Pensamentos otimistas e dicas gerais
As coisas estão difíceis?
Uma hora podem melhorar e resolver os problemas, seja qual for a dificuldade!
Está triste? Depressivo (a)?
Muita gente está também, e tudo passa, toda dor física, emocional e qualquer coisa assim.
Se for o caso de demorar passar, peça ajuda a profissionais da área. Desabafe de vez em quando com alguns amigos. Chore se sentir vontade. Não se isole. Procure amizades boas. Mesmo que você não diga nada de alguma emoção ferida, eles vão perceber isso em você e dar alguma ajuda, alguma sugestão, ou simplesmente ouvir e dizer algo reconfortante. Evite ceder ao desânimo de vez, isto é, não desista de si, faça algo, alguma atividade, alguma arte, ouça músicas (de preferência alegres), coma um prato que você tanto gosta, compre uma roupa nova, mude seu visual se achar interessante, e se conseguir sorrir apesar da dor, o seu cérebro irá interpretar o sorriso em você mesmo como um estímulo a melhorar. Se for o caso de seriedade demais, e se puder ficar um dia de cama, quem sabe um bom descanso ajude, um bom sono, talvez até precise de alguma receita médica para tomar um antidepressivo, um calmante para dormir bem. Se sente-se decepcionado consigo mesmo (a), tenha um pouco de dó de si próprio (a), dê tempo ao tempo, procure evitar de repetir as coisas que te decepcionam. Foi apenas um aprendizado, ninguém aqui sabe e faz tudo certinho. Não é desculpa para continuar se decepcionando sempre. Uma boa base de equilíbrio cai bem. Evite pensar nas coisas ruins, isto é, não fique remoendo perdas o tempo todo, anote se quiser algumas coisas que te deixam alegre ou motivos para alegria que você possa ter. Esperança sempre. Há muitas sugestões de melhora. Fale com quem já passou por crises, por traumas, e veja o que eles podem sugerir.
Está sem dinheiro para pagar as contas? Desempregado?
Procure renegociar as dívidas, e pedir para terem paciência até você ter o suficiente para quitar, não fique desanimado e parado, faça coisas o tempo que puder, até coisas humildes se for necessário, esteja ocupado fazendo coisas que nem lucro dão no momento, mas dão crédito e uma hora te chamam para algum serviço remunerado, constância, diligência, sem preguiça de acordar cedo, mas sem excessos (senão vai gastar com remédios e tratamentos extras), peça ajuda para o governo federal, estadual, municipal; peça ajuda na alimentação, no essencial, remédios, enfim. Se não ajudarem, numa hora dura alguns amigos talvez estejam dispostos a ajudar, mesmo que seja pouco, já será muito. Peça o pão de cada dia para Deus, não esqueça disso. Estude sempre. Esteja preparado para habilitar-se a um serviço bom. Mesmo que talvez tenha de aprender como autodidata, mas se puder conseguir um curso específico em alguma área, estará apto quando surgir oportunidade. Têm muitas outras ideias que você pode pensar e ir atrás, desde que seja honesto e confiem em você.
Está gordinho (a)?
