EXALTAÇÃO AO SENHOR

“Vós sois as minhas testemunhas, diz o SENHOR, e meu servo, a quem escolhi; para que saibas, e creias, e entendas que eu sou o mesmo, e que antes de mim deus nenhum se formou, e depois de mim nenhum haverá."(Isaías 43:10). “Como o Pai me enviou, eu vos envio”. (João 20:21)

Nestes dias em que multidões de pessoas consideram o Natal como a maior festa da cristandade, provocada pela falsa informação de que o Senhor Jesus Cristo nasceu em 25 dezembro, aproveito para exaltar o Santo nome do Senhor pela minha passagem da morte para a vida.

O natal não revela nada na vida do cristão. É uma festa pagã, assim como o carnaval e tantas outras comemoradas com paixões desenfreadas, bebedeiras, violências, crimes, onde as pessoas esquecem das dívidas pessoais e se afogam em compras no comércio.

Infelizmente, com a proximidade desta data, vejo a movimentação de milhares de pessoas, até mesmo religiosos, pessoas que se dizem cristão, envolvidas com esta festa pagã.

É com a proximidade do Natal que quero glorificar e exaltar ainda mais o nome do Criador e Conservador de todas as coisas, em sua Divindade, Majestade e Poder, em nome de um só Deus vivo; Deus Pai, Deus Filho e Deus Espírito, verdadeiro e Eterno, em sua unidade eterna iguais em Santidade, Poder e Glória.

Escrevo e falo para exaltar o nome do Senhor como Senhor e Salvador. É a única forma que encontramos para demonstrar aos incrédulos as mudanças que Ele faz em nossas vidas, através de uma entrega total e irrestrita. Somente através do arrependimento, de uma atitude prática da fé cristã é que a pessoa se livra de todos os males, expurgando recordações pecaminosas e lembranças “gloriosas” daquilo que era errado.

Lembro de minha infância. Garoto normal como qualquer outro, com todos os sonhos e desejos de qualquer um, mas limitado na questão financeira e econômica. O sexto filho de uma família de sete irmãos do mesmo pai e mesma mãe e ainda um irmão adotivo, mas também irmão pelas circunstâncias da criação e da vida.

Criei-me dentro de uma família envolvida com os espíritos. Pais e irmãos freqüentando terreiros. Neste ambiente eu cresci e me tornei adulto; estudei, venci, me casei, tive filhos.

Durante muitos anos tive um casamento superficialmente abundante; boa vida, férias, viagens, bons hotéis, bons carros, boa casa, tudo do melhor. A vida era sorridente nas minhas conquistas. Mesmo assim, vez que outra, consultava ainda os espíritos como que para adivinhar o andamento de minha vida; como me prevenir contra o olho grande, contra a inveja, contra a feitiçaria. Foi isso que aprendi. A conclusão que chegava era de que Deus estava em todas as religiões e que era simplesmente uma questão de escolha.

Infelizmente não possuía qualquer visão. Era comum eu pensar que quando as circunstâncias da minha vida eram boas, favoráveis, era porque Deus estava comigo, aprovando a minha vida, aprovando a minha conduta como os espíritos se referiam nas consultas.

Como disse, tinha uma vida abundante de conquistas profissionais, pessoais, econômicas. Sempre desejei dar a minhas filhas tudo àquilo que nunca tive na infância pela pouca condição financeira de meus velhos pais. Sempre comentava isso.

Por longos anos, esta verdade sobre a presença de Deus nos meus caminhos passou despercebida aos meus olhos e de como eu observava o próprio mundo. Minha luta era constante, o sonho de ver uma família feliz me dava inspirações de trabalhar 16 horas por dia.

Assim foi durante mais de 20 anos. Sonhos realizados, vida econômica e financeira estabilizada, residência dos sonhos, casa na praia, carros na garagem, escolas particulares para as filhas, pequenas empresas, férias programadas. Mas no fundo, minha vida não era a própria benção. Não que tivesse recebido tudo de mão beijada. Foram longos dias e longos finais de semana por longos anos em tarefas extras às minhas atividades para buscar o que de melhor podia conseguir.

Naquela época a vida já demonstrava todas as dificuldades para se ter sucesso. Mesmo assim, entendia que podia vencer com a força do braço. Mas tudo andava errado e as coisas começaram a não dar mais certo na vida familiar por ingerência de parentes, pessoas próximas e invejosas, atingindo de certa forma meus negócios, por trapaças de sócios, traições pessoais e comerciais.

