5 ... 4 ... 3 ... 2 ... 1 ... 0 ... Feliz Ano Novo! 2009

Amigos(as),

Se você teme a chegada do final do ano de 2008 por perceber que mais um ano se passou rapidamente, não se preocupe, terá mais tempo do que o normal. Mais precisamente um segundo.

Na véspera de Ano Novo, as autoridades internacionais responsáveis por manter o tempo preciso irão acrescentar um único segundo às nossas vidas. Este será o 24º "segundo adicional" desde 1972 e o primeiro desde 2005.

Se isso não soa como algo importante, considere que em um segundo um leopardo consegue percorrer 31 metros, um sinal telefônico 160.934 km, um beija-flor bate as asas 70 vezes e oito milhões de suas células sanguíneas podem morrer, e nem preciso escrever sobre os carros de Fórmula 1, que neste caso, um segundo pode definir uma corrida, ou quem sabe até um campeonato.

E como diz o ditado, todo segundo conta. No caso do segundo adicional isso é especialmente verdadeiro.

Desde os anos 1950, no entanto, relógios atômicos (que são baseados na movimentação de átomos de césio) possibilitaram a medição do tempo de forma mais apurada, para cerca de um bilionésimo de segundo ao dia. Infelizmente, a cada 500 dias mais ou menos, a diferença entre o tempo registrado nos relógios e o tempo registrado pela rotação terrestre somam cerca de... bem, um segundo.

Falando nisso a Oceania foi o primeiro continente a celebrar 2009

BOAS FESTAS

Feliz Ano Novo, op's já passou 1 segundo... Viva 2009

Fonte leitura e referência: The New York Times

http://www.nytimes.com

A version of this article appeared in print on December 28, 2008, on page WK2 of the New York edition.