a lei tem domínio sobre o homem por todo o tempo que ele vive?
2 - Porque a mulher casada está ligada pela lei a seu marido enquanto ele viver; mas, se ele morrer, ela está livre da lei do marido.
3 - De sorte que, enquanto viver o marido, será chamada adúltera, se for de outro homem; mas, se ele morrer, ela está livre da lei, e assim não será adúltera se for de outro marido.
4 - Assim também vós, meus irmãos, fostes mortos quanto à lei mediante o corpo de Cristo, para pertencerdes a outro, àquele que ressurgiu dentre os mortos a fim de que demos fruto para Deus.
5 - Pois, quando estávamos na carne, as paixões dos pecados, suscitadas pela lei, operavam em nossos membros para darem fruto para a morte.
6 - Mas agora fomos libertos da lei, havendo morrido para aquilo em que estávamos retidos, para servirmos em novidade de espírito, e não na velhice da letra.
Sintetizando
O Apostolo Paulo, fez uma menção do relacionamento com a Lei (Antigo Testamento), a qual estávamos casados (Feito uma aliança), e tínhamos a obrigação de andarmos em fidelidade a ela. Embora a mesma não desse condição de cumpri-la. Caso alguém fosse infiel conjugalmente, era morto por apedrejamento.
Entretanto a Lei narrava que caso morresse um dos cônjuges, o outro estaria livre para contrair novas núpcias.
Mas no Novo Testamento encontramos como a coroa da Lei, isso porque Ele cumpriu todo o que está escrito no Velho Testamento.
Romanos 13:10
O amor não faz mal ao próximo. De modo que o amor é o cumprimento da lei.
João 3:16
Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna.
Sendo Jesus a lei, Ele absorveu todas as nossas culpas e iniqüidades, conforme o Livro do profeta Isaias:
Isaias 53:1-9
1 - Quem deu crédito à nossa pregação? e a quem se manifestou o braço do Senhor?
2 - Pois foi crescendo como renovo perante ele, e como raiz que sai duma terra seca; não tinha formosura nem beleza; e quando olhávamos para ele, nenhuma beleza víamos, para que o desejássemos.
3 - Era desprezado, e rejeitado dos homens; homem de dores, e experimentado nos sofrimentos; e, como um de quem os homens escondiam o rosto, era desprezado, e não fizemos dele caso algum.
4 - Verdadeiramente ele tomou sobre si as nossas enfermidades, e carregou com as nossas dores; e nós o reputávamos por aflito, ferido de Deus, e oprimido.
5 - Mas ele foi ferido por causa das nossas transgressões, e esmagado por causa das nossas iniqüidades; o castigo que nos traz a paz estava sobre ele, e pelas suas pisaduras fomos sarados.
6 - Todos nós andávamos desgarrados como ovelhas, cada um se desviava pelo seu caminho; mas o Senhor fez cair sobre ele a iniqüidade de todos nós.
7 - Ele foi oprimido e afligido, mas não abriu a boca; como um cordeiro que é levado ao matadouro, e como a ovelha que é muda perante os seus tosquiadores, assim ele não abriu a boca.
8 - Pela opressão e pelo juízo foi arrebatado; e quem dentre os da sua geração considerou que ele fora cortado da terra dos viventes, ferido por causa da transgressão do meu povo?
9 - E deram-lhe a sepultura com os ímpios, e com o rico na sua morte, embora nunca tivesse cometido injustiça, nem houvesse engano na sua boca.
Embora Jesus nunca tenha praticado nenhum pecado, Ele ocupou o nosso lugar na cruz para que a nossa sentença fosse cumprida, restando para os crentes apenas a fidelidade diante de Deus.
Quanto o decálogo (Lei dos dez mandamentos), foi entregue aos antigos, nenhum deles consegui passar. Mas quando Jesus cumpriu todas as ordenanças o céu ficou livre para aqueles que verdadeiramente amam a Cristo e andam e novidade de vida.