Mas qual era o problema então se os espíritos diziam que Deus estava comigo? A verdade é que eu não queria saber, tinha medo de ter consciência de que minha luta até aquele momento estava ameaçada. Foi então quando tudo começou a se perder atacando justamente o que mais amava; minha família, somente por ela eu buscava conquistar e era nela que me espelhava para conquistar uma vida tranqüila.

Em pouco tempo havia-se aberto um precipício aos meus pés. Como que num derrubar de dominós em seqüência, vieram os problemas profissionais com a perda daquilo que me dediquei por mais de 25 anos; minha profissão, origem de sucessivas vitórias; conquistas de uma vida familiar planejada.

Então começou meu terrível sofrimento nas mãos daquelas pessoas de sangue; irmãos, parentes diretos e indiretos, e aquelas pessoas que julgava amiga, e outras que por vezes diziam que me amava. Entrei em um tempo absolutamente tenebroso.

É nesse momento que as pessoas se desviam de nós. Aquela mão supostamente amiga acaba sumindo. Quase ninguém te reconhece agora. Raras exceções. As pessoas desviam de seu caminho. Momentos que você sente-se sozinho e tem a impressão que tudo está perdido. Deus te abandonou, e você se pergunta: “Porque me abandonaste Senhor”. “Porque me desamparasse?”. Que ignorância, eu nunca havia conhecido Deus na minha vida.

Eram perguntas vazias e o jugo de minha ignorância desconhecia de que o Senhor não se manifesta em atitudes vazias. Estava descrente de tudo e de todos. Eu era realmente um pobre coitado que aceitava a crença com a maior naturalidade de que todos somos filhos de Deus. Pensamento esse que aprendemos desde criança apoiados em princípios religiosos e nos sentimentos da alma.

Ninguém desejaria passar tudo que passei. Foi difícil entender que Deus infelizmente não estava comigo. Na verdade ele nunca esteve durante todos aqueles anos, mas eu não entendia assim, afinal, existia toda uma crença e as conquistas demonstravam vitórias.

As perdas foram imensas e irreparáveis. Muita dor, muito sofrimento, suor e lágrimas. Encontrei-me em profunda depressão. Não via saída em meus caminhos e a cada dia tudo se fechava ainda mais em minha volta por não querer aceitar a verdade. Sozinho, sem ninguém a me orientar, estive à beira de abandonar a fé, (afinal de contas eu sempre a tive) de me revoltar contra Deus sem saber que eu O procurava em lugares áridos e escuros. Entrei por muitas portas, mas nunca encontrei saída.

Foi neste momento, em completo desespero querendo ver a morte do que ver minha família destruída é que um dia, solitário na varanda de minha casa, olhava para o os céus como que a perguntar: será que Deus existe mesmo? Se Ele existe, então que me mostre a saída para todo este pesadelo.

Já não sabia mais distinguir o certo do errado. Mas de certa forma esta indignação despertou-me uma grande revolta. Não aceitava mais aquela situação.

Lembro que passados alguns dias encontrei uma ex-colega de trabalho. Conversamos por algumas vezes e acabei sabendo que a sua historia de vida nos últimos anos não havia sido muito diferente de tudo que eu estava vivendo naquele momento.

Então, me convidou para visitar uma igreja que freqüentava há mais de 05 anos, onde resgatou então sua dignidade. Era uma igreja evangélica. Não hesitei. De imediato aceitei o convite. Para mim era tudo muito estranho, mas não tinha nada a perder depois de ter batido em tantas outras portas sem encontrar uma saída sequer.

Então pensei: se existir mesmo um Deus neste lugar, ele deverá me mostrar o caminho certo para acabar com minhas longas noites e penosos dias com a falta de minhas filhas naquele lar que tanto um dia eu sonhei ter. Eu precisava voltar a acreditar em algo que não sabia bem o que era, mas que deveria me tocar muito forte pelo desejo de parar de sofrer.

Aquele foi o dia em que me arrastei pelas portas da Igreja. Entendia ser a última porta a bater por ajuda. Ouvindo o primeiro sermão do Pastor, parecia que tudo se dirigia a mim, como que soubesse de toda a minha vida.

Aquele foi o dia em que algo dentro mim mudou. Foi o dia em que usei a fé no Senhor Jesus pela primeira vez e ainda que não tivesse visto aos meus olhos, certamente a senti por dentro. Foi o dia em que abri os olhos, mesmo estando cheios de problemas, por dentro e por fora. Senti-me um ser tão insignificante que pensei não merecer invocar o Santo nome de Deus. Mas algo me impulsionava, e quanto mais O invocava, mais perto me sentia dEle.

