Não Permitas
Falar sim é muito mais cômodo. Mas o não quase sempre é mais edificante.
E por esta razão temos que aprender a falar não, ainda que seja algo constrangedor, desagradável.
Só fazem conosco aquilo que nós permitimos. E a linha que divide o fato de se defender seu espaço e invadir o espaço alheio é muito tênue. Mas divide.
E por mais gentis que queiramos ser, temos que tomar o cuidado para não sermos condescendentes.
Por exemplo, não podemos permitir jamais que nos digam qual o caminho que devemos seguir. Cada caminho leva também a uma viagem interior, que não pode ser igual para cada um.
Cada escolha que fizermos nos trará uma conseqüência, que será de nossa responsabilidade. Que modificará nossa vida positiva ou negativamente. E por esta razão esta escolha deve ser nossa.
O que não significa que devamos ser arrogantes, que devamos nos achar auto-suficientes, porque não somos. Precisamos uns dos outros. E já diz o dito popular que o homem prudente aprende com os próprios erros. Já o sábio aprende com s erros alheios.
Mas o que não podemos permitir, com o risco enorme de nos tornarmos “bonecos” é que decidam e façam por nós as escolhas que a vida nos deu. Foi a maneira que o Universo estabeleceu para nos fazer crescer.
Se acertei, é porque fui capaz de enxergar, de antemão, qual seria o melhor caminho. E se errei, é porque fui capaz de vencer o medo de tentar, as influências que disseram que eu não seria capaz. E vou crescer muito se admitir que minha escolha não foi a melhor, que é preciso recomeçar.
Mas temos todo direito de errar. De fazer de novo, temos todo direito e viver nossas próprias experiências.
E crescer interiormente é assumir o controle de nossas vidas. Sabendo viver com as conseqüências de nossas escolhas.