IDOLATRIA
O que é idolatria?
Idolatria é a adoração de ídolos, a veneração, paixão, dedicação sem limite, fé cega, amor ao dinheiro, apego a bens materiais, imoralidades sexuais e honrarias a entidades espirituais. Qualquer tipo de adoração que não seja feita exclusivamente a Deus é idolatria.
Ídolo é uma figura, estátua ou imagem que representa uma divindade e que é objeto de adoração. Uma pessoa também pode ser ídolo desde que seja objeto de uma paixão cega, excessivo respeito e veneração.
No passado, conta a Bíblia, que mais de 400 anos, os filhos de Israel se multiplicaram muito no Egito, assimilando desta forma a cultura e os costumes pagãos daquele povo. O paganismo reinante na época, como o atual, não exigia nenhuma obediência aos altos padrões morais que a Lei de Deus requeria. Muitas religiões incluíam imoralidade sexual religiosa no seu culto, tendo para isso prostitutas cultuais. O sexo desregrado e de forma coletiva era objeto de adoração. Essa prática atraia muito em Israel.
Mulheres estéreis buscavam ajuda nos deuses da fertilidade. Os deuses do sol, lua, chuva, etc. que prometiam boas colheitas e os deuses da guerra prometiam a vitória. A promessa destes benefícios fascinava o povo de Israel. Daí, muitos se dispunham a servir aos ídolos. Satanás odeia quando alguém adora a Deus, e para tentar desviar a adoração ao Senhor Jesus, ele usa seus espíritos imundos e enganadores para estimular sentimentos de desequilíbrio nas pessoas.
A paixão é um sentimento desenfreado de suposto “amor”. Não é amor porque este jamais pensa em si mesmo, mas na pessoa amada. O sentimento de paixão é egoísta, só pensa em si mesmo. Já o sentimento de amor leva a pessoa a querer o bem da pessoa amada. “O amor é sofredor, é benigno; o amor não é invejoso; o amor não trata com leviandade, não se ensoberbece. Não se porta com indecência, não busca os seus interesses, não se irrita, não suspeita mal; Não folga com a injustiça, mas folga com a verdade; Tudo sofre tudo crê, tudo espera, tudo suporta”. (1 Corintios 13>4-7) E jamais acaba.
A paixão é um tipo de idolatria assim como a adoração a entes queridos, pois somente a Deus se deve adorar. A palavra “deus” significa “um que é adorado”. Portanto qualquer pessoa ou objeto que é adorado está sendo colocado na posição de DEUS. E quem inspirar adorar pessoas ou objetos são os espíritos imundos e enganadores.
Moisés, o salmista e o apóstolo Paulo associaram a idolatria a culto aos demônios. “Sacrifícios ofereceram aos demônios, não a Deus; aos deuses que não conheceram, novos deuses que vieram há pouco, aos quais não temeram vossos pais”. “E serviram aos seus ídolos, que vieram a ser-lhes um laço; E serviram aos seus ídolos, que vieram a ser-lhes um laço; Demais disto, sacrificaram seus filhos e suas filhas aos demônios; Demais disto, sacrificaram seus filhos e suas filhas aos demônios”, (Deuteronômio 32:17: Salmo 106:36-37; 1 Corintios 10:20).
A relação entre a idolatria e os espíritos imundos e enganadores vê-se mais claramente quando percebemos a estreita vinculação entre as práticas religiosas pagãs com entidades do mal, magia negra, leitura da sorte, horóscopo, necromancia e coisas semelhantes. “Porque tornou a edificar os altos que Ezequias, seu pai, tinha destruído, e levantou altares a Baal, e fez um bosque como o que fizera Acabe, rei de Israel, e se inclinou diante de todo o exército dos céus, e os serviu; E edificou altares na casa do SENHOR, da qual o SENHOR tinha falado: Em Jerusalém porei o meu nome; Também edificou altares a todo o exército dos céus em ambos os átrios da casa do SENHOR; E até fez passar a seu filho pelo fogo, adivinhava pelas nuvens, era agoureiro e ordenou adivinhos e feiticeiros; e prosseguiu em fazer o que era mau aos olhos do SENHOR, para o provocar à ira”. “Quando, pois, vos disserem: Consultai os que têm espíritos familiares e os adivinhos, que chilreiam e murmuram: Porventura não consultará o povo a seu Deus? A favor dos vivos consultar-se-á aos mortos?” (II Reis 21:3-6; Isaias 8:19; Deuteronômio 18:9-12; Apocalipse 9:21). Segundo as Escrituras, todas estas práticas ocultistas envolvem submissão e culto nos demônios.
A prostituição, impureza, paixão, lascívia, desejo maligno e a avareza são formas de idolatria (Colossenses 3:50), pois fazem parte da cobiça. A pessoa cobiçosa é uma eterna insatisfeita porque um espírito imundo a possui e faz agir assim. Apesar de não adorar nenhuma imagem, entretanto adoram os demônios de forma inconsciente, já que eles estão por traz da cobiça e dos seus desejos malignos; logo, são idólatras.
Satanás sabe que na boca dos pequeninos o Senhor recebe o perfeito louvor. “E disseram-lhe: Ouves o que estes dizem? E Jesus lhes disse: Sim; nunca lestes: Pela boca dos meninos e das criancinhas de peito tiraste o perfeito louvor”? (Mateus 21:16) Para tentar neutralizar esse perfeito louvor a Deus, ele criou um sistema de idolatria que envolvesse as crianças. As festas homenageando as crianças, “santos crianças e santos adultos”, halloween e outras mais, tem como objetivo exclusivo estabelecer já nas crianças a cultura idólatra.
Essas festas, supostamente sagradas, visam apenas afastar as pessoas cada vez mais de Deus. Se observar bem como tem sido esses dias de festas idólatras na vida dos que delas participam, observarão muito mais dores e tristezas do que alegrias. O pior é que as crianças sofrem vitimadas por problemas sérios de saúde, mal-estar imediato, acidentes fatais e tantos outros problemas manifestados com o passar do tempo quando já dominam os inocentes.
Muitas vezes a medicina não consegue diagnosticar o problema físico porque ele é de ordem espiritual motivo pelo qual alguns médicos não conseguem descobrir a causa dos sistemas de mal-estar.
Para tudo isso, basta refletir na palavra do Senhor.
Que a Paz esteja com você.
((((Plínio))))
Redação em 14/05/2007 12/11/00