Irmãos de Armas
Mensagem enviada a um amigo em seu aniversário:
----------------------
A vida não é feita do tempo, e sim feita de marcas. Marcas de cada experiência, decepção, dor e, por que não, marcas de felicidade, amor, loucura e tantas coisas mais.
O que depende do tempo é a morte: um ano, 365 dias, uma translação completa da terra em torno do sol... tudo isso não significa absolutamente nada pra vida. Importa essa medida apenas para o óbito, porque assinala um passo a mais em direção ao eterno abismo, um grão a menos no relógio de areia do perecimento biológico.
As marcas funcionam como se fossem os tijolos a serem usados na construção do castelo da vida. Uns vivem muitos anos biológicos pondo apenas poucos tijolos em sua construção. Em contrapartida, há quem possua matéria-prima pra construir muralhas e muralhas, mesmo tendo vivido a metade do tempo.
Hoje não é o “SEU DIA”, não é o dia de “parabéns” e de tantos outros clichês. Até por que, como eu já disse, significa objetivamente apenas menos tempo restante a viver. Por outro lado, hoje deve ser o dia de olhar pra trás e contar as marcas. Saber que um tempo curto como 6 meses pode render a fabricação de muitos tijolos, que vão estar pra sempre colados no seu castelo, quer você “negue três vezes”, quer não (se é que me entende). Saber, ainda, que em umas 3 semanas dois loucos podem construir uma quantidade de muros que um grupo maior de pessoas pode não conseguir.
Eu tenho meu castelo, você tem o seu. Calhou de ficarem no mesmo feudo... e a matéria-prima que usei nos meus tijolos veio muitas vezes do seu terreno, bem como o contrário. Cada um senhor de sua terra, com seu respectivo exército, mas tendo em mente, sempre, que quando a guerra for demais pra se enfrentar sozinho, a trombeta tocada em um lado pode invocar o exército dos dois (e sinto pena do inimigo desses dois exércitos).
O dia de hoje, então, além de uma comemoração por tudo que foi construído, deve servir pra renovar o juramento feudal: Prometo morrer com meu exército defendendo seu castelo; em troca, exijo a mesma proteção.
Em nome de... de “Deus” não, porque não posso obrigar terceiro a fazer coisa alguma, quanto mais um terceiro imaginário. Em nome de MIM MESMO! Amém!
-----------
PS1: A passagem "quer você 'negue três vezes', quer não (se é que me entende)" refere-se a uma frase dita por esse amigo após o término de um relacionamento de 6 meses. Disse que ia "negar a ex três vezes" depois daquilo :P
PS2: A msg condiz com nossas crenças (somos ateus), não quero ofender nenhum religioso com isto.