O Ofício do Professor, Para Além da Profissão
A cada dia, afirmarmos, com certeza, que ser professor é uma profissão.
Será mesmo?
Será que doar nossas vidas em prol de outras pessoas, é somente profissão? Quando nos deparamos com situações que nos fazem exercer a missão de mãe e pai, é somente algo profissional? E quando corrigimos, colocando nossas vidas em risco? É somente profissão?
Certamente, não!
Ser professor, além de profissão, também é vocação. Cuidar, alimentar, ajudar, pegar nas mãos, abraçar, acalentar, corrigir, e tantas outras ações corroborativas para que se forme uma pessoa do bem, com certeza, não é só profissão.
O professor se doa! É mistagogo. Caminha junto e quer fazer de seu discípulo, alguém igual à ele, feliz e realizado ou até mais que o mesmo.
No dia 15 de outubro, não é momento de lembrarmos, somente do professor, como profissional, mas, também rememorarmos e considerarmos o professor, como o vocacionado que vocaciona, ensina, ama, corrige, e que acima de tudo, cuida.
E cuidando, ele burila e lapida aquelas “pedras” preciosas que também nos burilam e lapidam, mostrando que além de profissionais, somos cuidadores de pessoas. E isso vai além de ensinar, pois exige de cada um e cada uma, amar e gostar do que se faz.
Para ser professor, como nós, é preciso de um detalhe: É essencial falar com sabedoria e ensinar com amor...