Decifra-te, Guerreiro
O homem busca, desde os primórdios, esta tal felicidade, sem obter êxito. Pelo simples fato de que quem não sabe o que busca, o faz em vão. Aliás, já disse um sábio, a este respeito, que para quem não sabe aonde quer chegar, nenhum vento é favorável.
Daí a necessidade de se conceituar este termo, antes de se começar a explorar os caminhos que a este estado conduz.
Mas como fazê-lo, dizem, se a felicidade é algo tão relativo? O que representa o suficiente? O que é necessidade e o que é supérfluo?
Todos os sistemas têm algo de racional a este respeito. Mas a experiência tem comprovado que a felicidade não consiste no ter, mas é um estado da alma. Já que sofrem os ricos, sofrem os pobres. Procuram os psiquiatras, deprimidos, pessoas de todas as idades, de todas as crenças, de todos os sexos.
Onde mora a tal sonhada felicidade? Nos prazeres vãos, que depois nos deixam com dias de ressaca moral? No consumismo que tenta preencher um vazio que só aumenta? Na ilusão do poder, do status tão perecíveis, quanto o próprio homem?
Não pode residir um bem tão precioso em coisas tão pequenas, nos diz a razão.
Mas como pode o homem procurar algo que não sabe o que é, ainda mais quando não sabe nem mesmo quem ele é. “Conhece a ti mesmo, disse um filósofo grego, e conhecerás Deus e o Universo”.
Conhece a ti mesmo, busca saber o que é? Porque está aqui? Conhece a ti mesmo, diz tua mente, tua alma, ou devoro-te. “Decifra-me, ou devoro-te”. Decifra-te.
Desvenda o teu maior enigma e como prêmio herdarás o maior tesouro. O tesouro de ser de propósito. Não mais será por omissão. Descubra o que está na tua essência, e sê feliz, por ser.
Decifra qual o sentido da tua vida, pois a natureza não joga dados, e não faz nada por acaso. Descobre tu mesmo qual a razão do teu existir.
O que te faz feliz, mas verdadeiramente feliz, está impresso em ti mesmo, numa linguagem que ninguém mais poderá ler.
Não temas enfrentar este guerreiro que se esconde no labirinto da tua alma. Ele tem sede de conquistas, de batalhas. Não sabe viver para o nada.
Vai e o torne civilizado, para poder viver em tempos modernos. Mas não tente sufocá-lo, pois um dia ele vai sair, com muita raiva, causando muito estrago.
Liberte o teu eu interior, o teu guerreiro e sê feliz.