Faça 30 minutos de atividades físicas por dia (ginástica, caminhada, natação, o que quiser e gostar mais); coma uma fruta ou um queijo tipo Minas ou algo que sustente e dê forças como sucos naturais de frutas batidos em liquidificador, que não seja tão calórico ou nada calórico (mas um pouco é necessário para ter energias e não acabar doente) a cada 3 horas, sempre de 3 em 3 horas. Mais ou menos dariam 6 refeições por dia, mas refeições que sustentam, e não engordam por ser ingerido pouca coisa a cada parte do dia, não coma entre os intervalos, ou evite ao máximo; Faça exame para ver se está com hipotireoidismo (isso engorda sem prévio aviso), além de exame de glicemia e até outros, para ver o quanto pode fazer de exercícios físicos. Não precisa evitar sempre de comer algo gostoso como doce, ou algo assim, até massa, desde que seja mais raramente, talvez uma vez na semana, não o dia todo, apenas numa das refeições; Ajuda muito esses chás verdes, brancos, etc, e alimentos de loja que vendem coisas naturais, veja lá o que você acha melhor para você. Tenha paciência com os resultados, eles demoram ou o sucesso nisso consiste na persistência. De repente em um mês você pode chegar a perder uns 4 kg. Em três meses: 12 kg. Depois mantenha o ritmo, atividades físicas (ajudam muito também a combater o colesterol, triglicérides e é benéfico para tantas outras coisas que não dá para alistar aqui); Procure ter um bom sono (normalmente 8 horas), quem dorme menos acaba engordando mais, porque vai ter mais fome, mais períodos de refeições e o sono repara o organismo e o ajuda a manter saudável. Evite ficar ansioso (a) demais, que em muitos acaba dando fome, como que uma saída para aliviar o estresse. Há mais sugestões, aqui somente estou dando umas dicas úteis, existem muito mais que você pode pesquisar e achar, e o importante não é dizer, é fazer.
Está sozinho (a)? Sente solidão? Não encontrou a pessoa ideal? Ou perdeu?
Bom, muitos que estão casados sentem solidão. Por muitos motivos. Talvez desabafar seus sentimentos com seu cônjuge seja a melhor saída, desde que seja pacificamente, um bom diálogo ajuda muito o que a outra pessoa está deixando a desejar. Talvez ajude a ter mais atenção que tanto busca ou alguns não buscam...Se estiver solteiro (a), casamento ou namoro não é o castelo dos sonhos, o mar de rosas que tantos sonham, isto é, não há perfeição e há muita ilusão (evite ler romances demais, ou assistir muita novela, até alguns filmes é bom evitar), senão você talvez espere sempre um príncipe ou princesa que só existem nas fantasias... A realidade é diferente e até dura. Viva o real e não o imaginário. Muitos que perderam, acham que aquela pessoa era seu ideal perfeito. Mas isso muitas vezes (99%) é uma ilusão criada pelo nosso instinto de amar. Nascemos para amar, é verdade, sem amor, morremos!!! Mas os sonhos e as paixões cegam a gente. Depois de algum tempo, aquela pessoa que era perfeita antes, passa a ser cheia de defeitos na sua mente. Então, por que antes era perfeita? Porque a ilusão fazia isso em você!!! O que digo é para ser razoável e não pessimista, porque sonhar também é agradável, mas não sonhar em excesso, e cair na real. Ver a pessoa como ela é realmente, e não uma imagem criada pelo seu sentimento, e imagens não são mais que virtuais, o importante e o que vale é o verdadeiro ser, e não o inalcançável e imaginário. Para amar alguém, muitos dizem que é preciso se amar também, senão pode acontecer que você dependa inteiramente do amor da outra pessoa, e isso vai causar descontrole da situação, a balança poderia pender para um lado só. Compreendeu? Amor demais pode sufocar, e amor de menos também acaba com relacionamentos, que poderiam ser bem duráveis. O amor não deveria ser descartável, como um copo descartável que você bebe uma água, e depois joga no lixo. Dê chances a si mesmo (a), sorria, é seu cartão de visitas, fale dos seus sentimentos, seja bem seletivo (a), não dê atenção para todo mundo indiscriminadamente, pois excesso de opções é tão ruim como não ter nenhuma... melhor um pássaro na mão, do que muitos voando!!!! Mostre interesse, é a melhor sugestão, mesmo que de início a pessoa não valorize isso, com o tempo talvez desperte amor na pessoa querida. Mas há tempo de procurar, e tempo para dar por perdido. Seja consciente destes detalhes. Saiba o tempo de cada coisa. Puxa, esse assunto é muito grande, e estou dando breves conselhos. Se conselho valesse dinheiro, os conselheiros viveriam na miséria!!! Rsrsrs (Apenas um breve comentário à parte).
