O Que Vem Depois do Adeus
"Saudade" é um termo que as crianças desconhecem. É depois de algum tempo que todo mundo descobre seu significado e se vê obrigado a conviver com ela.
Como sempre digo, o maior benefício que a escrita nos proporciona é a possibilidade de traduzir os mais íntimos sentimentos humanos. A saudade, contudo, é difícil de definir; uma palavra relativamente pequena, mas com um valor semântico enorme. Textos e mais textos podem ser elaborados pelas mais brilhantes mentes do nosso mundo no intuito de obter um sentido aproximado daquilo que este vocábulo representa, mas seriam tentativas um tanto quanto frustradas. Seria uma audácia sem tamanho, o mesmo que tentar aprisionar num espaço muito limitado um sentido extremamente amplo, de dimensões incalculáveis.
É do tipo de emoção que só se descobre sentindo, e que começa a nos atormentar nos momentos de transição, naqueles em que temos que virar páginas da nossa história, abrindo mão de determinadas situações. Sob esse ponto de vista, sentir saudades significa que não é só o seu corpo que está crescendo: você está amadurecendo, aprendendo a dar valor às pessoas e coisas que perdeu ou que temporariamente não pode ter por perto.
Saudade de pessoas, de lugares, de tempos que não voltam e até de coisas que nunca se teve ou viveu... não importa qual seja o objeto da sua, você certamente descobrirá o que ela significa por conta própria, mais cedo ou mais tarde.
Enquanto não criam algo que seja capaz de amenizar tal sentimento e tivermos que lidar com as ausências que a vida nos impõe, só nos resta deitar, fechar os olhos e torcer para que, ao dormir, nossos sonhos nos possibilitem um contato com o que deixou tamanho vazio em nosso peito.
Publicado originalmente no blog pessoal "Devaneios na Ponta do Lápis": http://devaneiosnapontadolapis.blogspot.com.br/