Ser famoso?
Silvester, você é feliz por ser famoso?
Michael, você não pode responder, mas ficou em felicidade extrema por ser famoso?
Arnold, você é feliz por ser até governador agora?
Eu também não vou responder por vocês...
Nunca vou ser famoso, com poesia, pintura, ou qualquer coisa,
nem desejo isso jamais, de coração!
Aconselho a você não querer também,
pois seria mais infeliz, do que feliz!
Esse anseio é doce para quem não tem,
E amargo para quem tem!
Se fosse doce, seria muito passageiro;
Depois seria muito fel...
"Quanto mais alto, maior o tombo"... diz o ditado popular!
Puxa, só falo coisas antigas!
Claro que não!
Tenho que dizer coisas que nunca foram faladas!
Alguma novidade!
Alguma boa notícia, e onde encontrar?
Ah! Assista os jornais que talvez encontrará sempre!
Faça como alguém mais sábio do que Salomão disse:
'Ponha-se no último lugar,
na última cadeira, na mais humilde';
E não espere também que isso vá fazer você subir;
Mas se aumentarem seu posto;
Agradeça!
Quem lá do passado é famoso até hoje?
Muitos até foram em suas épocas...
Mas hoje, ninguém sabe sequer o nome deles!
E se soubessem ou souberem, que adiantaria?
Alguns ainda são lembrados vagamente;
Que tal o rei da Grécia antiga, Alexandre,
que conquistou o mundo, vencendo os persas?
Um homem da Índia naquele tempo disse o seguinte para ele:
“Você quer conquistar todas as terras, todos os terrenos,
mas no final, todos nós ficamos num pequeno pedaço de terra!”
E a fama um dia está com um cantor, e outro dia ele é esquecido!
Chega outro em seu lugar!
Tão poucos de nós lembraríamos dos cantores dos anos 60, e 70...
Mesmo dos 80... pior seria lembrar dos de antes ainda!
A maioria não é lembrada, sequer conhecida!
Não é preciso citar alguns nomes que talvez nem eu saiba!
Alguns permanecem ainda, que bom para eles;
E desejo felicidades verdadeiras!
Mas me conte sobre a felicidade de ser famoso...
Sabe por quê? É desnatural para os humanos esse posto!
Pelo menos ser idolatrado é desnatural...
E sendo desnatural, é natural o quê?
Lembro de uma brincadeira que revelou algo sobre isso,
Tipo essas brincadeiras de televisão, que muitas vezes divertem um pouco...
Um “repórter” com um câmera filmava a pessoa e entrevistava;
Dizendo algo assim:
“_Que você acha desta visita que o Isaac Newton vai fazer para o Brasil no mês que vem?”
A pessoa, para não parecer desatualizada, dizia que seria uma coisa boa. Seria uma coisa importante!
E o “repórter” perguntava para outro transeunte:
“_Que você acha de Cristóvão Colombo vir aqui em São Paulo visitar o governador este fim de semana?”
A pessoa dizia: “_Puxa, vai ser muito bom para nós, vai melhorar alguma coisa, e pode ser muito bom.”
Talvez elas nunca tenham ouvido então sobre Isaac Newton, ou Cristóvão Colombo!
Eu conheço também muito pouco sobre Isaac Newton, e não sou o sábio, nem nada disso;
Mas de alguma forma, se ele estivesse aqui, ele nem ligaria para isso com certeza!
Ele riria, e diria que nunca quis ser famoso mesmo, por mais que hoje todos os estudantes ouviram e irão ouvir seu nome nos livros e ensinos nas escolas!
Ele talvez dissesse que foi um homem curioso, que precisou da ajuda de outros, aprendeu com outros de sua época, e aumentou tudo com seu próprio ponto de vista e observação...
Que precisou ler livros, estudar, que seu conhecimento não era só seu, enfim, ele seria humilde, e não se orgulharia de saber se seu nome estava no alto ou no baixo!
Posso falar por ele? Com certeza ele não veio aqui em São Paulo nunca, embora em sua época já existisse a cidade aqui, no Brasil (colônia em sua época ainda), e ele conhecia que existia o país chamado Brasil, mas a vida é curta, e ele se concentrou nas suas prioridades, que com certeza não eram viagens, sendo cientista, ficava conversando com amigos de sua localidade sobre as coisas que o interessavam... elaborou estudos sobre leis já vigentes na natureza, apenas foi um curioso! Esta é minha opinião... E um grande curioso! Questionava sim! Aquela história que a maçã caiu da árvore enquanto ele estava sentado, e pensou: _Por que as coisas caem em direção ao centro da terra? Essa história pode ser bem ficção... mas sempre fica uma história bonita e enfeitada, e bem que poderia ser real! Como saber que velocidade precisa ter um objeto para sair da atmosfera da Terra, se não havia nem avião em sua época, nem foguetes, enfim... E como saber que velocidade precisa para entrar em órbita? Ele falou isso? Eu nem sei, lembro pouco, lembro do prisma que ele viu que a luz do sol branca (ou deveria ser amarela, pois o sol é amarelo?) passando pelo tal prisma vira em sete cores, e que as sete cores em movimento viram cor branca! Lembro disso! Vi em livros. Talvez você leu isso na antiga sexta-série? E têm tantas outras coisas que ele disse que talvez você nem imagine, só pelo fato dele buscar entender, compreender, e ser bem racional... Talvez ele não fosse um super dotado em inteligência, e que poderia haver em seu tempo, como devem existir hoje, mas questão de velocidade de raciocínio, é só velocidade, velocidade de memória, velocidade na corrida, velocidade do carro, no fim, todos, sendo mais rápidos ou mais lerdos, chegam no destino final, e o mais rápido só chegou primeiro, o que é uma vantagem, mas os outros chegarão lá também alguma hora... A velocidade de raciocínio de Isaac Newton poderia não ser a mais veloz do seu tempo, mas assim mesmo, ele observou leis da natureza, que hoje algumas podem ser questionadas, ou algumas foram mais ajustadas...
E você já viu um auto-retrato de Leonardo da Vinci, quando ele era já idoso?
Um rosto triste! Bem triste! Além da Monalisa, alguns sabem que ele tentava criar muitas coisas diferentes, que nem eram ligadas à arte em si, até mesmo tentar voar, dizem, não sei se é verdade, que ele é chamado como pai do helicóptero!
Bom, quanto a ele, não sei dizer muito, suas motivações, mesmo porque estamos distantes uns quinhentos anos!
Lembrei de uma coisa verdadeira: Se você fizer algo da melhor maneira possível, possivelmente será levado a governantes! E mesmo que você não anseie ser conhecido, ou sim, cada um com sua motivação, coisas que são trabalhadas com esmero trazem frutos! Meu irmão sempre diz assim: "_Paparique seu trabalho da melhor forma possível, e não o patrão... e o seu trabalho dirá por você!"
Claro que enfeitei as palavras dele!
Abraços.