4ª.Feira da 16ª.Semana Comum
Jr,1.4-10 ;sl70(71) ;Mt13,1-9.
Atribuem-se às Palavras de Jesus as funções de encobrir e descobrir. Mateus usa como tema desta parábola o reinado de Deus, não como teoria , mas como proclamação que para ser compreendida exige resposta.
Quem não quer aceitar, se nega, a compreender. Entrevê-se a resistência de uns e a o indecisão de outros,enquanto que os discípulos são iniciados no mistério:compreendendo e aceitando estão entrando no reino de Deus.
Jesus faz do lago o cenário e da barca púlpito; a sinagoga não lhe basta.A Parábola descreve o dinamismo da Palavra proclamada, as dificuldades que encontra em deu desenvolvimento,o êxito final.A comparação é vegetal, para mostrar de forma global a vitalidade do anúncio evangélico, condicionado pelo modo de recebê-lo. Da parte de Jesus é dom: da parte dos ouvintes é responsabilidade.
De uma semente são geradas árvores gigantescas que dão frutos e sementes. A semente é a comunicação extraordinária de Deus.
Embora Jeremias se sentisse jovem e incapaz quando Deus o consagrou profeta, O Senhor o constituiu profeta poderoso para comunicar-se com o povo anunciando e denunciando.
Deus mandou se Filho para comunicar-se conosco mas temos muitas vezes sido a terra batida, dura, pedregosa ou espinhosa ao invés de terra fértil, terra boa que dá frutos.
Uma terra excelente é Maria.A Palavra é a comunicação de Deus que ele ouviu.Foi lançada a boa semente e ela se entregou ao bom semeador. Como ele dê o se sim, dê uma chance para o bom semeador lançar a boa semente no seu coração.
Ò Senhor, nos queremos ser terra boa, receber a semeadura da Palavra e dá frutos e sementes .Queremos como o Salmista cantar:”minha boca anunciará vossa justiça”.
Fazei, Senhor, o nosso coração semelhante ao vosso. Quem tem ouvidos faça uma limpeza no terreno e Deus fará maravilhas através de você.Peçamos nossa conversão para que o nosso terreno seja limpo; rezemos ao Senhor e daremos frutos.
Ajude-nos,Senhor a evangelizar pelos meios de comunicação que dispomos .
O que devemos fazer e mandar para longe de nós tudo que nos afasta de Deus para que possamos melhorar , ser terra boa e dá muitos frutos.
Com som em:
http://www.marineusantana.recantodasletras.com.br/visualizar.php?idt=1093503