A única coisa que posso te garantir

Esta é uma mensagem que enviei há uns dois anos a um amigo meu pelo Orkut.

---------------------------

Mais um 24 de Outubro, mais um mar de hipocrisias, mesmo que algumas vezes bem intencionadas, inunda esse espaço. Mas não essa mensagem. Não eu.

O que vou desejar aqui, hoje, é o que já desejo constantemente, todos os dias. A única diferença é que aproveito o ensejo pra cristalizar tudo, registrando em palavras.

E eu gostaria de desejar muitas coisas:

Gostaria de te dizer que Deus estará sempre olhando por você, protegendo, guiando, concedendo graças e dando apenas Vitórias. Porém, isso seria tolice... já que “Ele” não existe. Nós não somos tolos.

Eu gostaria de te desejar “tudo de bom”, como as outras mensagens fizeram e farão. Para isso, no entanto, teria que pressupor que todos que cruzarão seu caminho serão bons, que nunca agirão com egoísmo, perfídia ou má-fé para com a sua pessoa. Teria que acreditar que o mal não está em cada uma das pessoas, e em todas elas, mesmo que apenas em parte. Isso seria ingenuidade. Nós não somos ingênuos.

Queria afirmar que sua vida será repleta de amor, que você irá encontrar a felicidade total em uma companheira, que ela será perfeita e ambos serão felizes para sempre. Tudo seria em vão, pois a perfeição não existe, e já disse alguém que o “’pra sempre’ sempre acaba”.

Acima de tudo, queria que sua vida fosse repleta de paz, que você não precisasse lutar a cada dia pelos prêmios que ela pode te dar, que não houvesse inimigos querendo te derrubar pelo caminho, que nunca ocorresse nenhuma derrota em batalha alguma. Não estaria, porém, sendo sincero: a vida é uma guerra constante, nós sabemos disso. Afinal, um jovem já disse por aí que “o dia-a-dia é o campo de batalha”... e ele estava certo.

A única coisa que posso desejar com absoluta sinceridade é que possamos combater juntos nessa guerra até o fim. E eu poderia fazer como nos livros mentirosos do romantismo, sempre idealizados demais, e dizer aquela bela frase que todos anseiam ouvir, mas que possui tanta beleza quanto falsidade: “Daria minha vida pela sua”.

Não, não posso dizer isso, em virtude do compromisso de sinceridade que assumi quando comecei a traçar estas mal traçadas. Eu posso jurar coisa diferente: não posso dar minha vida pela sua, mas aquele que te derrubar irá descobrir que o inferno não é quente e feito de fogo. O inferno é aqui. E também que o diabo não é vermelho e chifrudo: ele tem olhos claros, certa altura, alguma frieza, MUITA DISPOSIÇÃO e sobrenome Laguardia.

Resolvi terminar com uma metáfora que imaginei ao ver o filme TROPA DE ELITE: no filme, um dos treinamentos ensina aos soldados de elite que, na guerra que eles lutam a cada dia, nunca se deve avançar sem cobertura. Essa cena me deu inspiração pra dizer uma frase que, imagino eu, resume as ideias contidas em tudo que escrevi. A frase é a única coisa que posso te garantir na vida, meu caro, e é esta:

- Zero dois, avança. Eu te cubro.

-------

PS1: a passagem "um jovem já disse por aí que 'o dia-a-dia é o campo de batalha'... e ele estava certo" refere-se a uma frase que esse mesmo amigo deixava no perfil do Orkut, por onde enviei essa mensagem.

PS2: O escrito condiz as com minhas crenças e as dele (somos ateus e um pouco realistas demais), não quero ofender nenhum religioso com isso.