Foram inevitáveis as lágrimas. Senti a mão do Senhor me tocando e sua voz me dizendo: “tenha fé, eu estou ao teu lado agora, basta me aceitar como teu Senhor e Salvador”.

Comecei ver as coisas de uma forma diferente, a olhar para frente e começar, finalmente, a entender o verdadeiro sentindo da vida. Pensei ser simplesmente uma esperança impossível que surgia, mas, hoje, ao olhar para trás, sei que aquilo se tratava de muito mais do que uma simples esperança. Tratava-se da fé verdadeira em quem me mostraria a vida de um novo angulo.

Naquele dia, uma sementinha foi plantada dentro de mim. Uma sementinha tão pequena, que os olhos humanos não seriam capazes de enxergar.

Dia após dia fui me entregando da mesma forma que me entreguei no passado para as conquistas materiais. Vícios foram sumindo de meus dias.

Mesmo freqüentando a igreja de segunda à segunda-feira, as barreiras se levantavam em meus caminhos e parecia que nada era fácil de suportar. Doía muito; era uma dor profunda, quase que insuportável. A mesma dor me ensinou a perdoar todos quantos que direta ou indiretamente, queriam ver a minha desgraça por meio de falsas amizades, de pronuncias vazias de amor, de interesses materiais.

Sempre que falo sobre meu testemunho, as pessoas querem saber em qual denominação eu consegui suportar tamanha dor. Mas minha resposta foi sempre a mesma. Pouco importa a denominação. Não é a denominação que salva a pessoa, mas o poder de Deus através do seu Santo Espírito. O nome de uma igreja é uma criação do homem. A igreja do Senhor é única, verdadeira, imaculada e absoluta.

Bem, não foi fácil perceber a presença de Deus em meio a tantas lutas, em meio a situações difíceis... Não foi fácil perceber a presença de Deus em meio a traições, as circunstâncias de dor, de humilhação, de escravidão. Era exatamente isso que sentia naquele momento enfrentando duras e prolongadas lutas.

Antes de tudo acontecer, o que eu sentia era completamente o oposto. Confundia circunstâncias favoráveis da vida, dias bons e tranqüilos como se fosse a presença e a benção de Deus. Muitos amigos, casa cheia, confraternizações, aniversários, Natal, finais de ano entre amigos e parentes. Que Deus tenha piedade também de tanta falsidade que encontrei.

Ainda hoje percebo que muitas pessoas pensam assim: “Ah! Está tudo bem comigo, tenho tido paz e alegria em minha vida... Deus está me abençoando”, quando na verdade, Deus deixou de respaldá-la com a sua presença há muito tempo.

O Livro de Juizes, conta que foi exatamente isso que aconteceu com Sansão. De uma hora para outra, a segurança de um homem forte, valente, caiu por terra, pelo simples fato de que Deus não estava mais ao seu lado.

Há uma pergunta que devemos fazer todo o tempo em relação à nossa vida: De que lado Deus está? Deus está do meu lado ou se apartou de mim? Eu estou sendo respaldado pela presença de Deus ou Ele tirou as Suas mãos de sobre mim?

É possível passarmos por problemas terríveis e enfrentarmos crises medonhas e termos o Senhor guerreando ao nosso lado. Por outro lado, podemos também estar indo na vida de vento em popa, vendo tudo dar certo como Sansão, não contar mais com o respaldo da presença de Deus. De uma coisa devemos estar certos: não espere as bênçãos vindas do Alto.

Foi a partir deste momento que revendo a vida com maior propriedade entendi que, apesar das lutas, apesar das dificuldades, apesar dos problemas, Deus estava querendo me mostrar um novo caminho, mas eu ainda não tinha o entendimento da palavra para poder ouvir seu chamado.

Nada acontece do dia para a noite como num estalar de dedos. Começava um percorrer muito grande em relação a limpeza da alma e do coração. Precisava me entregar ao Espírito do Senhor através de seu Filho Jesus Cristo para então de alma pura e de coração limpo, pudesse me colocar diante de Sua presença e dizer-lhe: “Eis me aqui Senhor”.

Hoje não tenho dez por cento do que um dia tive, mas tenho a paz e o entendimento. De certa forma estou caminhando em busca de realizações profissionais, comerciais. Não tenho pressa. Espero acontecer tudo na hora de Deus. Hoje tenho a tranqüilidade de espírito, a visão de vida, o desejo de recomeçar na certeza de vitórias.

Hoje sei que toda a crise que passei em minha casa, enfermidades, dores, traição, calúnias, dívidas e outros problemas da vida teriam um impacto menor se tivesse tido uma experiência com o Senhor Jesus.

