Quero confessar que...você é um ótimo amigo


Dizem que quem gosta de crianças e cachorros tem “coração bom”, e isso me traz certo alívio, pois sou fã de ambos.


Eu mesmo tenho em casa um Shih Tzu – bem pequeno, desobediente e muito amigo. Todas as vezes que chego em casa tenho “alguém” pulando de um lado pro outro de felicidade.

Sabedores da minha simpatia pelos cachorrinhos, algumas pessoas me recomendaram o filme “Marley e eu”, baseado no best-seller homônimo de autoria de John Grogan. A história retrata uma família e seu cão labrador, um “docinho” que “apronta” todas. Mas confesso que não gostei do final, e os que viram sabem a razão, e os que não viram saberão se assistirem.

Da película pude, entretanto, aprender uma lição interessante: devemos dar mais valor aos nossos amigos.

De fato, não é possível afirmar que temos uma legião de amigos. Talvez tenhamos dezenas de colegas. Há quem tenha seguidores, e os famosos possuem milhares de “fãs”. Mas a AMIZADE VERDADEIRA é tão pura e sem segundas intenções que, afinal, se torna rara.

Infelizmente, os verdadeiros amigos se tornam tão parte de nossa vida, exatamente porque sempre oferecem e nunca cobram, que passamos a não notar sua presença, a ponto de não darmos o devido valor ao que representam.

Um dia, porém, este amigo pode não estar ao nosso lado, por diversas razões. E, neste instante, iremos nos lembrar dele e reconhecer que sua ausência colocou um vazio em nosso coração.

O sábio Salomão pondera sobre o valor da amizade com as seguintes palavras:

O homem de muitos amigos deve mostrar-se amigável, mas há um amigo mais chegado do que um irmão. (Provérbios 18:24).

Ora, muitas vezes perdemos a paciência com os amigos “trapalhões” e “voadores”. Mas se eles são aquelas pessoas queridas – carinhosas e sinceras – devemos dar mais valor à presença deles no nosso dia-a-dia.

Que tal você, hoje mesmo, fazer um balanço de quem são seus amigos, e retribuir à altura aqueles verdadeiros, enquanto estão por perto?

No filme, o “pior cão do mundo” se mostra o mais especial...e o mais amigo.

Texto de autoria do Pastor Elcio Lourenço. Pastor desde 1968.


www.pastorelcio.com