Amar alguém imperfeito
Já sou grande que chegue para entender todas aquelas coisas que os adultos não me explicavam, mas insistiam "Quando fores grande vais perceber!" E muitas dessas coisas estão relacionadas com sentimentos. ("Os malditos sentimentos...")
Demorou catorze anos para eu aprender o que é amar: querer o bem da pessoa mais do que o meu próprio bem, estar sempre lá para a apoiar mesmo que eu esteja pior que ela, sentir saudades da voz depois de desligar a chamada, sair às escondidas para estar com a ela. .. Podia continuar a escrever e não ia encontrar nunca uma definição ou sinónimo perfeitos para a palavra 'amar'; afinal, isso somos nós que criamos ao longo da relação.
Mas ainda se passaram mais três anos até eu aprender a amar VERDADEIRAMENTE alguém. Gostar de todas as imperfeições dele, ter saudades ao ponto de chorar com o desespero, ver o sorriso e ouvir a voz dele do nada e a toda a hora, imaginar as piadas foleiras que ele diria em situações do quotidiano, ver e rever as fotos dele vezes sem conta, imaginar cenários e conversas que provavelmente nunca irão acontecer, não fazer festa de anos porque ele não ia, mandar mensagens arriscadas e ficar a rezar pela reação dele, guardar na memória pequenos momentos de que ele nem se deve lembrar mas que eu não esqueço nunca, estar sempre lá quando ele precisa e poder confiar nele como num melhor amigo, termos piadas entre nós que mais ninguém entenderá, ter à vontade com ele pra desabafar quando é preciso (mesmo quando é por causa dele) e ele sentir-se à vontade para me contar os segredos dele... Tudo isto são algumas poucas reações ao facto de amar alguém, não gostar, mas sim amar!
O amor, quando verdadeiro, é mesmo bonito, e é mais giro ainda quando é correspondido... Os efeitos desta "coisa" são inúmeros e nem toda a gente reage bem mas uma coisa é certa, o primeiro amor a gente não esquece!