Não posso negar que ainda hoje enfrento todo o tipo de tribulação, muitas lutas e crises, mas sei que elas passam como a mesma certeza do amanhecer de um novo dia, pois sei que Deus é comigo e está comigo. Aprendi a não querer entender tudo, mas saber que em tudo posso contar com a mão amiga de Deus na minha vida.

No passado eu não tinha um compromisso com Deus. Se eu tivesse vivido a presença de Deus em minha vida, todos aqueles tempos de bonança, tempos de calma e tranqüilidade, de prosperidade, certamente ainda desfrutaria e viveria ainda hoje na presença do Senhor.

Nunca pense que uma vida boa é sempre fruto da aprovação de Deus. É preciso que examinemos nosso coração perguntando: Deus está comigo nesta subida maravilhosa ou eu estou apenas sendo projetado para uma terrível queda?

Talvez você esteja perguntando: “Mas como vou saber de que lado Deus está? Se as circunstâncias nem sempre O revelam, como vou saber?”.

Deus está sempre ao lado dos que são fiéis! A aliança de Deus é para com aqueles que andam em aliança, em compromisso com Ele. Não importa a dor que for, a situação que for, a circunstancia que for, que estivermos sofrendo em nossa vida, pois Deus estará sempre conosco, ao nosso lado, se verdadeiramente formos fieis.

Lembro de outra passagem bíblica que nos revela que antes de Deus falar para Josué: “Eu estarei contigo por onde quer que andares..”, o Senhor impôs a condição: “Tão-somente sê forte e mui corajoso para teres o cuidado de fazer segundo toda a lei que meu servo Moisés te ordenou; dela não te desvies, nem para a direita nem para a esquerda, para que sejas bem-sucedido por onde quer que andares. Não cesses de falar deste Livro da Lei; antes, medita nele dia e noite, para que tenhas cuidado de fazer segundo tudo quanto nele está escrito; então, farás prosperar o teu caminho e serás bem-sucedido” (Josué 1:7, 8).

Em cada circunstância de nossa vida, especialmente na dificuldade, é preciso ter apenas a preocupação de sondar o nosso coração e avaliar se estamos andando nos princípios de Deus, se estamos vivendo de acordo com a Palavra e a vontade dEle revelada ao nosso coração.

Se tivermos a certeza, então poderemos descansar à sobra do Onipotente e ficar certo de que Ele está ao nosso lado. A escravidão, a traição, a calúnia, os problemas, as outras dificuldades, ora, são apenas circunstâncias que irão passar.

Agora, se a nossa infidelidade ou independência de Deus, fez Deus se retirar, fez a presença do Espírito Santo ser extinta do nosso coração, não teremos a mínima chance... Tudo pode parecer muito bem, mas podemos provar o sabor amargo da derrota. Este foi o meu sofrimento ao longo de muitos anos.

Apesar de meu lado pecaminoso de eterno pecador, separado de Deus que é Espírito através de um imenso abismo, (assim são os seres humanos em relação ao Pai) agora, por todos os dias de minha vida aprendi a dizer-lhe: “Senhor, eu quero ser fiel, e ter o compromisso de Te amar, de Te honrar e Te obedecer todos os dias de minha vida”, antes que seja tarde...

Deus fala ao nosso coração, e quando estamos vivendo a fé, temos os ouvidos sensíveis à Sua voz. Diante desta certeza, desta fé, não questionamos, apenas obedecemos; Submetemo-nos a Deus, obedecendo à voz dEle!.

Hoje posso dizer que quando Deus assume o controle da vida de seus filhos, tudo passa a ser possível. O que para mim era um sonho, hoje Ele tornou realidade. A partir desse momento, desse entendimento, tudo se torna mais fácil na vida das pessoas. Você começa a reconstruir, a conquistar novamente, mas tudo isso sobre uma Rocha que representa o Santo Espírito de Deus. Nada mais é um castelo de areia.

“A que assemelharemos o reino de Deus? Ou com que parábola o apresentará? É como um grão de mostarda que, quando se semeia, é a menor de todas as sementes que há na terra; mas, tendo sido semeado, cresce e faz-se a maior de todas as hortaliças e cria grandes ramos, de tal modo que as aves do céu podem aninhar-se à sua sombra.“ (Marcos 4.30-32)

Nunca imaginei que Deus pudesse estar “nos bastidores” preparando o cenário para “a hora da virada”... Tudo está muito próximo...

Está escrito: “Diante dEle todo joelho se dobrará e toda língua confessará à Deus”.

“Feliz é o homem que tem Deus como Senhor”.

Que a paz esteja com você.

((((Plínio))))

Redação em 14/11/2008 17:33:00