Alguém ignora você como pessoa, ou despreza, ou não dá seu devido valor, ou nunca agradece, ou esnoba sempre, sendo amizade, sendo amor, seja colega, seja parente, seja outra pessoa diferente?
Por favor, não fale mal desta pessoa por causa disso. Talvez um dia ela mude de atitude. E se nunca mudar, para você ela é como a água: inodora, insipiente, e incolor... rsrsrs. Se esta pessoa for importante para você, converse se puder, amigavelmente, para ver se você fez algo que nem se apercebeu e magoou-a, e talvez haja algum mal-entendido, que você nem saiba, nada melhor que o diálogo, e se isso não der certo, e a pessoa simplesmente não te acha importante e continua do mesmo jeito, será que ela merece tanto carinho e prestimosidade assim de sua parte? Não odeie ninguém, isso causa infarte em você, e não na pessoa odiada, quer dizer, não se prejudique por esse motivo tão bobo. Tantas pessoas te adorariam se pudessem te conhecer, e não se pode agradar a todos, uns gostam, outros não gostam da gente. É um direito de escolha pessoal, o livre arbítrio. Nem Deus interfere no gosto pessoal de cada um.
Até Ele respeita o direito de escolha de cada ser inteligente!!!! Há pessoas que são do mesmo jeito que você ou que goste das mesmas coisas, e diferente do que dizem, os opostos não se atraem em matéria de amizade e mesmo de amor, quero dizer, se um quer ir para o norte, e o outro quer ir para o sul, são opostos, vão se distanciar cada vez mais, e se um quer ir na mesma direção que a outra pessoa, ficarão amigas e juntas sempre. Compreendeu o sentido? (filosofia oriental? Ocidental? Auto-ajuda? Nada disso!!!)
Falaram mal de você? Caluniaram? Fofocaram?
Bom, você talvez já tenha falado mal de alguém também. Na maioria das vezes é só ignorar e nem criar caso. As pessoas vivem falando de outras pessoas o tempo todo e você também. Por exemplo, quantas vezes você falou de alguma pessoa ou várias hoje? Foram só coisas positivas? Eu imagino que não!!!! Se for muito sério, prometa processar. Brincadeira. Mas muitos processam mesmo!!!! Bom, se você acha que ainda vai lucrar, a fofoca ou calúnia ainda vai espalhar muito mais assim (Que tal ir parar até no noticiário da Rede Globo?) rsrsrsrs!!!!!! A vida é curta, não adianta ficar remoendo mesquinharias e pensar que a gente é tão importante que não se deva dizer nada da gente, a não ser coisas boas e elogios!!! Aprenda a aceitar críticas também!!! Muitas são válidas!!! Isto é, tire o orgulho da fachada!!!!! Ria de si mesmo, que os outros acabam parando de falar mal.
Até Deus que é perfeito, muitos dizem calúnias contra Ele. Muitas vezes nem damos motivos para falarem bem de nós, mortais, e a tendência geral é fofocar e falar mal, mesmo que seja algo perfeito, que dizer da gente, imperfeitos? Espero ter sido compreendido, é um breve resumo duma coisa que faz perder muitas emoções, tempo, e problemas de maneira geral, inimizades, rixas, ciúmes, invejas, etc.
Você se sente superior ou inferior aos outros?
