PÁSCOA, MOMENTO DE RECONCILIAÇÃO E AMOR
 

 
Antoni BigCuore*
 
 
 
O povo judeu comemorava a páscoa sacrificando um cordeiro, dentro de seus rituais específicos.(vide Livro do Êxodo, 12, 1-8.11-14) Nós cristãos católicos, comemoramos a nossa Páscoa pela santa eucaristia, que nos é dado todos os dias na santa missa. 
 
             Recordemos o que Jesus disse: “Desejei muito comer com vocês esta ceia Pascal, antes de sofrer. Pois eu lhes digo: nunca mais a comerei, até que ela se realize no Reino de Deus".

Então Jesus pegou o cálice, agradeceu a Deus, e disse: "Tomem isto, e repartam entre vocês; pois eu lhes digo que nunca mais beberei do fruto da videira, até que venha o Reino de Deus".

              "A seguir, Jesus tomou um pão, agradeceu a Deus, o partiu e distribuiu a eles, dizendo: "ISTO É O MEU CORPO, QUE É DADO POR VOCÊS. FAÇAM ISTO EM MEMÓRIA DE MIM".

Depois da ceia, Jesus fez o mesmo com o cálice, dizendo:
"ESTE CÁLICE É A NOVA ALIANÇA DO MEU SANGUE, QUE É DERRAMADO POR VOCÊS".(Lucas 22, 15-20) (grifos meus)

             Releva salientar que a Antiga Aliança foi feita com os profetas e patriarcas judeus.(Noé, Abraão,Moisés etc.). A Nova e Eterna Aliança, foi instituída por Jesus. Ele é a nova e eterna Aliança!.
             Diz São Paulo que sem a ressurreição de Jesus, nossa fé seria vã!

             A Páscoa é o ápice do calendário cristão católico. É o momento de reconciliarmos com os irmãos, irmãs e, principalmente com Deus, através do Sacramento da Confissão e sobretudo a santa Eucaristia!. Por isto que urge nos prepararmos bem para recebermos a Santa Comunhão. Momento sublime que Deus nos proporciona em sua infinita bondade e misericórdia. Diz Paulo: “Deixai-vos reconciliar com Deus”.

A mensagem da Salette também vem neste diapasão. Nossa Senhora nos fala sobre o domingo que é o dia da “páscoa” semanal. É o momento de recebermos a santa eucaristia num ato de humildade e de amor ao próximo. Dar o perdão é fundamental para se comemorar a páscoa com autenticidade e profundidade. Reflitamos nisto!.
 
Páscoa pressupõe mudança de vida; metanóia do grego que significa examente isto: mudança, transformação!. Que nesta páscoa, Jesus, possa através da Santa Eucaristia, invadir os nossos corações, nos purificando de todo mal e nos dando forças para enfrentarmos as nossas tribulações cotidianas.

FELIZ PÁSCOA! A VOCÊ MEU IRMÃO E MINHA IRMÃ RECANTISTA!. BÊNÇÃOS DE SAÚDE, PAZ, PROSPERIDADE E MUITA ALEGRIA EM SEUS CORAÇOES!.
SHALOM! PEACE! PACE! PAZ!

(Texto inspirado em sp.sp. 02.04.2010, 6a.feira da paixão, às 17,43 hrs.(*)autor é Escritor em SP.sp. Acesse: http://www.recantodasletras.com.br/autores/antonibigcuore