Êxodo 20:1 a 17
1 - Então falou Deus todas estas palavras, dizendo:
2 - Eu sou o Senhor teu Deus, que te tirei da terra do Egito, da casa da servidão.
3 - Não terás outros deuses diante de mim.
4 - Não farás para ti imagem esculpida, nem figura alguma do que há em cima no céu, nem em baixo na terra, nem nas águas debaixo da terra.
5 - Não te encurvarás diante delas, nem as servirás; porque eu, o Senhor teu Deus, sou Deus zeloso, que visito a iniqüidade dos pais nos filhos até a terceira e quarta geração daqueles que me odeiam.
6 - E uso de misericórdia com milhares dos que me amam e guardam os meus mandamentos.
7 - Não tomarás o nome do Senhor teu Deus em vão; porque o Senhor não terá por inocente aquele que tomar o seu nome em vão.
8 - Lembra-te do dia do sábado, para o santificar.
9 - Seis dias trabalharás, e farás todo o teu trabalho;
10 - Mas o sétimo dia é o sábado do Senhor teu Deus. Nesse dia não farás trabalho algum, nem tu, nem teu filho, nem tua filha, nem o teu servo, nem a tua serva, nem o teu animal, nem o estrangeiro que está dentro das tuas portas.
11 - Porque em seis dias fez o Senhor o céu e a terra, o mar e tudo o que neles há, e ao sétimo dia descansou; por isso o Senhor abençoou o dia do sábado, e o santificou.
12 - Honra a teu pai e a tua mãe, para que se prolonguem os teus dias na terra que o Senhor teu Deus te dá.
13 - Não matarás.
14 - Não adulterarás.
15 - Não furtarás.
16 - Não dirás falso testemunho contra o teu próximo.
17 - Não cobiçarás a casa do teu próximo, não cobiçarás a mulher do teu próximo, nem o seu servo, nem a sua serva, nem o seu boi, nem o seu jumento, nem coisa alguma do teu próximo.
A Lei era apenas o preceptor para vinda de Cristo. Tudo se resumia a apenas uma punição; Morte de Cruz. Hoje espiritualmente nos podemos nos casar com Jesus Cristo e vencer a pecaminosidade que permeava em nosso corpo, motivo pelo qual nenhum homem cumpriu a lei. Conquanto que Jesus Cristo foi o único.
As religiões estão por esse mundo a fora prefigurada na lei dos sacrifícios sem fim, especialmente a religião oficial do Brasil, que é comparada com um termômetro clinico.
• Um termômetro pode registrar a febre. Mas não a cura.
• Um sismógrafo pode registrar um terremoto. Entretanto não pode evitá-lo.
Assim acontece na religião oficial do Brasil, que pode mostrar o pecado, mas não tem como justificá-lo. Porém aos que aceitam a Jesus como único salvador da sua alma, Ele pode registrar o pecado e conseqüentemente justificar através do seu sacrifício propiciatório.
Para todos os infiéis o Senhor da sempre uma nova oportunidade, salientando que essa oportunidade acontece em vida, e nunca depois da morte.
Hebreus 9:27
27 - E, como aos homens está ordenado morrerem uma só vez, vindo depois o juízo.
28 - Assim também Cristo, oferecendo-se uma só vez para levar os pecados de muitos, aparecerá segunda vez, sem pecado, aos que o esperam para salvação.
Finalizando a nossa pequena meditação, chama a sua atenção no Livro de Apocalipse, quando o Senhor faz menção de um grande evento que acontecerá na eternidade.
Apocalipse 22:17
E o Espírito e a noiva dizem: Vem. E quem ouve, diga: Vem. E quem tem sede, venha; e quem quiser, receba de graça a água da vida.
Jesus te ama.
Pastor Robson Colaço de Lucena
Visite o site: http://www.missaoamerica.com.br