Nem uma coisa nem outra é boa. No sentido prático, sentir-se superior faz a pessoa parecer arrogante, presunçosa, esnobe, e essa pessoa dificilmente vai ser querida e benquista. Vai afastar todos de perto!!!!! Há muitos outros prejuízos, que nem convém mencionar. E, por outro lado, sentir-se inferior a outros humanos, é um pensamento cultivado que prejudica relacionamentos, oportunidades, enfim, prejudica muito a si mesmo, e também acaba não sendo querido (a) e amado (a) em geral. Mesmo assim, entre sentir-se superior e inferior, seria melhor sentir-se inferior. Ser mais modesto do que achar que é o maioral, porque, como disse, pessoas que se acham grande coisa, acabam caindo um tombo grande. Eu mesmo, por exemplo, não sou mais do que ninguém, e há pessoas que conhecem mil vezes ou mais coisas do que eu, portanto, melhor admitir limitações, e considerar-se o menor, contudo se isso chegar a ser um complexo de inferioridade, melhor mudar os seus conceitos sobre si mesmo (a), porque veja quantas qualidades deve ter, sabe cozinhar bem? Sabe consertar alguma coisa? Sabe alguma arte? Sabe ajudar pessoas? Sabe tocar algum instrumento musical? Sabe algum idioma? (Com certeza pelo menos um você sabe), e as coisas que mais parecem irrelevantes, podem ser vistas por outros como virtudes lindas, e você mesmo (a) pode estar se desprezando a si mesmo (a). Ame-se o suficiente, faz bem assim. Ter dignidade própria é um direito de cada pessoa. E cada um tem suas qualidades que diferem entre um e outro... só é natural... Muitos, outro exemplo, quando se aproximam para conversar com uma pessoa de fama da televisão ou algo assim, se sentem nervosas, como se aquela pessoa fosse mais que ela, pura bobeira. Talvez aquele ator, atriz, apresentador ou cantor, pense: puxa!!! Eu sou igual a todo mundo!!!! Tenho que dormir, alimentar-me, banhar-me, cuidar de mim, correr com as correrias da vida, igual todo mundo!!!!! (Apenas a voz bonita, a aparência agradável, ou o talento de representar, ou a maneira de cativar o público seja um dom dela, mas você têm os seus próprios, que não precisam ser exibidos na televisão ou no cinema!!!!)Rsrsrs
Está entediado (a)? Não sabe o que fazer para sentir-se entusiasmado com a vida?
Faça como o cantor que expressou sobre o tédio na música: leio o jornal de ontem, porque pra mim tanto faz!!!! Rsrsrs Ora, há tantas coisas boas e agradáveis e úteis que se pode fazer... Eu, no meu caso, amo escrever, mesmo por diversão apenas, sem pretensões, sem interesses, passo algum tempo com isso, mas não só isso, pinto quadros, tiro fotos, e muitas coisas que nem gastam quase nada de recursos, estão bem disponíveis, uma boa amizade, uma boa conversa, o bom mesmo é fazer uma salada de coisas, uma variedade, assim a vida fica mais enriquecida!!!! Que dizer de viver para o trabalho, ou viver para o lazer, ou algo assim? Quer dizer, só tem tempo para um interesse e uma só coisa?!!!!! Então a vida vai passar e você não vai saborear outros dons ocultos em você, outras atividades alegres!!!! Outras amizades, outros diálogos, outras companhias!!!! Não vai ter tempo para as pessoas queridas, só come arroz todo dia?!!! Que tal a variedade no prato? Misture salada, com muito tomate, alface, vinagrete, feijão, arroz, enfim... esse prato é o seu viver, saboreie sua vida com muitas coisas boas e diferentes e construtivas!!!! Garanto que não vai ficar entediado!!!! Pelo menos isso não!!!!
Está doente fisicamente?
Já foi ao médico? talvez seja bom consultar vários médicos diferentes. E se a opinião for unânime, e o exame revelar algo, faça o controle da doença, siga as orientações médicas, por exemplo, diabete não tem cura, mas você pode controlar tomando os remédios, fazendo as dietas, e todas as outras coisas necessárias e recomendadas. Pressão alta? Há controle do mesmo jeito. Outra doença, acho que muitas são sérias, a maioria tem controle, cada qual com um tratamento. Só não tenha medo de ir periodicamente fazer exames, de prevenção, isso vale mais para os homens que têm receio de ir, pois as mulheres costumam se cuidar mais. Pesquise sobre seu problema em vários lugares: internet, livros, opiniões, sugestões, orientações médicas, porque isso pode ajudar muito a prolongar sua vida!!!! Saiba que ninguém está isento disso, seja de uma forma ou de outra, muitas pessoas passam pelo mesmo sofrimento, e se hoje tem saúde de ferro, amanhã quem pode garantir a mesma coisa?
Mesmo crianças, que antigamente se dizia que eram saudáveis por natureza e pura jovialidade, hoje, tantas se encontram com problemas nesse sentido, por isso, faça exames de sangue em seus filhos, para ver se não há predisposição a diabetes, colesterol, enfim, tantas coisas que antes nunca se ouvia falar em crianças tendo tais propensões tão precocemente. Mas para muita coisa, há prevenção, há meios de controlar, e até de curar dependendo do que seja. Só não se descuide!!!!
Medo da morte?
Ah! Nascemos programados para a morte!!!! É um fato!!!! Nem sempre a pessoa doente morre primeiro, às vezes dura tempo, enquanto outra pessoa vai antes, experimentar o desconhecido!!!! O desconhecido causa medo, é natural!!! Tantos mitos, lendas, e histórias, que causam tanta confusão. Do ponto de vista científico, a morte é bem um mistério!!!! O nosso coração nos engana dizendo que somos imortais!!! Afinal, somos conscientes da vida, e achamos ou inventamos lendas para perder um pouco o medo natural. Cada religião ensina uma coisa diferente. O que é real e o que é irreal? Por isso, uma pessoa sábia disse certa vez: Em vez de ir somente em festas, vá a um velório de vez em quando, e aprenda o sentido da vida!!!
Uma criança tem medo de muitas coisas. Tem medo de um bicho debaixo da cama, por exemplo!!!! Não subestime o medo dela, pois para ela aquilo é assustador. É só um exemplo, porque há muitos outros. Mas quando a criança se torna “adulta”, ela perde aqueles medos que tinha antes, porque sabe que eram imaginações apenas, ou ela assistiu um desenho, seriado infantil, ou filme, ou outra coisa, que despertou aquele receio. Depois, o medo arrefeceu, pois nunca houve nada assim na realidade, e era uma fantasia apenas. O conhecimento das coisas da vida fez ela perder os receios. Tudo no nosso mundo tem começo, meio e fim. Isto é, tudo é finito. Ou quase tudo!!! Os animais morrem também, e eles têm instinto de sobrevivência. Um papagaio ou uma tartaruga podem viver mais do que nós, e eles nunca irão entender o sentido da vida deles. No entanto, qual o sentido da vida para quem é consciente da vida inteligente? Veja que muitos ainda que morreram, parecem estar vivos, quando você vê na tela da televisão eles cantando ainda, atuando, conversando, dando entrevistas, que foram gravadas em vídeos ou coisas assim. Muitos dizem, por exemplo, que Elvis não morreu!!! É um dizer popular!!! Será que simulou sua morte, e fugiu para uma vida solitária numa ilha distante? Claro que não!!! Mas o que aconteceu e onde ele está agora??? Vejo ele cantando belamente no vídeo, como se estivesse tudo normal!!! Mais uma vez, é só um exemplo. Procure saber a realidade por você mesmo, com conhecimento sobre conhecimento, e será talvez como aquela criança que tinha pavor do bicho debaixo de sua cama, e depois, por conhecimento da vida, perdeu totalmente o receio. Não foi falado por uma pessoa de renome que “conhecimento é poder”? eu discordo, conhecimento pode ser vida... Não foi falado e é ainda um provérbio popular que “tempo é dinheiro”? Mentira, tempo pode ser vida!!!! Com tempo e conhecimento, você pode se livrar de muitos medos. Eu creio em Deus, acredito muito na Ciência também, e sei que Deus pode ser o Cientista mais Importante do Universo. Tudo é organizado lá. Quem organiza, propõe objetivos. Resta apenas saber no tempo que dispomos o objetivo real que Ele propôs, e não o objetivo que nós achamos que é. Por isso, esperança sempre, existe objetivo no viver, é só procurar e bater na porta Dele e perguntar para Ele mesmo qual é este, e se Ele quiser e se sua pergunta for sincera, Ele com certeza responderá amorosamente!!! Ele é Pai, e sabe como cuidar do jeito Dele das coisas, embora as crianças sejam travessas muitas vezes, Ele estende a mão para livrar. Se Ele te conhece pessoalmente em cada detalhe, até todos os seus fios de cabelo, caso tenha, talvez você não o conheça realmente como gratidão de sua parte. Por que não pergunta para Ele as questões mais importantes? Ele é Pai, Cientista, Arquiteto, Médico, Professor, Instrutor, Juiz, e muito mais, e quase ninguém busca saber o ponto de vista Dele!!!!! Este já é um campo da religião, mas é o nosso instinto natural. Para a ciência a esperança é bem escassa. Ficções e teorias, lendas e mitos não vão resolver essas coisas. Somente forças além das nossas fronteiras podem interferir.
E o mistério é como a escuridão. Quando a luz irradia, onde vai parar a escuridão? Este assunto é muito polêmico, por isso acabei discorrendo mais. Procure apenas!!!! Tente somente!!!
Não sei fazer nada direito? Erro muito? Faço “travessuras demais”? Não tenho dom para nada? Tiro notas baixas!!!!
Não se subestime. Mais uma vez: não se subestime!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!! Pode aperfeiçoar de pouco em pouco, e errar menos na grafia, na matemática, no inglês, no francês, no grego, enfim, no que quiser e ter vontade apenas... basta querer primeiro e querer fazer algo da melhor maneira possível. (Outro provérbio popular: “Querer é poder!” Nem sempre, mas vale muito!!!) Se uma pessoa se aperfeiçoa numa área, e quando digo isso, estou dizendo que ela sempre está se aprimorando, então vai muito longe. Pessoas peritas, não buscam com isso ser admiradas, mesmo com humildade falsa, ou coisa assim, mas buscam isso por sentir prazer no seu afazer, na sua área, e as consequências do bom trabalho é somente lucro, mesmo que não busque isso. O melhor lucro chama-se contentamento, satisfação (eu poderia chamar também de uma forma de felicidade)... Alguém disse certa vez: paparique seu trabalho, sua atividade, e não vai precisar paparicar pessoas nem patrão algum!!!
Não sei em quem votar!
Bom, neste caso posso sugerir? Vote em Napoleão Bonaparte!!! Ou na rainha Elizabeth!!!
Eles talvez não vão nem te agradecer, nem te dar um cargo, nem fazer muita coisa, mas pelo menos você já vai saber em quem votar!!! Rsrsrsrsrsrs Como sou generoso, voto em todos!!!!!
Não tenho mais assunto para falar!!! O que fazer?
Deixa amanhecer o dia, a luz do sol clarear as sombras da madrugada, os olhos levantarem as pálpebras ao alto, e agradecer pelas coisas que parecem ser insignificantes, mas que podem significar muito... Sorrir para uma criança, conversar com uma pessoa idosa, dizer obrigado sempre, por favor, olá aos vizinhos, e chorar um pouco, depois voltar a rir... contar uma anedota, olhar os pássaros que voam, e fazer coisas diferentes do que escrever...
Abraços, desculpe se escrevi alguma coisa tola, pois não sou sábio, apenas gosto de refletir!!! E aceitar pontos de vista quando válidos!!!
Outro dia vou falar sobre outros assuntos semelhantes, se alguém for louco como eu, irá rir ou chorar, sei lá, cada doido com sua mania!!!!!!!